Tensão e confronto marcam tarde de jogo entre América e Paysandu

Reprodução

O jogo do América e Paysandu pela Série C do Campeonato Brasileiro começa de forma tensa na tarde deste domingo (30). Já no pré-jogo, membros da torcida organizada do alvirrubro confrontam a Polícia Militar do lado de fora do Arena das Dunas.

Lançamento de rojões na direção dos policiais, bem como tiros de bala de borracha por parte da polícia foram usados para dispersar os torcedores. No momento, demais torcedores e comerciantes precisaram procurar abrigo.

Já no final do primeiro tempo, a polícia precisou intervir novamente quando parte da torcida do América tentou invadir a área de torcedores do Paysandu.

Consumo de cerveja sem álcool dispara no Brasil, vira tendência e deve chegar a quase 500 milhões de litros produzidos em 2023

Foto: Giovanna Gomes / Unsplash / Divulgaçã

As vendas de cervejas sem álcool ou com baixo teor alcóolico devem ultrapassar o volume de 480 milhões de litros no Brasil em 2023, representando um crescimento de 24% com relação ao ano passado. Segundo dados da Euromonitor Internacional, os números no Brasil e no mundo mostram que a categoria está ganhando cada vez mais relevância no mercado cervejeiro.

A Euromonitor International é uma empresa que pesquisa mercados globais e fornece análises de inteligência estratégica sobre setores, empresas, economias e consumidores do mundo todo. De acordo com a Euromonitor Internacional, as vendas de cervejas com baixo ou nenhum teor alcóolico superaram o volume de 6,5 bilhões de litros no mundo no último ano.

Processo de fabricação

A tecnologia por trás da produção de cervejas sem álcool permite, cada vez mais, que o sabor entre uma cerveja comum e uma sem adição de álcool seja parecido. O processo de fabricação das cervejas é o mesmo e que, ao final, é adicionada uma nova etapa para a retirada do álcool do líquido. A inovação por trás da técnica permite que o consumidor tenha acesso a um produto muito melhor que há alguns anos.

A cerveja é a bebida alcóolica com a menor graduação alcóolica, composta com mais de 90% de água. A categoria low alcohol corresponde ao teor de álcool abaixo de 4%, normalmente encontrada no mercado com 3,5% de álcool.

O Brasil é o terceiro maior produtor de cerveja do mundo, ficando atrás apenas de China e Estados Unidos. Apesar disso, analisa Maciel, o país é o 21º em consumo — o que mostra que o consumo per capita é relativa baixo quando comparado com outros países.

Projeções para o mercado

  • Em 2019, o Brasil produziu 140 milhões de litros de cerveja zero. Com a previsão de fechar o ano em 480 milhões de litros, a produção mais que triplicará neste período.
  • No mundo, o consumo de cerveja zero e low alcohol é de cerca de 3% do mercado.
  • O Brasil segue a mesma tendência mundial. Em 2022, o país fechou o ano em 2.5% do consumo total.
  • Em 2023, o Brasil deve encerrar o ano em 16.1 bilhões de litros produzidos de cerveja, sendo 480 milhões de cerveja zero álcool (3%).

Com informações de g1

Morre guarda municipal que sofreu atentado em Sítio Novo

Foto: reprodução

Após ser baleado durante atentado na zona rural do município de Sítio Novo, localizado no interior do Rio Grande do Norte, na noite desta sexta-feira (28), o guarda municipal Klebiano teve óbito confirmado neste domingo (30). A morte encefálica do guarda já havia sido confirmada no sábado (29), menos de 24h após o ocorrido.

O atentado aconteceu enquanto quatro guardas estavam dentro de uma viatura, em deslocamento pela comunidade de Serra do Meio, uma região conhecida por suas estradas de barro. A situação ocorreu por volta das 22h30 da sexta-feira, quando tiros foram efetuados por trás do veículo. Três guardas foram atingidos pelos disparos, enquanto um passou ileso. Dois foram atendidos no hospital da própria cidade e um outro, Klebiano, precisou ser transferido para o Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel, em Natal, pois foi atingido na nuca e ficou gravemente ferido.

O óbito do guarda foi confirmado pela assessoria da Guarda Municipal. Antes da confirmação da morte, manifestantes já organizavam protesto em frente ao Walfredo Gurgel para às 15h30 deste domingo, com o objetivo de repudiar a onda de violência que tem vitimado os operadores da segurança pública no estado. Os manifestantes exigem que os operadores da segurança pública tenham a estrutura necessária para combater o crime com segurança. Um dos pontos centrais da manifestação será a cobrança por medidas que evitem que tragédias anunciadas, como a que aconteceu em Sítio Novo, voltem a ocorrer.

“Uma das questões que mais preocupa é o fato de os guardas municipais estarem trabalhando desarmados, o que os coloca em uma posição de vulnerabilidade frente a criminosos cada vez mais audaciosos e bem armados. A exigência por parte dos manifestantes é que as autoridades tomem providências para equipar adequadamente esses profissionais, garantindo-lhes melhores condições para enfrentar os desafios da segurança pública”, diz o comunicado sobre o protesto, que também exige a identificação e punição daqueles que atentaram contra a vida dos guardas municipais. Até o momento, ninguém foi preso.

Novo Notícias