Procon realiza 1459 atendimentos no primeiro semestre

A unidade Procon localizada na Câmara Municipal de Parnamirim realizou, nos seis primeiros meses de 2023, quase 1500 atendimentos virtuais. O Procon é um órgão público fundamental para atendimento e orientação de consumidores.  Sua missão institucional é zelar pelos direitos dos consumidores e garantir a equidade nas relações de consumo.

O Procon da Câmara de Parnamirim realiza atendimentos presenciais e virtuais. O período do primeiro semestre que mais registrou atendimentos foi o mês de maio – cerca de 300. 

Tiago Neves, procurador responsável pelo Procon, ressaltou a importância do serviço prestado: “Esses números refletem o compromisso do Procon Câmara de Parnamirim em garantir um serviço eficiente e acessível, buscando solucionar conflitos e promover a defesa dos direitos dos consumidores de Parnamirim.” 

Fale com o Procon:

O Procon Câmara de Parnamirim funciona presencialmente de segunda a sexta-feira, das 8h às 13h. Os consumidores que desejam acionar o Procon Câmara, podem efetuar contato pelos seguintes canais de atendimento:

Whatsapp: 84 3645-6215

Site: parnamirim.rn.leg.br/procon

Email: procon@parnamirim.rn.leg.br

Endereço: Rua Castor Vieira Régis, s/n, Cohabinal, Parnamirim/RN, CEP 59.140-670

Fonte: Malu Machado – Ascom/CMP

Casos de dengue no RN diminuem, afirma Boletim Epidemiológico

Foto: Reuters

A Secretaria de Saúde do Rio Grande do Norte, publicou o Boletim Epidemiológico com dados sobre a ocorrência das arboviroses no Rio Grande do Norte. O documento traz dados da dengue, chikungunya e zyka do início do ano até 1º de julho de 2023.

A responsável técnica pelo Programa Estadual de Controle da Dengue, Sílvia Dinara, explica que as arboviroses são doenças endêmicas, com maior ocorrência no período entre novembro e maio, mas que apresentam casos ao longo de todo o ano. Porém, este ano o estado apresentou uma diminuição considerável de casos notificados em relação ao ano passado, que foi considerado um ano epidêmico.

Em 2023, foram 1.304 casos de dengue confirmados, número bem abaixo dos mais de 8 mil casos confirmados em 2022. No RN foi identificada a circulação dos sorotipos 1 e 2 da dengue, sendo o 2 considerado o vírus mais agressivo em relação aos outros, ocasionando uma evolução mais rápida para as formas mais grave da dengue.

Até 1º de julho de 2023, o estado teve 2.658 casos notificados e 365 confirmados para Chikungunya, além de 952 casos notificados e 102 confirmados para zyka.

Por www.pontanegranews.com.br

 

Greves e paralisações afetam serviços básicos durante a semana em Natal

Foto: Magnus Nascimento

Greves e paralisações marcadas para começar nesta semana afetam serviços básicos no Rio Grande do Norte. No Instituto de Previdência dos Servidores Estaduais (Ipern), atividades relacionadas a pagamento de aposentadorias, pensões ou prova de vida estão interrompidos até esta terça-feira (18), por causa de uma “paralisação de advertência”.

Natal e Estado têm greves já anunciadas para amanhã (19). Na capital, existe a perspectiva de que o transporte público seja suspenso e no Estado, trabalhadores da Saúde Pública irão cruzar os braços. Além disso, vistorias, auditorias e abertura de novos processos estão suspensos há duas semanas Detran, em função da greve dos servidores.

Por Tribuna do Norte

Fórum de Esporte e Lazer recebe representante do Ministério do Esporte em Natal

Divulgação

A coordenadora geral de Elaboração de Políticas Públicas do Ministério do Esporte, Ana Elenara, estará em Natal para participar do Fesmel (Fórum Estadual de Gestores do Esporte e do Lazer do RN).  A expectativa é que ela possa indicar o que o Ministério pode oferecer em termos de apoio para o Estado.  Outro convidado especial é o diretor do Instituto de Inteligência Esportiva, Fernado Mezzadri. 

O evento será realizado, na próxima quinta, dia 20, no auditório do Complexo Cultural da Rampa, a partir das 9:30.  O Fesmel é promovido pela Subsecretaria Estadual do Esporte e do Lazer (SEEC-SEL) e reúne secretários e gestores do esporte e lazer dos municípios do Rio Grande do Norte, para tratar dos desafios do segmento.  

Segundo o subsecretário estadual de esporte e lazer, Cezinha Nunes, trata-se de um momento fundamental para o debate e o alinhamento das políticas públicas de esporte e lazer, que, nesta edição, se amplia em importância com a presença dos convidados. “Esperamos sair do encontro com a clareza dos melhores caminhos para a realização das políticas públicas do nosso segmento”, destacou Cezinha.

