A Secretaria Municipal de Saúde de Parnamirim (Sesad), realizou no último sábado (8), um esquema de imunização com o objetivo de facilitar o acesso da população a esse atendimento. Na ocasião, foram disponibilizadas equipes de vacinação em Rosa dos Ventos, Redes Mais Centro e Rede Mais Select. Os pontos de vacinação aplicaram juntos um total de 1142 doses das vacinas contra a Influenza (gripe), Covid Bivalente e Febre Amarela.
Foto: Ney Douglas
Apesar da estabilidade da situação, a Prefeitura de Parnamirim segue empenhada nesta ação e informa que alguns cuidados devem ser mantidos como, por exemplo, a continuidade da aplicação da vacina contra a Covid-19, que é essencial para a proteção em casos considerados graves.
Assessoria de Comunicação de Parnamirim – ASCOM (Jean Xavier) Fotos: Ney Douglas
Em Natal, a segunda-feira começou com sol e algumas nuvens, havendo chance de chuva rápida ao longo do dia e à noite. Para terça, quarta, quinta e sexta-feira, a previsão é de céu parcialmente nublado com ocorrência de chuvas. As temperaturas variam entre 22º C de mínima e 31º C de máxima.
Na cidade de Mossoró, região Oeste do Estado, a segunda-feira terá sol com algumas nuvens e névoa ao amanhecer, com poucas nuvens durante à noite. Para o restante da semana, espera-se sol com algumas nuvens, mas sem ocorrência de chuvas. As temperaturas mínimas serão de 22º C e as máximas de 35º C.
Em Caicó, região do Seridó, a segunda-feira também terá sol com algumas nuvens e névoa ao amanhecer, com poucas nuvens durante a noite. Nos dias seguintes, terça, quarta, quinta e sexta-feira, a previsão é de sol com algumas nuvens e ausência de chuvas. As temperaturas mínimas serão de 22º C e as máximas de 34º C.
Por fim, em Pau dos Ferros, no Alto Oeste potiguar, a segunda-feira terá sol com algumas nuvens e névoa ao amanhecer, com poucas nuvens durante à noite. Para o restante da semana, espera-se sol com algumas nuvens, sem previsão de chuvas. As temperaturas mínimas serão de 22º C e as máximas de 34º C.
Servidores da enfermagem ligados a Secretaria Municipal de Saúde de São Gonçalo do Amarante resolveram suspender a paralisação a partir de hoje. Todos voltaram as atividades de acordo com a escala de serviço divulgada pela Secretaria. A decisão foi acordada pelo Sindicato da categoria.
O pleito, que foi pauta da discussão junto ao Gabinete Civil coordenado pelo secretário Abel Neto, não atingiu os pleitos dos enfermeiros. Confiante no dialogo e na atuação conjunta com a comissão de servidores, será possível encontrar caminhos que beneficiem os profissionais de saúde do município.
O pleito da categoria será encaminhado e analisado em comum acordo com a administração municipal. Com referencia à questão financeira, será analisada para uma solução sustentável com possibilidade de ser implementada.
Nesta segunda-feira (10), policiais civis da Delegacia Especializada em Atendimento à Mulher (Deam/Macaíba), com o apoio do Instituto Técnico-Científico de Perícia (Itep), deflagraram a 8ª fase da “Operação Guardiões da Infância”, que resultou na prisão de um homem por estuprar uma criança de 8 anos, no município de Macaíba, na Grande Natal. O suspeito é padrasto da vítima.
A investigação começou em dezembro de 2022, quando a genitora da criança foi presa em flagrante pelo crime de tortura contra a filha. Em seu interrogatório, a mulher confessou que teria praticado tal crime, pois a filha teria algum envolvimento amoroso com ex-companheiro da mãe. A confissão do motivo da tortura contra filha despertou a suspeita da equipe policial de que a criança teria sido vítima de estupro de vulnerável.
Foi requisitada a perícia ao Itep e entrevistada a menor, a qual narrou que o ex-padrasto a castigava fisicamente e que ia para o quarto dela toda à noite, tirava a roupa dele e subia em cima da criança, além de se masturbar enquanto a observava. Esse fato era de conhecimento da genitora da criança, a qual só acabou o relacionamento com o agressor um ano após. Por tal razão, tanto a mãe da criança quanto o ex-padrasto foram indiciados pelo crime de estupro de vulnerável entre outros.
Com mais esse mandado de prisão cumprido, a equipe da Deam de Macaíba cumpre seu 8º Mandado de Prisão Preventiva por crimes cometidos contra a dignidade sexual de criança e/ou adolescente.
