Família entra no mar por 5 horas para fugir de incêndio no Havaí; veja o vídeo

Adolescente registra desespero da família para escapar de incêndios no Havaí – Crédito: Reprodução/Noah Tomkinson

Um adolescente de 19 anos gravou um vídeo de sua família se protegendo na água do mar durante o incêndio que destruiu a cidade de Lahaina, no Havaí, no último dia 8 de agosto. A família conseguiu escapar com vida após cinco horas no mar, enquanto o fogo descontrolado consumia a cidade.

Noah Tomkinson, nome do garoto que fez as filmagens, e sua família estavam em casa quando viram as chamas se aproximando. Em um primeiro momento, todos eles tentaram deixar a cidade de Lahaina de carro, mas não conseguiram ter êxito e depois, entraram na água.

Número de mortos nos incêndios no Havaí passa de 100

O governador do Havaí, Josh Green, informou na última quarta-feira (16) que o número de mortos nos incêndios florestais que atingiram o arquipélago norte-americano subiu para mais de 100. Em um discurso, o político revelou que a quantidade de óbitos chegou a 106, mas o número poderá subir ainda mais nas próximas horas.

As autoridades havaianas afirmaram que as equipes de resgate cobriram pouco mais de um quarto da área de busca. Incêndio mais mortal em um século nos Estados Unidos, o fogo destruiu quase totalmente a cidade de Lahaina, na costa oeste de Maui.

Veja o vídeo:

Fonte: www.terra.com.br

Comissão da Festa do Sabugo realiza reunião com Secretaria de Saúde

Câmara Municipal de Parnamirim

A Comissão Temporária para o Acompanhamento e Fiscalização da Organização da Festa do Sabugo 2023 reuniu-se, nesta sexta-feira, 18, com a secretária adjunta da Secretaria de Saúde de Parnamirim, Elisabeth Carrasco, para debater sobre as iniciativas da Secretaria para garantir a segurança e o bem-estar de toda a população presente na festa.

A reunião foi presidida pela vereadora Fativan Alves (PV), presidente da comissão, e o vereador Diego Américo também esteve presente. A secretária informou sobre a estrutura que será localizada ao lado do palco, com a presença de uma equipe para atendimento rápido. Elisabeth ainda garantiu que o público que estará fora do espaço também poderá contar com atendimento caso seja necessário. A secretária adjunta também informou que a Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) do município também estará dando suporte.

Câmara Municipal de Parnamirim
Fonte: Cida Ramos

Mulher de Faustão fala em ‘esperança’ enquanto apresentador permanece internado em SP

Luciana Cardoso e Fausto Silva, o Faustão – Reprodução/Instagram

A jornalista e roteirista Luciana Cardoso, mulher de Fausto Silva, publicou um post nas redes sociais no qual cita a expressão “ter esperança”, enquanto o comunicador permanece internado no Hospital Albert Einstein, em São Paulo. Ele deve passar por uma cirurgia no coração, segundo a apuração feita pelo R7. “Esperar: 1. estar à espera de (alguém, algo) 2. ter esperança 3. achar (algo) como provável 4. desejar, ambicionar 5. estar reservado”, escreveu ela.

O procedimento pelo qual Faustão vai passar é considerado simples, porém ainda não há data confirmada para a realização. O comunicador, de 73 anos, foi hospitalizado no início deste mês para tratamento de compensação clínica para insuficiência cardíaca. (Entenda mais abaixo)

Segundo o último boletim médico divulgado pelo hospital, na quinta-feira (17), Faustão se encontra estável e conta com cuidados intensivos.

O que é a insuficiência cardíaca?

Segundo reportagem publicada por R7 Saúde, trata-se de um distúrbio “em que o coração não consegue suprir as necessidades do corpo, causando redução do fluxo sanguíneo, refluxo (congestão) de sangue nas veias e nos pulmões e/ou outras alterações que podem debilitar ou enrijecer ainda mais o coração”, conforme descreve o Manual MSD de Diagnóstico e Tratamento.

