Na manhã desta terça-feira (22), foi realizada a 76ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Parnamirim, no plenário Dr. Mário Medeiros. O tema central debatido na Sessão foi o andamento de obras de mobilidade urbana da cidade de Parnamirim.
O edil Gabriel César foi o único a fazer o uso da tribuna e por meio de sua fala trouxe a temática da mobilidade. O parlamentar cobrou da Secretaria de Obras (SEMOP) os serviços de manutenção no bairro de Bela Parnamirim e a sinalização das faixas de pedestre e lombadas no entorno do Mercado Público de Santos Reis. “Fui procurado pelos moradores sobre o início do serviço e fui informado pela Secretária que no prazo de 10 a 15 dias as obras seriam iniciadas pela empresa. Ficamos na cobrança e avisamos aos moradores de Bela Parnamirim que em breve essas obras serão iniciadas”, afirmou o vereador.
Aprovações
Em primeira votação, foram aprovados dois projetos de lei. O PL de nº185/2022, de autoria do vereador Irani Guedes (Republicanos), estabelece diretrizes para a regularização de vendedores ambulantes. Já o Projeto de Lei nº128/2023, de autoria do parlamentar Marquinho da Climep (Avante), institui a semana municipal de conscientização e apoio às pessoas com psoríase. Ao final da sessão, ainda foram aprovados três requerimentos legislativos e uma moção de aplausos, ambos em única votação.
A agência de propaganda Ratts Ratis está lançando no mercado a primeira campanha feita com inteligência artifical, para o cliente Vacina Clínica. O conceito da campanha são bebês que ainda não falam explicando (falando rs) para os pais a importância da vacinação infantil.
Segundo o diretor da agência, o publicitário Pedro Ratts, “a Ratts Ratis sempre foi pioneira e inovadora em criatividade, e ao criarmos o primeiro departamento de IA no mercado sabíamos que de lá sairiam grandes ideias para os nossos clientes” e complementa que “estamos com vários projetos em IA, inclusive para clientes nacionais, e isso é só o começo; nosso sobrenome é ousadia” conclui Ratts.
Se a sua marca quer uma agência que já trabalha com a inteligência artificial e que viabiliza grandes e criativas ideias, entre em contato pelo perfil @rattscom e agende uma visita, ou manda um zap para 99981-1112.
A realidade da Toca da Raposa, em Nova Parnamirim, está completamente diferente dos últimos 20 anos. Ruas de terra, com muita areia invadindo as casas, deram lugar a vias pavimentadas: muito mais tranquilidade aos moradores em períodos de chuva.
O serviço foi iniciado no ano passado, e contemplou a pavimentação e drenagem de 16 ruas, entre elas a Margarida Maria Alves. Essa via, que é a mais alta do conjunto, será entregue à população devidamente pavimentada até o cruzamento com a Bororó Simão e também deve receber, nos próximos meses, o Caminhódromo do Mirante da Toca, atualmente em processo de licitação. A outra extremidade da rua (esquina com a Rua Bela Vista) é extremamente íngreme, por isso deve receber uma escadaria com corrimão, iluminação e paisagismo.
Foto: Ney Douglas
O serviço está na iminência de ser concluído (mais de 95%), com as equipes já iniciando a limpeza da área e a desmobilização dos canteiros de obra. A lagoa de captação deve passar pela raspagem final nos próximos dias e será cercada com tela metálica de aproximadamente 2,10m de altura. A iluminação de LED também foi concluída e o sistema de drenagem já está interligado com outra lagoa de captação de água de chuva, localizada na Esplanada Nélio Dias.
A obra está sendo executada pela empresa CONSTEM – Construtora Eirelli e conta com um investimento de mais de 5 milhões de reais.
Assessoria de Comunicação de Parnamirim- ASCOM (Joel Câmara) Fotos: Ney Douglas
O Governo do RN abriu um processo seletivo para cadastro de reserva de professores e especialistas de educação, e as inscrições começam nesta terça-feira (22) com encerramento no domingo (27).
O edital é destinado para as áreas de conhecimentos e componentes curriculares ofertados pela rede estadual de ensino. O processo de seleção é de responsabilidade da Secretaria de Estado da Educação, da Cultura, do Esporte e do Lazer (SEEC) com a supervisão da Secretaria de Estado da Administração. As inscrições serão exclusivamente pela internet.
Os candidatos irão compor cadastro de reserva, sem número de vagas fixadas, para assumir, conforme necessidade da SEEC, o exercício de docência, de modo temporário, nos ensinos fundamental, médio e suas modalidades (educação profissional, educação do campo, educação escolar indígena, educação escolar quilombola), assim como nas unidades prisionais, espaços não escolares e Centros de Atendimento Socioeducativo. Os contratos terão vigência de até 24 (vinte e quatro) meses, prorrogável por igual período, de acordo com a necessidade.
Para se inscrever no processo seletivo, os interessados devem realizar a leitura do edital e acessar, a partir de 22 de agosto, o portal do SIGEduc, disponível em https://sigeduc.rn.gov.br, preencher a ficha de inscrição. O valor da inscrição é de R$ 30,00 e será possível realizar a solicitação de isenção desta taxa. O mesmo portal de inscrição também será onde poderão ser apresentados os recursos.
O critério estabelecido para classificação no processo seletivo é por títulos educacionais e declaração de experiência em docência. A remuneração dos contratos temporários será a de um professor graduado, ou especialista, em início de carreira, cujo valor atual é de R$ 4.420,55 para o regime de trabalho de 30 horas semanais, com exceção dos professores de Língua Materna, destinados as populações indígenas, e o componente curricular de Ciências Agrárias, para a Educação do Campo, que admite formação de Nível Médio. Estes terão vencimento igual ao do Professor Permanente Nível I – A, cujo valor atual é de 3.316,10 para o regime de trabalho de 30 horas semanais.