“Não sei o que vai ser daqui para frente”. A frase foi dita pelo pai do adolescente José Luiz Nascimento, de 14 anos, morto a facadas morto durante um evento escolar na última sexta-feira (07), no bairro das Quintas, zona Oeste de Natal. O homem, que não quis se identificar, relatou os momentos difíceis enfrentados pela família.
“A minha ficha não caiu totalmente. Principalmente da mãe, que ainda está sedada. Está muito difícil para a gente. Ela já tinha um problema. Agora que vai ficar muito mais difícil”, disse em menos de um dia depois de sepultar o filho.
De acordo com o pai, José Luiz não tinha envolvimento com nada errado. O menino gostava de futebol e de namorar. “Era um filho muito bom, educado, tanto para mim, quanto para quem conhecia ele. Dentro de casa, nunca tive problema com ele. Nem na rua. Nunca soube de nada, que andava com coisa errada. O negócio dele era namorar e se divertir”, declarou.
O homem jamais imaginou que iria vivenciar um pesadelo. Ele conta que está difícil assimilar o que aconteceu com o filho. “A ex-namorada desse rapaz era muito amiga do meu filho, de chegar abraçando e ele [o acusado] sentia ciúme do meu filho. Ele chegou a achar que meu filho estava com ela, mas ele não estava”, contou.
Uma tia está dando auxílio aos pais. Ela relatou que José era estudioso e disse que vai buscar justiça. “A gente não vai sossegar. Esperar a Justiça, que eu acredito que vai ser feita”, disse, também sem se identificar.
Um vizinha também falou sobre o adolescente. “Ele respeitava a gente na rua. Ele não respondia ao pai, à mãe, podia fazer a cobrança que fosse. Nunca vi esse menino com briga, com arma, nunca ouviu falar dele”, contou.
O crime aconteceu na tarde da última sexta-feira (07), durante um evento da Escola Municipal Ferreira Itajubá, no bairro das Quintas, zona Oeste de Natal. O ato que percorria ruas da região era contra o racismo.
Um adolescente de 17 anos é o acusado de matar José Luiz. Ele foi apreendido poucos instantes de desferir os golpes.
No intuito de oferecer mais serviços para a população, a Câmara de Parnamirim passa a contar com um novo benefício. A partir desta segunda-feira (10), o cidadão do município poderá emitir sua carteira de identidade na sede da Casa Legislativa. A iniciativa acontece em parceria com o Instituto Técnico-Científico de Perícia do Rio Grande do Norte (ITEP/RN).
O Presidente da Câmara de Parnamirim, vereador Wolney França, destacou a importância de oferecer este serviço aos parnamirinenses: “Essa é uma ação de grande impacto, pois traz a população para dentro da Casa do povo e proporciona agilidade na emissão deste documento tão essencial”, afirmou o Presidente.
Para ter acesso ao serviço, o interessado deverá realizar solicitação através do aplicativo Câmara Conecta. A emissão da primeira via é feita de forma gratuita, enquanto a segunda via requer o pagamento de uma taxa de 35 reais ao ITEP/RN.
Serviço:
Emissão de Carteira de Identidade Local: Câmara Municipal de Parnamirim – Av. Castor Viêira Régis, s/n – Cohabinal. Horário: Segundas e sextas-feiras, das 8h às 16h. Terças e quintas-feiras, das 8h às 12h.
Documentos necessários para ambas as vias Certidão de nascimento ou casamento original ou xerox autenticada; Certidão de Pessoa Física (CPF); Cartão do SUS (opcional); CTPS (opcional); CNH (opcional); Tipo Sanguíneo (opcional).
O Idema disse que irá se posicionar, em um prazo de 20 dias, acerca das respostas aos questionamentos sobre a engorda da Praia de Ponta Negra. As respostas foram protocoladas pelo Município na manhã desta segunda-feira (10) e irão embasar as informações necessárias para a emissão da LP, a primeira de três licenças necessárias para a execução da obra.
O diretor-geral do Idema, Leon Aguiar informou que, durante a análise, se houver alguma dúvida, o Município será acionado para esclarecimentos. “As respostas foram apresentadas agora pela manhã, instantes antes de nos reunirmos e, portanto ainda vamos analisar. Se houver algum complemento a ser feito, vamos acionar o Município de maneira informal para esclarecimentos. Com isso, a gente espera ter um parecer final sobre a emissão da LP em agosto”, disse Leon Aguiar.
Na manhã desta segunda-feira (10), o Idema reuniu representantes da Prefeitura do Natal, como as Secretarias de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb) e Infraestrutura (Seinfra), além do Ministério Público do Estado(MPRN) no Parque das Dunas para debater questões técnicas referentes à engorda. O prefeito Álvaro Dias também participou da reunião.