A Unidade de Pronto Atendimento de Nova Esperança, em Parnamirim, registrou um fluxo de atendimento eficiente durante as primeiras horas da madrugada deste domingo (4), apesar dos desafios enfrentados pela unidade. Segundo os prontuários de pacientes, de meia-noite às 9h, o tempo médio de atendimento foi de cerca de 3 horas, da recepção até a alta médica, o que é comparável ao tempo de espera de hospitais particulares.
O novo serviço ‘Posso Ajudar?’ tem contribuído para esse resultado, principalmente no controle do fluxo da recepção, que agora tem menos pessoas aguardando, o que aumenta a rapidez e a eficiência do serviço.
Durante a madrugada, os poucos pacientes no corredor da unidade estavam em observação, depois de receber medicação, ou aguardavam o surgimento de vagas na rede estadual de saúde para serem transferidos. Apesar disso, manter a unidade em funcionamento com um tempo de espera considerado ‘aceitável’ para o paciente é um grande desafio para as equipes que trabalham na UPA, já que a unidade não acolhe pacientes apenas pela recepção. A todo momento chegam ambulâncias com pacientes em busca de estabilização e de pronto atendimento. A maioria dos casos são psiquiátricos, o que por vezes é um grande desafio para as equipes médicas.
Normalmente, a unidade realiza mais de 300 atendimentos diários, mas já houve dias de mais de 500 procedimentos realizados. Neste domingo, a UPA contava com 5 profissionais médicos atendendo, um na observação, dois intensivistas (nas alas vermelha e amarela) e um profissional dentista para os casos de urgência. “A escala médica está completa, o laboratório está abastecido e o estoque de medicação está dentro da normalidade. Desde meia-noite até o início da manhã, conseguimos atender bem à demanda e controlar a movimentação de pacientes. No geral, consideramos ter sido uma madrugada tranquila”, disse a encarregada pela unidade, Karina Ferreira.