Segurança Pública: Governo do RN ultrapassa marca de 10 mil promoções de policiais e bombeiros militares

Momento histórico para a segurança pública potiguar. Nesta quinta-feira (29), a governadora Fátima Bezerra assinou novas promoções de oficiais e praças da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros Militar, ultrapassando a marca de 10.000 promoções somente na atual gestão. Na PM foram 9.557 promoções, e mais 990 promoções no CBM.

Seguindo o calendário de promoções do quadro da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar, que ocorre nos meses de abril, agosto e dezembro, a governadora do do Rio Grande do Norte, professora Fátima Bezerra, assinou hoje (29) o ato que promoveu militares das duas corporações.

Na Polícia Militar, instituição de segurança pública que possui o maior efetivo, a assinatura promoveu 5 oficiais e autorizou a promoção de 782 praças.

Está autorizada a promoção a graduação de 187 subtenentes, 178 1° sargentos, 272 2º sargentos e 44 novos 3° sargentos, totalizando 782 praças da PMRN, promovidos no mês de dezembro.

Com este número histórico, a atual gestão estadual acredita na promoção dos agentes de segurança pública como forma de valorização profissional e motivação dentro da carreira militar. Trata-se de uma importante demonstração de reconhecimento por todo o empenho diário dos agentes de segurança pública.

O Governo do Rio Grande do Norte promoveu, só na PMRN, de 2019 a 2022, 9.557 policiais, sendo 305 oficiais e 9.252 praças.

TRF celebra posse da Desembargadora Federal Cibele Benevides

O Tribunal Regional Federal da 5ª Região – TRF5 realizou, na tarde desta quinta-feira (15), a sessão comemorativa da posse da desembargadora federal Cibele Benevides Guedes da Fonseca, que chegou à Corte para ocupar a última das nove vagas criadas na recente ampliação do Tribunal (Lei nº 14.253/2021) – a terceira ocupada por uma mulher. O evento foi uma cerimônia festiva, visto que a nova desembargadora foi formalmente empossada no último dia 23 de novembro, e já vem exercendo suas atividades. A cerimônia foi conduzida pelo desembargador federal Edilson Nobre Júnior, presidente do TRF5.

Procuradora da República por 20 anos – a maior parte deles atuando no Rio Grande do Norte –, Cibele Benevides ingressou no TRF5 em vaga destinada a membros do Ministério Público Federal (MPF), pelo quinto constitucional. Ela foi nomeada pela Presidência da República, no último dia 11 de novembro, a partir da lista tríplice enviada pelo Tribunal, como determina a Constituição Federal. A relação definida pela Corte continha os três nomes mais votados na lista sêxtupla apresentada pelo MPF, definida em eleição interna naquele órgão, com Benevides em 1º lugar.

No início da solenidade, acompanhada dos desembargadores federais Paulo Roberto de Oliveira Lima e Leonardo Coutinho, respectivamente decano e benjamim da Corte presente à sessão, Cibele entrou no Plenário ao som da música “Maria, Maria”, do cantor e compositor Milton Nascimento.

Ao desembargador federal Fernando Braga, também egresso do MPF, coube a tarefa de saudar a nova integrante, em nome da Corte. “Cibele é, desde muito cedo, reconhecida como extremamente dedicada aos estudos e como a mais culta entre as amigas”, relatou. “Ouço dizer que todo esse sucesso foi meio que sem querer, porque Cibele parece ser exatamente como aquele modelo descrito por Marcelo Camelo: aquele que faz o melhor de si, o melhor que é capaz, muito mais para viver em paz que para sagrar-se um vencedor”, afirmou Braga. A nova desembargadora federal também foi saudada pelo procurador-chefe do MPF na 5ª Região, Rafael Nogueira Filho, e pelo presidente da Ordem dos Advogados do Brasil/Seccional Rio Grande do Norte (OAB/RN), Aldo Medeiros Filho.

Em seu discurso, Cibele Benevides agradeceu a todos os desembargadores e desembargadoras do TRF5, que, ao terem decidido, por unanimidade, elaborar uma lista tríplice completamente feminina, reforçaram a importância da concretização da igualdade entre homens e mulheres nos espaços públicos e de decisão. “Foi uma honra imensa estar na lista tríplice histórica que este Tribunal elaborou. A primeira e única lista completamente feminina da história de todos os Tribunais Regional Federais do Brasil”, comemorou.

