MPRN dá prazo à Sesap de 15 dias para retirada de pacientes dos corredores do Hospital Walfredo Gurgel

Foto: Sindsaúde/RN.

O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) deu um prazo de 15 dias, computado a partir desde terça-feira, para que a Secretaria de Estado da Saúde Pública do RN (Sesap) assegure a retirada de todos os pacientes internados em macas nos corredores do Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel, em Natal. De acordo com a direção da unidade hospitalar, havia nesta terça-feira (11) ainda 29 pacientes no corredor, sendo 18 da ortopedia e 11 de patologias diversas, mas em decorrência dos leitos de internação da ala da ortopedia estarem sempre lotados, com pacientes no pré ou pós cirúrgico ortopédico. Caso a medida não seja atendida, o MPRN poderá judicializar a questão.

Em reunião nessa terça com a secretária estadual de Saúde Lyane Ramalho Cortez; o secretário municipal de Saúde George Antunes; o diretor do HMWG, Tadeu Alencar; a diretora do Hospital Deoclécio Marques, Maria José Pontes, além de outros gestores da Sesap e da SMS Natal e das promotoras de Justiça Luciana Maria Maciel Ferreira e Rosane Moreno, o MPRN, por intermédio da promotora de Justiça da Saúde, Iara Pinheiro, discutiu providências para o desafogamento do Hospital Walfredo Gurgel e uma maior responsabilização dos municípios da região metropolitana quanto à regular oferta da prestação de atendimento para a ortopedia de baixa complexidade.

No caso de Parnamirim, a promotora de Justiça Luciana Ferreira, destacou na reunião que houve um retrocesso no município, uma vez que até 2021 havia lá uma clínica privada de fraturas com contrato com o município e capacidade de até um mil atendimentos, porém, o contrato foi rescindido. De acordo com a Sesap, atualmente, a maior pressão do HMWG é oriunda de Parnamirim, com cerca de 970 pacientes por mês. Outros dois municípios que demandam muito do Walfredo Gurgel na atenção ortopédica são Macaíba e São Gonçalo do Amarante.

O MPRN solicitou ao secretário municipal de Saúde de Natal um levantamento dos atendimentos de ortopedia realizados pela SMS/Natal em seu serviço municipal na capital e o grau de resolutividade dos casos, se são de baixa e/ou média complexidade. Também foi pedido à Sesap um levantamento dos atendimentos ortopédicos realizados por município da região metropolitana dentro do Walfredo Gurgel, que são considerados de baixa complexidade.

A Sesap comprometeu-se a, dentro dos próximos dias, diminuir ao máximo a quantidade de pacientes em espera por leito dentro do Walfredo Gurgel, por meio da manutenção de uma força-tarefa que vem agilizando o giro de leitos de internação, otimizando a saída mais célere dos pacientes que estão de alta hospitalar ou que podem ser encaminhados para unidades hospitalares de menor complexidade. Segundo a secretária Lyane Ramalho, durante o último final de semana, foram transferidas 51 pacientes do hospital para atendimentos em outras unidades, inclusive nos serviços privados, como o Memorial e a Clínica Paulo Gurgel.

Ela também informou que houve um aumento de cerca de 15% da capacidade de realização das cirurgias ortopédicas no Rio Grande do Norte entre 2021 e 2023, resultado do trabalho feito na rede de hospitais públicos do interior situados em Mossoró, Pau dos Ferros, Assu e Caicó.

Miss Parnamirim 2023 acontece nesta quinta (13) no Gérbera, em Cidade Verde

Foto: Divulgação.

O Miss Parnamirim 2023 acontecerá no Gérbera Recepções em Cidade Verde, Nova Parnamirim, nesta quinta-feira, dia 13 de julho. A ganhadora deste ano representará a cidade de Parnamirim no Miss RN 2024. Parnamirim tem tradição nos concursos e é sempre a primeira cidade a se antecipar na escolha de sua representante para o ano seguinte. A atual Miss Parnamirim, a advogada Karla Vasconcelos, foi a vice Miss RN deste ano.

O evento é uma realização do jornalista e promoter Rannier Lira, que comanda o concurso há 27 anos no município. O Miss Parnamirim promete levar um show de beleza para o palco do Gérbera Recepções. O evento terá transmissão ao vivo a partir das 19h, pela TV Metropolitano no canal 23 e na Cabo no canal 130.

Homem é baleado após atirar em policiais em Felipe Camarão; moradores protestam, queimam pneus e apedrejam ônibus

Reprodução

Um homem foi baleado após atirar contra policiais durante uma abordagem policial no bairro de Felipe Camarão, localizado na zona Oeste de Natal, no fim da manhã desta quarta-feira (12). De acordo com a Ronda Ostensiva Com Apoio de Motocicletas (Rocam), a troca de tiros entre policiais e o suspeito foi desencadeada por ele.

Ainda de acordo com a PM, o caso ocorreu por volta das 11h na comunidade conhecida como Favela do Fio. Os policiais realizavam um patrulhamento na região, quando se depararam com o homem. No momento em que os policiais se aproximaram, ele levantou a arma e disparou contra os militares. Com isso, se iniciou uma troca de tiros e o homem foi atingido na região da cabeça.

A PM diz que ele chegou a ser socorrido, sendo levado ao Hospital Walfredo Gurgel. Até a publicação desta matéria, conforme informou a Rocam, seu estado de saúde é grave.

Protesto

Por volta das 13h30, moradores da comunidade onde o caso ocorreu se mobilizaram e protestaram através da queima de pneus, na rua Santa Cristiana. o Corpo de Bombeiros foi acionado e, no local, conteve as chamas. Segundo a PM, a motivação para o protesto foi o disparo de arma realizado pelos policiais contra o homem.

