Ex-vereador Zico Bacana e irmão são mortos em ataque a tiros

Foto: reprodução
O ex-vereador Zico Bacana e o irmão foram mortos nesta segunda-feira (7) em um ataque a tiros em uma padaria em Guadalupe, na Zona Norte do Rio. Um carro passou atirando na esquina das ruas Eneas Martins com Francisco Portela.

O ex-vereador foi baleado na cabeça. Ele chegou a ser socorrido ao Hospital Municipal Albert Schweitzer, mas não resistiu. O irmão dele, Jorge Tavares, foi levado para o Hospital Carlos Chagas, mas também não resistiu.

Segundo as primeiras informações, os dois estavam com um segurança. A polícia confirmou uma terceira vítima baleada nas costas e no pé. A identidade não foi divulgada. Zico Bacana já tinha sofrido uma tentativa de assassinato em novembro de 2020. Na ocasião, ele afirmou, em entrevista ao Bom Dia Rio, que foi baleado de raspão na cabeça em um bar em Ricardo de Albuquerque, na Zona Norte, depois de um dia de campanha.

Nesta segunda, ele publicou stories em sua conta no Instagram nas ruas de Guadalupe, correndo e visitando obras da prefeitura. Zico Bacana era o nome político de Jair Barbosa Tavares. Ele tinha 53 anos e foi vereador entre 2017 e 2020, pelo PHS. No último pleito, concorrendo pelo Podemos, ficou como suplente. Em seu perfil nas redes sociais, ele se apresentava como paraquedista e policial militar.

Zico Bacana foi investigado pela CPI das milícias, citado como chefe de uma milícia. Em entrevista ao “Profissão Repórter”, ele negou ser miliciano.

“Negativamente. Nunca. Nunca fiz parte (…) O policial militar é perseguido por usar farda e estar sempre no dia a dia com a população, é o que mais é visado”, disse. Em 2018, chegou a ser ouvido como testemunha nas investigações do caso Marielle, que participou da CPI da Milícias – não há indícios de qualquer participação dele no crime.

“Informei o máximo que pude, da melhor forma. O que fizeram com a nossa colega não era para acontecer. Peço para que as pessoas que saibam alguma coisa que liguem para o Disque Denúncia. O anonimato é garantido. Vamos ajudar. Faço parte da cúpula da Polícia Militar e estou nessa para defender a conduta da menina, que Deus a tenha. Me colocaram nisso”, afirmou.

De acordo com as denúncias que chegaram à Alerj na CPI das milícias, Zico Bacana era chefe de uma milícia que atuava nos bairros de Guadalupe, onde foi atacado, e Ricardo de Albuquerque.

As denúncias indicam que ele controlava uma milícia na comunidade Eternit, em Guadalupe, e que teria ligações com a milícia da Palmeirinha, em Honório Gurgel, que seria controlada pelo também PM Fabrício Fernandes Mirra, o “Mirra”. Zico Bacana nunca foi condenado pelo crime.

Inicialmente, ele foi candidato a vereador pelo PSDC (Partido Social Democrata Cristão). Teve 3,3 mil votos, mas não se elegeu.

Fonte: www.alexsilvaassu.com.br

Servidores da saúde do RN encerram greve após decisão da Justiça

Foto: reprodução

Servidores estaduais da saúde do Rio Grande do Norte decidiram nesta segunda-feira (7) suspender a greve que havia sido iniciada em 19 de julho. A categoria pôs fim do movimento acatando decisão do desembargador Glauber Rêgo, do Tribunal de Justiça (TJRN), que na última sexta-feira (4) decidiu que a greve era abusiva e ilegal.

A decisão de encerrar a greve ocorreu durante assembleia do Sindicato dos Servidores da Saúde (Sindsaúde-RN). Caso os trabalhadores não decidissem voltar ao trabalho, o sindicato poderia ser multado em R$ 10 mil por dia, até o limite de R$ 100 mil. Apesar de suspender a greve, o Sindsaúde anunciou que continuará realizando manifestações para cobrar reajuste salarial e realização de concurso público, entre outras pautas.