A magistrada também falou sobre as expectativas para o exercício das atividades na Corte. “Sendo mulher e tendo sido membro do Ministério Público Federal, renovo, aqui, diante dos meus pares, servidores e servidoras, minha família, amigos e amigas aqui presentes, meu compromisso de atenção especial ao princípio da igualdade, do zelo com a coisa pública, de dedicação irrestrita à atividade jurisdicional, que quero exercer sempre de forma humana, serena e altiva”.

Benevides também destacou o fato de se unir às desembargadoras federais Germana Moraes e Joana Carolina, empossadas em setembro deste ano, para ampliar a representatividade feminina na Corte.

Prestígio 

O evento contou com a presença de dezenas de autoridades de todo o país, como integrantes dos Poderes Judiciário, Executivo e Legislativo, militares, reitores e diversos membros do Ministério Público federal, além de amigos e familiares da nova desembargadora federal. Compuseram a mesa o procurador-chefe do MPF na 5ª Região, Rafael Nogueira Filho; o ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Francisco Falcão, representando a presidente daquela Corte, Maria Thereza de Assis Moura; o secretário de Justiça e Direitos Humanos de Pernambuco, Cloves Benevides, representando o governador Paulo Câmara; a secretária de Trabalho, da Habitação e da Assistência Social do Rio Grande do Norte, Iris Maria de Oliveira, representando a governadora Maria de Fátima Bezerra; e a secretária-geral adjunta do Conselho Federal da ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Milena da Gama Fernandes Canto representando o presidente da entidade, José Alberto Simonetti.

Também prestigiaram a cerimônia os ministros do STJ Marcelo Navarro Ribeiro Dantas e Rogério Schietti, além do desembargador federal emérito do TRF5, Francisco Cavalcanti, e do prefeito da cidade do Recife, João Campos.

Fonte: blog do Heitor Gregório

Prefeitura realiza entrega de equipamentos e oficializa comandante e subcomandante da Guarda Municipal

 

A Prefeitura de São Gonçalo do Amarante realizou a cerimônia de entrega dos novos equipamentos e fardamentos, além das credenciais e promoções do novo comandante e subcomandante da Guarda Municipal. A solenidade, que contou com a presença do prefeito Eraldo e de diversas autoridades de segurança do estado, teve ainda o intuito de oficializar o convênio com a Polícia Federal para viabilização do porte armas para os guardas.

Na ocasião, foram oficializados o comandante Joselito Martins de Araújo e o subcomandante Leandro Gomes de Carvalho. Ambos haviam sido nomeados em outubro para assumir o comando da Guarda.

“Hoje está se construindo uma nova história”, destacou o subcomandante Leandro, que lembrou os avanços conquistados pela GM nos últimos meses, como os equipamentos entregues, melhora do vale alimentação e convocação dos novos 30 GM’s que vão compor o efetivo municipal a partir do ano que vem.

O discurso do comandante Joselito foi de agradecimento e de garantia que cumprirá com a missão que lhe foi confiada. Ele falou dos projetos que estão sendo planejados para uma atuação ainda mais eficaz da GM no município.

Durante a solenidade, o prefeito Eraldo disse que é preciso haver integração entre as forças de segurança para que a violência seja cada dia mais erradicada da sociedade, e que, melhorar as condições de trabalho da Guarda Municipal, é garantia de que o município está preocupado com a vida da população. “Há alguns anos nós estávamos entre as dez cidades mais violentas do Brasil. E nós temos que combater isso. Eu como prefeito, como cidadão, como morador da cidade, vou dar a minha pequena contribuição para gente ter a criançada viva, ter os negros vivos, ter as mulheres vivas, ter a juventude podendo viver”, enfatizou.

Fonte: prefeitura de São Gonçalo

Caixa Econômica Federal libera até R$ 1.000 em benefício extraordinário para trabalhadores


A Caixa Econômica Federal continua a empurrar o FGTS excepcional para os trabalhadores. Todo mundo com fundo de garantia, seja em contas ativas ou inativas, tem direito a pagar.

Uma conta ativa é a conta associada à função atual e as contas inativas estão associadas a funções anteriores, já que não houve taxa. Essa medida faz parte do programa de renda e oportunidade do governo federal. O objetivo é estimular a economia e os empregos.

Segundo informações da Caixa, 42 milhões de brasileiros até o final do ano serão beneficiados com esse benefício excepcional. O valor total da receita total pode chegar a 30 bilhões de riyals em todo o país.


Você não precisa solicitar o valor, o dinheiro vai diretamente para a conta da Caixa Tem. Mesmo que você não tenha essa conta, o caixa abre automaticamente para cada trabalhador.