Ônibus é apedrejado 

Um ônibus da linha 83, que pertence a empresa Conceição, foi apedrejado durante a tarde desta quarta-feira (12) no bairro de Felipe Camarão, localizado na zona Oeste de Natal.

Segundo informações da Polícia Militar, o caso ocorreu por volta de 14h50, na rua Santa Cristiana (mesmo local onde pessoas queimaram pneus e outros objetos durante um protesto na tarde de hoje). Ao receberem a ocorrência, os policiais foram ao local, onde encontraram apenas o motorista do veículo. As pedras atingiram a parte frontal do veículo, no vidro em frente ao banco do motorista.

Ainda de acordo com a PM, buscas foram realizadas em ruas próximas ao local onde ocorreu o apedrejamento, mas nenhum suspeito foi encontrado. Até a publicação desta matéria, não há informações sobre pessoas que foram feridas com a ocorrência.

O 9º Batalhão da PM afirmou que irá intensificar o patrulhamento na região.

Por Tribuna do Norte 

Presidente da Câmara de Natal, Eriko Jácome, faz um balanço do primeiro semestre à frente da Casa Legislativa

Divulgação

O presidente da Câmara Municipal de Natal, vereador Eriko Jácome, concedeu uma entrevista para fazer um balanço geral de sua gestão no primeiro semestre à frente da Casa Legislativa. Durante a conversa, Eriko destacou diversas realizações e conquistas alcançadas durante esse período.

“Ao longo do primeiro semestre, a Câmara de Natal votou mais de 150 projetos de lei, isso mostra o empenho dos vereadores em promover avanços e melhorias para a cidade. Além disso, realizadas  36 audiências públicas e deliberados mais de 2 mil requerimentos, evidenciando a atenção dada às demandas dos cidadãos e a busca por soluções para as necessidades da população”, afirmou o presidente.

Durante a entrevista, Eriko Jácome também ressaltou a importância da votação da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para o ano de 2024, que ocorreu antes do recesso legislativo. Essa lei, que norteia o planejamento e a execução orçamentária do município, recebeu um total de 111 emendas aprovadas e encartadas.

O presidente da Câmara Municipal de Natal destacou ainda sua gestão integrada e humanizada, na qual busca aprimorar constantemente o trabalho legislativo a partir das demandas apresentadas pelos servidores da Casa. Com uma visão de proximidade e empatia, Eriko ressalta a importância de valorizar e incentivar a equipe para garantir um ambiente de trabalho eficiente e harmonioso.

A atuação do vereador Eriko Jácome à frente da Câmara Municipal de Natal tem se destacado pela busca de soluções e pela aproximação com a população. O primeiro semestre encerra-se com um balanço positivo para a Câmara Municipal de Natal, e as expectativas para a segunda metade do ano são de que o trabalho e o compromisso com o progresso da cidade se mantenham como prioridades na agenda legislativa.

Por Blog do BG

MP no TCU pede suspensão de salário de Bolsonaro no PL após inelegibilidade

Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

O MP (Ministério Público) junto ao TCU (Tribunal de Contas da União) pediu para que o tribunal suspenda o salário de R$ 41,6 mil pago pelo PL (Partido Liberal) a Jair Bolsonaro, presidente de honra do partido.

O subprocurador-geral Lucas Rocha Furtado afirmou que a remuneração foi mantida pelo partido mesmo após a declaração de inelegibilidade de Bolsonaro pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral), em sessão do colegiado no final de junho.

Gestão do Prefeito Eraldo se destaca por investimentos na segurança de São Gonçalo

A gestão do Prefeito Eraldo se destacada como a mais comprometida com a segurança e bem-estar dos cidadãos de São Gonçalo do Amarante. Dados recentes da Coordenadoria de Informações Estatísticas e Análises Criminais (COINE), da Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (SESED), mostram uma queda significativa de 28% na quantidade de mortes violentas no primeiro semestre de 2023, em comparação ao mesmo período do ano anterior.

Nesse sentido, vale destacar os esforços do gestor para fortalecer a Guarda Municipal, reconhecendo seu papel fundamental na manutenção e auxílio na segurança pública. Investimentos como aumento de 50% no valor do auxílio alimentação, entrega de novos equipamentos, melhorias estruturais no alojamento da Guarda, discussão do Plano de Cargos e equiparação da Diária operacional dos GMs a da PMRN são alguns dos recentes investimentos realizados pelo prefeito. Além disso, 29 novos guardas foram convocados para reforçar o efetivo e estarão em breve nas ruas, garantindo mais segurança para a população.

Essas ações têm sido determinantes para a redução dos índices de criminalidade no município, refletindo o compromisso da gestão do Prefeito Eraldo em promover um ambiente tranquilo e seguro para os são-gonçalenses. A parceria entre a Prefeitura, a Guarda Municipal e os órgãos de segurança pública tem sido fundamental para alcançar esses resultados positivos, evidenciando a importância de continuar investindo na segurança e no bem-estar da comunidade local.

Carro explode em posto na BR 101, enquanto abastecia, e deixa três mulheres gravemente feridas

Foto: Roberta Trindade / TV Tropical

Por volta das 6 horas da manhã desta terça-feira (12), em um posto na BR101, em Parnamirim, região metropolitana, um veículo explodiu enquanto abastecia com gasolina. De acordo com informações apuradas pelo Bolg do GM, dentro do carro estavam três mulheres que ficaram em estado grave. Elas foram resgatadas e conduzidas para o hospital pelo Corpo de Bombeiros. 

Até o momento ainda não se sabe o que motivou a explosão. O veículo ficou totalmente destruído. Relatos de pessoas que presenciaram o momento, informam que foi ouvido um grande barulho. Parte do teto do posto também foi atingida. 

Por Blog do GM