O desembargador determinou a suspensão da greve atendendo a um pedido do Governo do Estado. A gestão da governadora Fátima Bezerra (PT) recorreu à Justiça alegando que o movimento paredista era abusivo e estava afetando um serviço público essencial, no caso a saúde. Na ação, o governo afirmou, também, que vive um cenário fiscal delicado e que a categoria da saúde teve avanços importantes nos últimos anos, como aumentos salariais acima da inflação.

Coordenadora geral do Sindsaúde, Rosália Fernandes criticou a judicialização da greve pelo Governo do Estado. “Lutar por direitos não é crime. É um direito legal e garantido pela constituição. A governadora Fátima mandou judicializar o nosso movimento e, mais uma vez, criminaliza a greve da saúde. Não é a primeira vez que o governo persegue os trabalhadores e trabalhadoras da saúde. Só esse ano, o governo dos ‘trabalhadores’ mandou judicializar quatro greves. A nossa greve em abril, em seu primeiro dia, a greve da enfermagem antes mesmo dela começar, a greve dos trabalhadores do Detran e essa agora. A greve foi suspensa, governadora. Não somos covardes por recuar, covarde é o Governo do Estado”, afirmou a sindicalista.

Portal 98FM

Morre a atriz Aracy Balabanian aos 83 anos

FOTO: DIVULGAÇÃO

Morreu, na manhã desta segunda-feira (7/8), aos 83 anos, Aracy Balabanian. A atriz veterana, que foi diagnosticada com câncer no pulmão no fim do ano passado, estava internada na Clínica São Vicente, na Gávea, zona sul do Rio de Janeiro.

A notícia do falecimento da artista foi confirmada por uma fonte da coluna. Segundo o programa A Tarde é Sua, em outubro, ao passar por um tratamento para um derrame pleural, que causa acúmulo de líquido nos pulmões, Aracy descobriu dois tumores nos órgãos e ficou bastante abalada.

Aracy Balabanian não era vista em um projeto inédito desde 2019, quando participou do especial de fim de ano da TV Globo A Magia Acontece. No ano anterior, ela fez uma aparição em Malhação: Vidas Brasileiras. No último dia 19, estreou no GloboPlay a novela Locomotivas, de 1977, da qual a atriz foi uma das protagonistas.

Fonte: Metrópole

Semana tem céu nublado e possibilidade de chuvas; confira

Foto: Felipe Jesus

Nesta semana no Rio Grande do Norte, a previsão é de céu parcialmente nublado e possibilidade de chuvas principalmente na região Agreste e Litoral do Estado, segundo dados compilados pela Empresa de Pesquisa Agropecuária (Emparn). Com relação a chuvas, na faixa litorânea brasileira, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prevê acumulados de chuva que podem ultrapassar 40 mm. Ainda não há avisos meteorológicos listados pelo órgão.

Já no Natal, os próximos dias contam com a possibilidade de chuvas durante a noite e dias de sol com algumas nuvens, de acordo com o portal Climatempo. A temperatura deve chegar a 29º, com máxima de 30º na terça-feira (8).

Em Mossoró, município do Oeste potiguar, os dias serão de sol durante toda a semana. A temperatura pode chegar a 36º e não deve chover.

Na região do Seridó, em Caicó, a previsão é parecida com a cidade do Oeste. Não deve chover durante esta semana e os dias podem chegar a 36º, com mínima variando entre 21º e 22º. O mesmo acontece na região do Vale do Açu.

Por Tribuna do Norte

 

Câmara Municipal entrega Título de Cidadania ao desembargador Glauber Rêgo

Foto: Verônica Macedo

Em sessão solene no auditório da OAB/RN, nessa quinta-feira (02), a Câmara Municipal de Natal entregou o Título de Cidadão Natalense ao desembargador Glauber Rêgo. A cidadania foi concedida em 2019, quando o Projeto de Decreto Legislativo de autoria do então vereador Paulinho Freire foi aprovado por unanimidade, em 27 de Junho daquele ano. A vereadora Nina Souza (PDT) e o vereador Felipe Alves (União Brasil), ambos advogados, que subscreveram o PDL, foram os propositores da sessão solene para a outorga da honraria.

