Skip to main content

Grávida sequestrada pelo Hamas deu à luz dentro de cativeiro em Gaza

Desde que começou a guerra, apenas quatro reféns foram libertados pelos terroristas do Hamas.
Desde que começou a guerra, apenas quatro reféns foram libertados pelos terroristas do Hamas. Foto: Getty Images

Uma mulher grávida sequestrada por terroristas do Hamas deu à luz em um cativeiro subterrâneo na Faixa de Gaza. A informação foi compartilhada pela esposa do primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, em uma carta divulgada na última quarta-feira (15).

“Uma das mulheres sequestradas pelo Hamas, em 7 de outubro, estava grávida. Ela deu à luz a seu bebê no cativeiro”, escreveu Sarah Netanyahu, na carta à primeira-dama dos Estados Unidos, Jill Biden.

O Hamas capturou pessoas em ao menos 10 kibutzim (comunidades) e no festival de música Supernova, edição Universo Parallelo. Ao menos 240 pessoas foram levadas para a Faixa de Gaza durante os ataques do Hamas, segundo as autoridades israelenses.

A mulher que deu à luz ao bebê foi capturada e levada pelos terroristas quando estava no nono mês de gravidez. Desde que começou a guerra, apenas quatro reféns foram libertados.

As primeiras foram Judith Raanan, de 59 anos, e Natalie Raanan, de 17, mãe e filha, respectivamente, seguidas por Nurit Yitzhak, de 80 anos, e Yocheved Levschitz, de 85 anos, ambas do kibutz Nir Oz.

Fonte: www.terra.com.br

 

 

Comissão de Educação visita escolas no Passo da Pátria e no Alecrim

Foto: Francisco de Assis

As escolas municipais Professora Mareci Gomes, no Passo da Pátria, e a 4º Centenário, no Alecrim, foram visitadas nesta semana pelos vereadores da Comissão de Educação, Cultura, Ciência, Tecnologia e Inovação da Câmara de Natal.

Durante a visita os vereadores observaram diversas questões na estrutura física e afirmaram que estariam buscando soluções para as situações encontradas. 

Na Mareci Gomes, que atende 350 alunos em dois turnos, foi observado a necessidade do muro, parquinho para as crianças, falta de computadores e problema de conexão com internet que prejudica o uso dos novos 75 tablets. 

“Acredito que a principal demanda neste momento é tornar nossa escola em período integral para que as nossas crianças não fiquem na rua. Conseguimos a reforma, mas não foi o suficiente ainda, temos algumas demandas como o nosso muro caindo e também o parquinho que nós não temos. Não temos lazer aqui dentro, só a quadra,” falou a gestora pedagógica Janaina Pinheiro.

“A escola tem alguns problemas, mas está num nível acima da maioria das que visitamos. É uma escola com equipamento relativamente bom, uma escola que teve todo o teto trocado, para um teto térmico, o que é importante. O que encontrei aqui de mais positivo foi uma equipe de profissionais ótima, muito carinhosa com os alunos, ainda mais num bairro tão carente, como aqui é o Passo da Pátria,” observou o vereador professor Robério Paulino (PSOL).

Já a principal demanda apresentada pela Escola Municipal 4º Centenário, que atende a 600 alunos nos dois turnos, foi relacionado a climatização. 

“Há uma deficiência em relação à falta de ar condicionado. É um calor que ninguém consegue trabalhar ou estudar nessas condições. Então, um pouquinho de olhar da parte da gestão municipal já seria o suficiente para termos uma infraestrutura apropriada para a educação. A biblioteca, por exemplo, foi uma das principais que vimos até agora, uma das mais organizadas, mas nesse calor é impossível a criança sentar e passar meia hora, uma hora estudando”, falou o vereador Daniel Valença (PT).
 
A vereadora Júlia Arruda (PCdoB) também participou das visitas.

Câmara Municipal de Natal
Texto: Phablo Galvão
Foto: Francisco de Assis

Princípio de incêndio atinge andar do Honofre Lopes

Nas primeiras horas da manhã desta quinta-feira (16), o Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Norte (CBMRN) foi acionado para combater um princípio de incêndio no 3° subsolo do Hospital Universitário Onofre Lopes (HUOL), localizado em Natal.