O prazo de validade do processo seletivo será de um ano, contado a partir da data de publicação da homologação do resultado final, podendo ser prorrogado, uma única vez, por igual período. Toda a documentação exigida, esquema de pontuação classificatória e os componentes curriculares do cadastro reserva podem ser conferidos, na íntegra, no edital.
Cronograma do Processo Seletivo Simplificado
Período de inscrição via internet – 22 a 27/08/2023 Solicitação para a isenção via internet – 22/08/2023 Divulgação do resultado da isenção – 23/08/2023 Período de homologação das inscrições – 28/08 a 11/09/2023 Resultado preliminar – 12/09/2023 Interposição de Recurso – 13/09/2023 Resultado final – 19/09/2023
Alunos do 2º ano da Escola Estadual Winston Churchill, da Cidade Alta, visitaram nesta segunda-feira (21), as dependências da Câmara Municipal de Natal e conheceram um pouco mais das atividades legislativas. A visita faz parte do programa “Escola na Câmara”, que aproxima estudantes do legislativo municipal, através de visitas e palestras.
“Esse programa tem o propósito de trazer o estudante de escola pública ou privada para fazer um tour nas dependências da Casa. Como se fosse uma aula de campo. E aqui, nós mostramos que não existe só uma dinâmica política, a câmara tem uma história, é a representatividade e a base mais próxima ao cidadão, é a casa do povo”, contou Dione Macedo, diretora da Escola do Legislativo.
Na ocasião, o vereador Daniel Valença (PT), recebeu os estudantes e reafirmou a importância dos jovens não só entenderem o trabalho dos vereadores da Câmara de Natal, mas exercerem desde cedo à cidadania. “É muito Importante tá trabalhando com a questão democrática desde cedo. Vivemos em uma sociedade com um histórico de ditadura militar, e o seu passado mais recente, de questionamento da democracia e atentados golpistas, colocou a ordem democrática em risco. Então, é fundamental trazer a juventude para conhecer esse nosso cotidiano. Como funciona, para a partir daí, também promover a participação desses estudantes na política, no seu Grêmio, na sua escola e posteriormente no seu trabalho e na comunidade”, disse o vereador.
Para a professora da turma, Fabiana Damasceno, a visita foi uma oportunidade para que os alunos conheçam o trabalho dos vereadores e os processos de tramitações das leis. “Os jovens precisam se apropriar dos espaços. Conhecer e utilizar as ferramentas, como as audiências públicas para discutir as questões da comunidade. Aproximar-se mais da política como um recurso para se decidir as demandas do bairro ou dentro da própria escola,” falou.
“Achei muito interessante, desde a recepção. A gente foi atendida pelo pessoal que explicou a história de como surgiu a Câmara de Natal. Falaram dos processos de organização. Depois, conversamos sobre projetos que estavam em tramitação. Discutimos sobre a importância de a sociedade reconhecer a sua própria voz na política. Pois, muitas vezes as pessoas pensam que é diferente que a gente não tem voz, mas na realidade a gente tem, sim”, observou o estudante Guilherme da Silva, de 18 anos.
Câmara Municipal de Natal – Texto: Phablo Galvão Foto: Francisco de Assis
Diante de mais de 21 mil torcedores na Arena das Dunas, o América-RN não saiu do 0 a 0 com a Aparecidense, na noite desta segunda-feira. Com o resultado, o Alvirrubro terá que vencer o Floresta na última rodada para permanecer na Série C do Campeonato Brasileiro em 2024.
O América chegou aos 19 pontos, na 18ª posição. A Aparecidense, sem risco de rebaixamento mesmo antes de entrar em campo, agora tem 22 pontos, na 13ª colocação.
A última rodada será disputada no próximo sábado, com todos os jogos às 16h. O América encara o Floresta no Estádio Presidente Vargas, em Fortaleza. Só a vitória garante a permanência do América. O Floresta terá a vantagem do empate. A Aparecidense recebe o Volta Redonda no Estádio Aníbal de Toledo.
A Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) inicia nesta terça-feira (21.ago.2023), às 9h, julgamento para definir os parâmetros para acionamento das bandeiras tarifárias e os novos valores que vão vigorar no próximo ano. A proposta que está na mesa é para reduzir a cobrança adicional na conta de luz em até 36,9%, conforme nota da área técnica do órgão a qual o Poder360 teve acesso.
Os valores devem ser menores para todas as bandeiras. Pela proposta, a amarela deve ter a maior redução, com valor adicional caindo dos atuais R$ 2,99 para R$ 1,88 a cada 100 KWh (quilowatt-hora) consumidos. A verde seguirá sem cobrança adicional. Cada bandeira é acionada de acordo com o cenário de geração de energia, que varia de favorável (verde) a desfavorável (vermelha patamar 2).
Eis os valores propostos na nota técnica por bandeira:
verde – segue sem cobrança adicional;
amarela – dos atuais R$ 2,99 a cada 100 KWh para R$ 1,88 (-36,9%);
vermelha patamar 1 – de R$ 6,50 a cada 100 KWh para R$ 4,46 (-31,3%);
vermelha patamar 2 – de R$ 9,79 a cada 100 KWh para R$ 7,87 (-19,6%).
A agência ainda vai abrir consulta pública para discutir os valores antes de tomar uma decisão final. O processo é relatado pelo diretor Fernando Mosna.