“O desembargador Glauber Rêgo é um magistrado equilibrado, sensato e competente. Egresso da advocacia, tem reconhecida contribuição para a Justiça do Rio Grande do Norte, notadamente na condição de vice-presidente do Tribunal de Justiça. O Título de Cidadania é um reconhecimento ao trabalho dele”, afirmou o vereador Felipe Alves. “Nós acompanhamos a carreira do desembargador Glauber Rêgo. Ele passou a integrar o TJRN, ingressando pelo quinto constitucional, e eu e Felipe, como advogados, naquela ocasião tivemos o prazer de votar nele, porque já entendíamos a grandeza da contribuição que ele tinha a dar à corte. Desde então, o desembargador Glauber Rêgo só tem honrado nossa confiança e nos dado muito orgulho”, acrescentou a vereadora Nina Souza.

O presidente da Câmara Municipal de Natal, vereador Eriko Jácome, abriu a sessão solene e se declarou honrado pela oportunidade de entregar a maior honraria do Legislativo natalense ao desembargador. Ele parabenizou o homenageado em nome dos 29 edis da capital potiguar.

A solenidade foi prestigiada por magistrados, advogados e políticos, bem como por familiares e amigos do homenageado. Além do presidente da CMN e dos vereadores propositores da sessão solene, a mesa de autoridades foi composta ainda pela governadora Fátima Bezerra, o vice-governador Walter Alves, a senadora Zenaide Maia; o deputado federal Paulinho Freire, o presidente do TJRN, desembargador Amílcar Maia; o deputado estadual Hermano Moraes, representando a Assembleia Legislativa; o conselheiro Paulo Roberto Alves, representando o TCE; o procurador geral do Município, Thiago Tavares, representando a Prefeitura de Natal, e a vice-presidente da OAB/RN, Lidiana Dias. Os vereadores Hermes Câmara, Aldo Clemente, Júlia Arruda e Preto Aquino conduziram o homenageado à mesa.

“Durante meus seis mandatos como vereador e presidente da Câmara Municipal de Natal, sempre mantive critério e acho que sou um dos que menos propôs Título de Cidadania. Isso porque, acho que é uma honraria muito importante, a maior honraria da Câmara Municipal, e merece ser reservada a pessoas que tenham reais serviços prestado a nossa cidade, que tenho certeza ser o caso do desembargador Glauber Rêgo. Por isso, estou aqui hoje, com muito orgulho e alegria, para entregar junto com o vereador Felipe e a vereadora Nina, esse Título, que já deveria ter sido entregue, mas foi adiado, devido à pandemia”, enfatizou o deputado federal Paulinho Freire.

“Estou muito feliz e honrado. Recebo o Título de Cidadania como um reconhecimento de que as decisões tomadas no TJRN, que afetam diretamente a vida dos natalenses estão no caminho certo. Já vivo em Natal há mais de 36 anos e me sinto genuinamente natalense, pois já adotei todos os hábitos e costumes da cidade”, afirmou o homenageado.

Glauber Antônio Nunes Rêgo nasceu em Pau dos Ferros/RN, no alto Oeste potiguar, em 13 de dezembro de 1970. Ele é graduado em Direito, pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, e mestre em Direito Constitucional, também pela UFRN. Militou na advocacia por mais de dez anos, atuando nas áreas, trabalhista, cível, criminal, eleitoral, administrativa, empresarial e tributária. Está na magistratura desde 2013, quando foi indicado para ocupar a vaga do quinto constitucional de desembargador do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte.

Câmara Municipal de Natal
Texto: Ilana Albuquerque
Foto: Verônica Macedo

Morre Soares, craque de América, ABC e Alecrim, vítima de complicações renais

Foto: Reprodução

O ex-jogador do ABC, América e Alecrim, Soares, faleceu na noite desse domingo (06). Ele estava internado vítima de câncer e complicações renais foram responsáveis pelo seu óbito. O futebol do Rio Grande do Norte está de luto. A filha do ex-jogador, Lorena Kassia, anunciou o falecimento do craque Soares em áudio, pelas redes sociais.

O Blog do GM externa sua solidariedade à familiares e amigos do jogador.