De acordo com o CBMRN, o fogo começou em um aparelho de ar condicionado e atingiu uma maca que estava próxima. No entanto, apenas com extintores de incêndio foi controlado. Ninguém se feriu.

www.tribunadonorte.com.br

Homem é encontrado morto com sinais de estrangulamento dentro de casa em Parnamirim

Foto: Maurício Teixeira/TV Ponta Negra

Um homem, de 39 anos, foi encontrado morto dentro de casa na Rua Joel Imperado, no bairro Rosa dos Ventos, município de Parnamirim, Grande Natal, na noite da última quarta-feira (15). De acordo com a Polícia Militar, o corpo encontrado é de Geovan Miranda de Oliveira, e apresentava sinais de estrangulamento e foi encontrado apenas de cueca, em cima da cama. Geovan, era um dos responsáveis pelo setor de higienização da Unidade Básica de Saúde, de Rosa dos Ventos.

Ainda segundo a polícia, o homem pode ter sido vítima de latrocínio que é o roubo seguido de morte. Isso porque a casa estava completamente revirada o que pode indicar que o assassino procurou por objetos de valor antes de fugir. Além disso, não há informações se o celular de Geovan foi encontrado.

Após os procedimentos no local, o corpo foi recolhido para a sede do ITEP no bairro da Ribeira em Natal. O caso será investigado pela DHPP de Parnamirim.

Ponta Negra News

Parnamirim terá 1ª Edição dos Jogos da Pessoa Idosa

A competição acontece de 4 a 9 de dezembro. Inscrições até a próxima terça-feira (21).

A Prefeitura de Parnamirim, por meio da Secretaria de Esporte e Lazer, vai realizar a 1ª Edição dos Jogos da Pessoa Idosa do município. A competição com foco no público da terceira idade acontece de 4 a 9 de dezembro nos ginásios de Passagem de Areia, Liberdade, Nova Parnamirim e Pium, além das praças de Moita Verde e do Parque Industrial.

As inscrições são gratuitas e haverá premiação para os 3 melhores das seguintes modalidades: Dominó, Damas, Arremesso de Cesta, Funcional e Caminhada. Para se inscrever, basta que o cidadão maior de 60 anos compareça a um dos 9 CRAS da cidade com documento oficial com foto e informe a modalidade de interesse e os dados básicos de saúde, como pressão arterial de costume e se há algum problema de saúde associado.

Assessoria de Comunicação de Parnamirim – ASCOM (Joel Câmara)

Prêmio Nobel da Mentira

Os bolsonaristas, a exemplo do chefe deles, são cultores da morte, propagadores do ódio, dinheiristas, sem escrúpulos e fascistas, mas, principalmente, mentirosos. São filhos e dependentes das histórias que criam e que passam como verdade para um bando de seguidores alienados, fanáticos e sem nenhuma capacidade de fazer qualquer análise crítica. É realmente feliz a comparação desse grupo com o gado no pasto, tangidos por um berrante.

Tenho dito que é muito difícil enfrentar, na política e na vida, pessoas sem o menor critério ético nas discussões. Quando o seu adversário faz uso contumaz da mentira e ousa dar ao fato falso um ar de verossímil, a hipótese de um debate sério e honesto se esvai completamente. Bolsonaro passou todo o seu governo amparado em fake news que constrangiam qualquer cidadão que tem vergonha na cara. Simples assim. Foram milhares de ataques aos fatos coordenados por um gabinete do ódio que, meticulosamente, distribuía inverdades com objetivo político.

Ele próprio é o resumo dessas histórias inventadas. Tendo sido um deputado federal por 28 anos, apresentou-se como um não político e alguém contra a política tradicional. Ele se dizia o novo e não teve pejo em investir numa imagem para arrebatar os incautos ávidos para serem tangidos.

No triste episódio desta guerra insana entre Israel e Palestina, mesmo com todo o horror das milhares de mortes de crianças, jovens civis, médicos, jornalistas e mulheres, os bolsonaristas querem se aproveitar da dor e da comoção pública para espalharem mentiras e posarem de heróis. Fracos de caráter, mesquinhos e canalhas. Surfam em fake news irresponsáveis que são espalhadas para demonstrar um lado humanista que, definitivamente, não existe nesses seres escatológicos.