Os sintomas mais comuns são falta de ar, cansaço, acúmulo de líquidos (e consequente inchaço) nas pernas e falta de capacidade de realizar exercícios ou tarefas que exijam esforço físico.

“Insuficiências que ocorrem no lado direito do órgão costumam causar inchaço nas pernas, enquanto as do lado esquerdo causam cansaço e falta de ar”, afirma o cardiologista Marcelo Ferraz, da BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo.

Além dos sinais acima, indivíduos com essa condição podem sentir palpitações e dor no peito durante a atividade física.

Leia o boletim médico na íntegra

Fausto Silva está internado desde o dia 5 de agosto para o tratamento de compensação clínica de insuficiência cardíaca. Neste momento, encontra-se estável e em cuidados intensivos.

Dr. Fernando Bacal, cardiologista do Hospital Israelita Albert Einstein, Dr. Miguel Cendoroglo Neto, Diretor-Médico e Serviços Hospitalares do Hospital Israelita Albert Einstein.

Por G1

Prefeitura realiza 1° Festival de Folclore homenageando o Mestre Pedro Guajiru e levando cultura popular para as escolas

A Prefeitura Municipal de São Gonçalo do Amarante, por meio da Fundação Cultural Dona Militana, realizou, nos dias 17 e 18 de agosto o 1° Festival de Folclore

A Prefeitura Municipal de São Gonçalo do Amarante, por meio da Fundação Cultural Dona Militana, realizou, nos dias 17 e 18 de agosto o 1° Festival de Folclore Mestre Pedro Guajiru, em alusão ao dia do folclore, comemorado em 22 de agosto. O Festival homenageia o Mestre Pedro Guajiru, figura histórica com atuação no grupo folclórico Boi Calemba Pintadinho. 

Nesta primeira edição, o Festival construiu uma programação que inclui os alunos da Rede Municipal de Ensino, realizando oficinas folclóricas e parafolclóricas em escolas, levando os alunos para fazer um roteiro cultural com visita a lugares históricos do município e promovendo também uma competição entre as escolas, que tiveram a missão de preparar apresentações culturais que remetessem à cultura popular de São Gonçalo do Amarante. 

Para o Presidente da Fundação Cultural Dona Militana, Nildo Campos, o objetivo principal foi criar uma experiência cultural imersiva nas crianças e jovens. “Os alunos tiveram a tarefa de organizar apresentações culturais que fazem parte da cultura do nosso município, que carrega o título de berço da cultura popular. A tarefa foi muito bem cumprida e pudemos observar apresentações diversas que representam o nosso folclore. Além disso, também apresentamos lugares da cidade que carregam essa história, levando os alunos ao Galo Branco de Dona Neném e ao Mercado do Artesanato, por exemplo”, conta. 

14 escolas participaram da programação do evento, que contou com a participação de mais de 400 estudantes. Um desses estudantes é Lucy Silva, de 14 anos, estudante do 9° ano da Escola Municipal Maria de Lourdes de Lima. “A cultura da nossa cidade é muito rica e extensa, por isso, foi muito bom participar do festival e ver isso mais de perto, poder conhecer melhor sobre a história do nosso município, ensaiar e fazer uma apresentação de coco de roda, que foi a da nossa escola, foi muito divertido”, conta Lucy.

O Festival já foi incluído no calendário de eventos do município, como uma ação de resgate das tradições culturais são-gonçalenses, um dos grandes objetivos da gestão. O propósito é comemorar o Dia Nacional do Folclore, incluindo a população e sobretudo, a juventude, dando visibilidade ao trabalho dos grupos para valorização e fortalecimento da arte popular, além de oferecer para os são-gonçalenses uma experiência com a arte produzida localmente.

Prefeitura de São Gonçalo do Amarante

Morador de rua é encontrado morto em posto policial desativado na zona Norte de Natal

Foto: Google Street / Divulgação

Foi encontrado morto, na manhã desta sexta-feira (18), um morador de rua ainda não identificado. O corpo estava em um posto da Polícia Militar desativado, localizado no bairro Pajuçara, na zona Norte de Natal. Segundo a polícia, o mesmo não apresentava sinais ou marcas de violência e estava em um estado avançado de decomposição. O local é frequentado por pessoas em situação de vulnerabilidade social.