A chaga do preconceito

Padre João Medeiros Filho

Segundo Albert Einstein, “é mais fácil desintegrar um átomo do que um preconceito.” Este consiste na opinião formada sobre algo ou alguém, antes de conhecer o objeto do juízo, sem fundamento lógico. Cristo testemunhoudiversos tipos de posturas preconceituosas. Os Evangelhose Atos dos Apóstolos relatam a diferença de tratamentodispensado aos seguidores do Mestre por parte de seus contemporâneos, pertencentes a movimentos religiosos. Antes de Jesus, já existia uma animosidade entre judeus e samaritanos (cf. João 4, 9). Os fariseus, escribas e hipócritas menosprezavam os discípulos do Senhor (cf. Mt 12, 3-6). Ele mesmo era desdenhado. Ora, não é Ele o filho do carpinteiro? (Mt 13, 55). Contra essa forma de relacionamento se insurgiu o apóstolo Paulo: “Não há mais judeu nem grego, escravo nem livre, todos são iguais em Jesus Cristo (Gl 3, 28).

O preconceito fica abscôndito nos porões da política eciência, das etnias, culturas religiões etc. Em suas diferentes manifestações, leva ao desconhecimento da riqueza latente no outro. Ninguém é capaz de se renovar e aperfeiçoar sem diálogo e escuta serena do próximo. Não raro, a mídia denuncia condutas e situações, acentuadamente desiguais. Entretanto, tais iniciativascostumam ser seletivas, revestidas de carga ideológica edespidas do verdadeiro sentimento humanista.Providências legais e de cidadania acabam sendo diluídas, ignoradas e esquecidas.

Urge construir uma base sólida de humanismo, capaz de promover a adequada compreensão e o respeito ao semelhante. Assim, pode-se tocar no coração de cada indivíduo, a partir de um amplo processo educativo.  Não se muda uma mentalidade apenas por leis e decretos. É preciso atingir o âmago da alma, convencendo de que somos feitos do mesmo barro. O Livro dos Provérbios já lembrava: “O rico e o pobre têm algo em comum: o Senhor é o criador de ambos” (Pv 22, 2). O cristianismo pode oferecer fundamentos essenciais de humanidade. O Sermão da Montanha contém uma interpelação sempre atual, conclamando contra as ofensas ao semelhante. Jesusorienta a não faltar com o respeito devido à dignidade da pessoa.  Mas, por fragilidade emocional, soberba e apegoàs próprias convicções, o ser humano despreza as lições do Evangelho. Esquece o que ali se ensina: “Tudo, pois, quanto quereis que os outros vos façam, fazei, vós também a eles” (Mt 7, 12).  

O ser humano deve revestir-se de uma espiritualidademarcada de solidariedade e busca interior. “Só se vê bem com o coração”, afirmava Exupéry. O preconceito nasce da visão negativa e presunçosa sobre pessoas, situações e instituições. O cristianismo é luz, podendo contribuir para debelar atitudes intolerantes. Traz um conjunto de indicações que, se devidamente acolhidas, poderão mudarsentimentos perversos. É salutar a recomendação do apóstolo Paulo: “Não te deixes vencer pelo mal, vence antes o mal com o bem” (Rm 12, 21). Trata-se de um princípio basilar para neutralizar palavras e gestosdiscriminatórios. A orientação paulina abre um fecundo itinerário para enfrentar concepções e visões distorcidas.Assim, ao invés de excluir e marginalizar, priorizam-se o bem-estar e a paz do semelhante, mormente daqueles que carregam o peso da rejeição.

Os postulados cristãos têm força para romper o círculo vicioso que aprisiona a sociedade em uma convivência ilusória, injusta e com dinâmicas excludentes.Na visão do cristianismo, o preconceito é diabólicoteologicamente. Segundo os exegetas, o diabo é tudo aquilo que divide e exclui. Os gestos de aversão serão vencidos com o amor fraterno, como antídoto para discriminações de diferentes matizes. A lógica cristã não pode ser emaranhada e engolida por relativizações. Assim, a mensagem de Cristo cumprirá seu papel profético, capaz de levar a sociedade a mudanças. É fundamental assimilaros ensinamentos éticos e bíblicos, capazes de inspirar a renovação do tecido sociopolítico do Brasil, permitindo ao país livrar-se de uma convivência eivada de divisões e radicalismo. O preconceito é fruto da arrogância, jápresente em Eva e Adão, sequiosos de superioridade. O apóstolo Pedro definiu a visão cristã: “Deus não faz distinção de pessoas. Ao contrário, aceita quem o teme e pratica a justiça, qualquer que seja a nação a que pertença” (At 10, 34).