O valor estará disponível para saques em dinheiro, pagamentos em conta e compras usando o cartão de débito virtual no aplicativo. Além disso, é preciso atenção a alguns detalhes. O valor máximo é de 1000 reais por trabalhador, não do FGTS.

Quem tiver menos de R$ 1.000 na conta vai sacar menos, pois o saque é feito de acordo com o saldo. Apesar de ser um processo automático, o uso do dinheiro não é obrigatório. Quem não quiser, simplesmente não usa e os recursos retornam para a conta do FGTS após 15 de dezembro.

Fonte: Rede Brasil

Morre Pelé, o Rei do Futebol, aos 82 anos

Edson Arantes do Nascimento morreu nesta quinta-feira, aos 82 anos. Filho de Celeste e João Ramos (apelidado de Dondinho), pai de Edinho, Flávia, Sandra, Kelly, Joshua, Celeste e Jennifer, avô de Octávio, Gabriel, Rubi Rose, Malcolm, Ella, Enzo, Stephany, Sophia e Arthur, Pelé estava internado havia 30 dias e não resistiu às complicações decorrentes de um câncer de cólon.

Edson nasceu em Três Corações, no interior mineiro. Ainda na infância, mudou-se para Bauru. Lá, passou seus primeiros anos jogando bola pelas ruas, até chegar a Santos. Depois de atingir sucesso profissional, administrou uma empresa de eventos. Manteve boa saúde até começar a sentir dores abdominais e ser internado com alguma frequência a partir do final de 2014.

Pelé surgiu em Santos — cidade que mudaria sua vida e o mundo a partir dos anos 1950. Aos 17 anos, teve sua primeira convocação para a Seleção. Com esta idade, disputou, ganhou e foi protagonista da Copa do Mundo de 1958, na Suécia. Entrou no time comandado por Vicente Feola nas quartas de final, ao lado de Garrincha (juntos, aliás, jamais perderam um só jogo pelo time nacional). Fez gol contra França, contra País de Gales e contra os donos da casa. E já, naquela idade, foi chamado pela primeira vez por um nome que seria (ou será) conhecido enquanto exstir vida na Terra: Rei.

Edson, no ano seguinte, estava machucado nas duas partidas finais do Santos contra o Milan de Amarildo e Mazola. Mas Pelé havia marcado duas vezes no jogo de ida, na Itália, e ajudado o time paulista a levar o bi, o quarto campeonato mundial do camisa 10.

Em 1970, Pelé, no México, tornou-se pentacampeão mundial. E tri de Copas. Ninguém mais conseguiu atingir este feito.

O que aconteceu com o Cosmos

Seis anos antes, Edson, teve Sandra Regina. Uma moça com todas as suas feições e até voz semelhantes. E que jamais reconheceu como filha.

Pelé, em novembro de 1969, atingiu um feito poucas vezes igualado. Depois de converter um pênalti sobre o goleiro Andrada, do Vasco, alcançou seu milésimo gol (de 1.232 registrados em 1.314 jogos). Na comemoração, pediu que todos cuidassem das crianças do Brasil.

Pelé, um notável goleador, também ficou conhecido pelos lances em que a bola não entrou. Na Copa de 1970, no jogo contra a Inglaterra, obrigou o goleiro Banks a fazer o que foi considerado pela Fifa como a mais difícil defesa da história do futebol. No mesmo Mundial, imortalizou lances que não foram gols, como o drible de corpo sobre Mazurkiewicz ou chute do meio do campo contra a Tchecoslováquia. Em ambos, a bola passou a centímetros da trave.

Edson deixou os gramados em 1977. A esta altura, Pelé havia sido transferido para o Cosmos, com o objetivo de popularizar o futebol nos Estados Unidos.

Pelé, então, virou um adjetivo. Quando alguém é incontestavelmente o melhor em sua área, é chamado de Pelé. Por exemplo: Michael Jordan é o Pelé do basquete. Jimi Hendrix é o Pelé da guitarra elétrica.

Edson assinou contratos milionários para uso de sua imagem, envolveu-se em polêmicas com outros jogadores e foi criticado por ter se posicionado poucas vezes em questões importantes, como a luta contra racismo.

Foto da família no hospital

Pelé foi eleito, nos anos 1980, o Atleta do Século. Virou hors-concours em premiações como a Bola de Prata da Revista Placar e o Ballon d’Or da Fifa. Em diversas pesquisas, seu rosto acabou sendo o mais reconhecido em todas as partes do mundo, superando líderes políticos e religiosos. Ganhou a condecoração máxima da família real inglesa — na prática foi um rei admirando outro rei.