O Instituto Técnico-Científico de Perícia (ITEP) foi acionado para recolher o corpo para perícia. Até o momento o Blog do GM não tem informações sobre o que motivou a morte do morador de rua, que será investigada pela Polícia Civil.

Prefeitura realiza mais um sábado de vacinação

A Prefeitura de Parnamirim, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Sesad), informa que neste sábado (19), estarão disponíveis as vacinas contra a Febre Amarela, Covid-19 (Bivalente), Influenza, Pfizer Pediátrica e Pfizer Baby. Desta vez, as equipes estarão nos pontos extras do Supermercado Super Show, na Coophab e Super Fácil, Emaús.

No caso da gripe, toda população a partir dos 6 meses pode se vacinar, enquanto a vacina contra Febre Amarela é destinada para as pessoas de 9 meses ou mais. Já a Bivalente contra Covid-19 pode ser reaplicada a partir de 4 meses da última dose de reforço ou da segunda dose, para toda população a partir de 18 anos. A vacina Pfizer Pediátrica é destinada para crianças a partir dos 4 anos e a Pfizer Baby, para crianças a partir dos 6 meses.

Assessoria de Comunicação de Parnamirim – ASCOM (Andrezza Barros).

LEI SECA: Prisões por embriaguez em Natal neste ano já superam os números de 2021 e 2022 juntos

Foto: CPRE

As prisões por embriaguez ao volante em Natal dispararam em 2023. Segundo dados da Operação Lei Seca, até o último dia 17 de agosto 308 prisões foram realizadas na capital, número que já supera o quantitativo de todo o ano de 2022 e 2021 juntos.

Ao todo, foram 253 prisões no ano passado, segundo dados obtidos pela Tribuna do Norte. Aliado a isso, as operações nos bairros da capital resultaram na prisão de 24 foragidos da Justiça e apreensão de seis armas de fogo.

Em 2023, já foram 201 operações até o momento, número próximo do total de 2022, que foi de 207. Em 2021, foram feitas 176 operações na capital potiguar. As ações têm resultado também em captura de foragidos da Justiça e situações de crimes em flagrante, como posse e porte de drogas e armas.

Lei Seca mobiliza 30 policiais militares

A Operação Lei Seca faz parte do Comando do Policiamento Rodoviário Estadual (CPRE) e funciona em uma parceria com o Departamento Estadual de Trânsito (Detran), possuindo 18 aparelhos etilômetros. São 30 policiais militares que integram a operação, sendo 28 praças e dois oficiais.

Multa

Pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB), dirigir sob a influência de álcool ou de qualquer outra substância psicoativa que determine dependência é infração gravíssima e a multa é de R$2.934,70, com suspensão do direito de dirigir por 12 meses. Há ainda recolhimento da Carteira Nacional de Habilitação e retenção do veículo.

Em caso de recusa, a infração também é considerada gravíssima, com recolhimento da CNH. A recusa gera processo administrativo junto ao Detran, com possibilidade de recursos. Até o último dia 31 de julho, 1.442 natalenses haviam se recusado a fazer o teste do etilômetro, ficando sujeito à pena administrativa de R$ 2.934,70. Em 2022, esse número foi de 4.292 autuações.

NÚMEROS

Prisões em flagrante por embriaguez ao volante

2021: 44
2022: 253
2023*: 308

Combate ao crime

2022: 06 foragidos capturados e 06 armas de fogo apreendidas
2023*: 24 foragidos da justiça capturados e 06 armas de fogo apreendidas

Autuações administrativas (apenas multa) até 31 de julho 2023: 1.419

Autuações administrativas (apenas multa) em 2022: 4.292

*Dados extraídos até 17 de agosto
Fonte: Operação Lei Seca

Tribuna do Norte