Quando era Presidente da República, Bolsonaro foi peremptório ao se negar a dar assistência humanitária aos brasileiros na crise sanitária na China e na guerra da Ucrânia, só para citar dois exemplos. Desdenhou dos brasileiros de forma irônica e vulgar. De maneira sórdida, cruel. Na verdade, seguiu a mesma linha que assumiu no enfrentamento da pandemia no Brasil, quando ridicularizava a dor e o desespero dos que morriam sem ar. Também não esqueceremos o sadismo oficial em negar aos milhões de brasileiros o direito à vacina. Com ironia e sarcasmo, caçoava dos que falavam em nome da vida e da ciência.

 

Esse grupo, responsável pela política da mentira, quer agora assumir a paternidade no resgate dos brasileiros em Israel e na Faixa de Gaza. Após um encontro com o embaixador de Israel no Brasil, e ao ver o sucesso das negociações do governo Lula repatriando os brasileiros, o próprio Bolsonaro ligou para a CNN e disse que foi dele o sucesso da operação. E é seguido nas redes sociais pelos acéfalos Sérgio Camargo, Nikolas Ferreira, Carla Zambelli e outros que, há muito, perderam a noção do ridículo. Eles chegaram a propor que ele se candidate ao prêmio Nobel da Paz! Não há limites para a humilhação e para o deboche.

O fato objetivo é que o governo brasileiro conseguiu trazer mais de 1.450 brasileiros que estavam em Jerusalém, Israel. Foram mais de dez viagens humanitárias, sem nenhum custo para o cidadão que estava sendo salvo. O próprio avião presidencial ficou à disposição do plano de resgate em paz. No entanto, no meio insano e no mundo à parte da realidade, que é habitado pelos bolsonaristas bizarros, no qual a mentira é a única forma de comunicação, o herói da salvação dos brasileiros é o genocida ex-presidente. Alguns lunáticos permitem dividir a glória com o prefeito de Sorocaba, que disse que foi o responsável pelo envio do avião da presidência.

Difícil conviver com essa gentalha. Em qualquer debate tem que haver regras, ainda que mínimas, que possam dar um norte de seriedade, ética e respeito. Quando se enfrenta os bárbaros, para eles, esses são conceitos líquidos que nunca poderão ser sequer levados em conta. É a mentira o mais forte mantra. E nós temos que nos afastar dessas baixarias, pois, se usarmos os meios da barbárie, mesmo para combatê-la, eles terão vencido, porque estaremos nos rebaixando e nos igualando a eles.

Remeto-me a Clarice Lispector:

“O pior de mentir é que cria falsa verdade. (Não, não é tão óbvio como parece, não é truísmo; sei que estou dizendo uma coisa e que apenas não sei dizê-la do modo certo, aliás o que me irrita é que tudo tem de ser “do modo certo”, imposição muito limitadora.) O que é mesmo que eu estava tentando pensar? Talvez isso: se a mentira fosse apenas a negação da verdade, então este seria um dos modos (negativos) de dizer a verdade. Mas a mentira pior é a mentira “criadora”.”

Fonte: ig último segundo

Dino é alvo da ultradireita por suas qualidades. Por Kakay

Flávio Dino, ministro da Justiça e Segurança Pública. Foto: reprodução

O ministro da Justiça Flávio Dino vem sofrendo fortes ataques nas redes de ultradireitistas pelas suas inúmeras qualidades. Não é fácil para os bolsonaristas conviverem com um político do quilate do ministro. Culto, preparado, bem-humorado, corajoso e determinado. A simples presença dele incomoda e humilha este bando de acéfalos.

O dilema de Flávio Dino é digno de nota. Não sabe se será ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) alcançando seu sonho de estudante e de juiz, se será candidato a presidência da República, após a reeleição do Lula, coroando seu sonho de homem político que governou o Maranhão duas vezes, ou se continua exercendo com brilho e competência o cargo de ministro da Justiça

De qualquer maneira, ele tem um mandato de Senador eleito à sua espera. Competência e saber jurídico podem levá-lo à Corte Suprema, só depende da vontade do presidente Lula.

Mas o que nos interessa é saber que a guerra de notícias falsas, deepfake, matérias injuriosas na grande mídia tudo faz parte de um projeto da direita mais radical para tentar atingir um quadro político que faz muita sombra.

Resta a nós expressarmos nossa solidariedade e repetir o velho bordão usado contra os fascistas espanhóis durante a Guerra Civil Espanhola: “NO PASARÁN”.

Por Kakay

Lula e Dino. Foto: reprodução

Fonte: www.diariodocentrodomundo.com.br