Pelé foi convidado para atuar em filmes, cantar e escrever. Mas seu talento maior era para o futebol. Por isso, deixou que Edson tentasse a carreira artística longe da bola. Inclusive na política.

Edson foi ministro dos Esportes, no governo Fernando Henrique Cardoso. Sua passagem ficou marcada pela criação de uma lei que homenageava Pelé. Ela revolucionou o futebol brasileiro, para o bem e para o mal.

Graças à história de Pelé, Edson foi comentarista de futebol. E, quando ficava nervoso diante das câmeras, repetia palavras. A mais conhecida — e imitada — foi “entende?”, que fazia ao final de cada sentença.

Pelé foi chamado de extraterrestre por Di Stéfano. O argentino considera impossível compará-lo a qualquer outro jogador de futebol que tenha surgido.

Edson foi casado três vezes. A primeira mulher foi Rosi, com quem teve três filhos. Com Assíria, mais dois. Ainda deixou outros dois herdeiros, frutos de outros relacionamentos. Sua vida romântica tem ainda tem um relacionamento com a apresentadora de TV Xuxa. Desde 2016, estava casado com a empresária Márcia Cibele Aoki.

Pelé será homenageado pelo Santos

Pelé interrompeu uma guerra. Ao menos é o que diz a lenda. Durante uma excursão do Santos na África, houve um acordo de cessar-fogo entre os grupos que conduziam uma batalha civil. Ela se estenderia enquanto o time brasileiro estivesse no território. A disputa só recomeçaria depois que o avião levantasse voo.

Pelé é também protagonista de outra lenda, cujas testemunhas são o narrador Galvão Bueno e o comentarista Juca Kfouri. Os dois juram que, durante um jantar na casa de um político mexicano, em 1986, um menino de dois anos, ao olhar para Pelé, perguntou: “Onde está a bola?”. Incrédulos, os dois passaram a acreditar que, na verdade, todo mundo nasce já sabendo quem é Pelé.

Pelé é eterno.

Fonte: GZH

Parnamirim: Prefeitura credita salários de dezembro nesta quinta

A atual administração municipal tem se destacado pela sua pontualidade no cumprimento do calendário de pagamento da folha. No penúltimo dia útil do ano (29), a Prefeitura realiza o crédito dos salários, completando mais de 70 meses de remunerações depositadas rigorosamente em dia.

De acordo com a Secretaria Municipal de Administração e Recursos Humanos (SEARH), neste mês de dezembro, considerando os encargos e o valor bruto, mais de 30 milhões de reais integram a ordem de pagamento dos 6.235 servidores, e quase 20 milhões em valores líquidos são injetados na economia parnamirinense, concluindo 2022 com efeitos positivos.

Para o Prefeito Rosano Taveira, manter a folha de pagamento em dia continua sendo uma de suas prioridades. “Respeitar e reconhecer o trabalho dos nossos servidores é fundamental para que se tenha motivação e bons resultados”, afirmou.

Texto: Jean Xavier

Fonte: prefeitura de Parnamirim

ENTIDADES DO FISCO PARABENIZAM GOVERNADORA FÁTIMA PELA ESCOLHA DE PEDRO LOPES PARA ADMINISTRAÇÃO

O SINDIFERN (Sindicato dos Auditores Fiscais do RN) e a ASFARN (Associação dos Auditores Fiscais do RN) parabenizam a Governadora reeleita Fátima Bezerra pela indicação do Auditor Fiscal Pedro Lopes de Araújo Neto para chefiar a Secretaria de Estado da Administração, a partir de 1º de janeiro.

“Desta forma, ao delegar o comando da SEAD a um servidor público de carreira, com relevantes serviços já prestados ao RN enquanto atuou na Controladoria Geral do Estado, a Governadora Fátima Bezerra reafirma o compromisso de manutenção de um perfil técnico e comprometido em seu Governo”, destaca o presidente do SINDIFERN, Juarez Moura.

“Desejamos sucesso ao colega Pedro Lopes nesta nova missão. Temos convicção plena que o novo Secretário irá dignificar a SEAD, assim como fez frente à CONTROL, sempre pautando sua atuação com espírito público, equilíbrio e estrita observância nos preceitos legais e constitucionais”, acrescenta Edilson Jr, presidente da ASFARN.