Parnamirim realiza blitz educativa com alunos da Escola Silvino Bezerra

Os alunos do 6º ano da Escola Silvino Bezerra começaram a semana de atividades de uma forma bem diferente. A Secretaria de Segurança, Defesa Social e Mobilidade Urbana de Parnamirim (Sesdem) está executando uma série de atividades durante o Maio Amarelo e, na última semana, capacitou os alunos para uma aula diferente: uma blitz educativa realizada nesta segunda-feira (26) na Avenida João XXIII, na Cohabinal.

A ação contou com a distribuição de panfletos e orientações aos motoristas, motociclistas e pedestres por parte dos alunos. Nas abordagens, os estudantes parnamirinenses parabenizaram motoristas que estavam utilizando o cinto de segurança, motociclistas com o capacete afivelado e viseira sendo utilizada da forma correta, além dos pedestres, que precisam fazer o sinal de vida (estender o braço) para sinalizar que pretende atravessar na faixa de pedestre.

O Maio Amarelo é o período dedicado à reflexão de toda a sociedade sobre o número alarmante de acidentes nas estradas e rodovias. O tema deste ano, “Desacelere: Seu Bem Maior é a Vida”, é um convite à reflexão de todos os atores envolvidos no trânsito das cidades e da população como um todo. Pequenas orientações, como o que foi trabalhado na Blitz Educativa desta segunda, podem realmente salvar vidas. A ação também contou com a participação da equipe da BR-Moto Honda, concessionária de motocicletas com loja na cidade que mantém parceria duradoura com o município.

A manhã diferente dos alunos foi acompanhada pela cúpula da Secretaria Municipal de Educação e pela prefeita Nilda Cruz, que fez questão de interagir com os alunos e participar das abordagens e orientações aos motoristas. “Essa é uma ação muito importante! Estamos começando pela base da sociedade, que são as nossas crianças. Para os motoristas, pedimos sempre cautela e atenção para que tenhamos um trânsito mais seguro e tranquilo em nossa Parnamirim”, disse a prefeita.

PGR pede que Moraes abra ação contra Eduardo Bolsonaro por atuação nos EUA

Foto: Reprodução

Segundo o procurador-geral da República, o deputado tem utilizado um “tom intimidatório” para tentar atrapalhar o julgamento técnico da ação penal contra o ex-presidente Jair Bolsonaro pela tentativa de golpe de Estado no país.

A Procuradoria-Geral da República (PGR) pediu ao Supremo Tribunal Federal (STF) a abertura de um inquérito contra o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP), por atuar nos Estados Unidos contra o Judiciário brasileiro.

O relator do pedido será o ministro Alexandre de Moraes, por ter relação com outras investigações que tramitam na Corte, como o inquérito das fake news e a ação penal que apura uma tentativa de golpe de Estado no país.
Segundo o procurador-geral, Paulo Gonet, o parlamentar tem utilizado um “tom intimidatório” para tentar atrapalhar o julgamento técnico da ação penal contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) pela tentativa de golpe de Estado.

“A busca por sanções internacionais a membros do Poder Judiciário visa interferir sobre o andamento regular dos procedimentos de ordem criminal, inclusive ação penal em curso contra o sr. Jair Bolsonaro”, afirma Gonet na petição.

Para ele, as manifestações de Eduardo mostram que ele “se dedica com denotada diligência ao intuito de impedir, com a ameaça, o funcionamento pleno dos poderes constitucionais” não só do Supremo, mas também da Polícia Federal e da própria PGR.

Segundo Gonet, a gravidade das ameaças se tornou ainda mais relevante depois que o secretário de Estado norte-americano, Marco Rubio, admitiu a possibilidade de aplicar sanções ao ministro Alexandre de Moraes, do STF.

“As retaliações buscadas, concatenadas e anunciadas intrepidamente contra as autoridades responsáveis pela condução dos casos mencionados nesta peça se assomam como graves atos de interferência sobre o livre exercício dos poderes constitucionais”, frisa o PGR.

De acordo com ele, é preciso investigar crimes como coação no curso do processo e embaraço à investigação de infração penal que envolva organização criminosa. Gonet diz que também não se pode descartar a apuração sobre tentativa de abolir o Estado de Direito.

Gonet pede que, caso Moraes autorize a abertura do inquérito, determine a oitiva do deputado Lindbergh Farias (PT-RJ), uma vez que ele entrou com representação criminal na PGR narrando fatos bastante semelhantes.

O requerimento do procurador-geral também inclui o monitoramento e a preservação do conteúdo postado por Eduardo nas redes sociais e o depoimento do próprio ex-presidente Bolsonaro, já que ele seria o responsável financeiro pela permanência do filho nos EUA.

Outra diligência seria a intimação de Eduardo para prestar “esclarecimentos úteis para os fins do inquérito” e também a oitiva de autoridades diplomáticas brasileiras nos Estados Unidos que possam colaborar com a investigação.

CNN Brasil

Neymar fora, Hugo Souza dentro: veja surpresas e ausências da 1ª lista de Ancelotti

(Reprodução/CBF)
Foto: Reprodução/CBF

Treinador convocou os jogadores para as partidas contra o Equador, em Guaiaquil, no dia 5 de junho, e o Paraguai, em São Paulo, no dia 10 de junho.

O técnico italiano Carlo Ancelotti fez sua primeira convocação como treinador da seleção brasileira, selecionando os jogadores para as partidas contra o Equador, em Guaiaquil, no dia 5 de junho, e o Paraguai, em São Paulo, no dia 10 de junho.

Neymar ficou de fora, apesar de ter voltado aos campos na semana passada pelo Santos. Hugo Souza, goleiro do Corinthians, e Alexsandro, zagueiro do Lille, foram as grandes novidades da lista do italiano. Além disso, o volante Casemiro, multicampeão com Ancelotti no Real Madrid, voltou a ser convocado.

Sobre a ausência do craque do Santos, Ancelotti disse que conversou com o jogador na manhã desta segunda-feira para explicar por que ele não seria convocado.

“Atualmente temos muitos jogadores que sofrem lesões e que não podem estar na seleção, como Neymar. O que eu quero dizer é que o Brasil tem muitos jogadores talentosos e logicamente, no caso específico de Neymar, contamos com ele. É a seleção nacional. O Brasil conta com ele”, disse o italiano.

Com presença significativa do Flamengo, que emplacou cinco atletas (Danilo, Léo Ortiz, Alex Sandro, Wesley e Gerson), e apenas dois do futebol brasileiro fora do clube carioca (Estêvão, do Palmeiras e Hugo Souza, do Corinthians), Ancelotti sinalizou um olhar atento ao Campeonato Brasileiro, mas sem descartar grandes nomes que atuam no exterior.

Já sobre a volta de Casemiro, Ancelotti disse que o volante acrescenta “atitude, compromisso, sacrifício”: “E muitos dos que foram convocados têm isso. É um aspecto fundamental, principalmente para se preparar para o Mundial. Eu acho que, assim, nós sairemos muito bem”.

Entre os novatos, destacam-se Andrey Santos (Strasbourg), Alexsandro Ribeiro (Lille) e Hugo Souza (Corinthians). Todos buscam espaço em um grupo que mescla juventude com nomes mais consolidados, como Alisson, Marquinhos, Raphinha e Bruno Guimarães.

Confira a lista:

Goleiros

  • Alisson (Liverpool)
  • Bento (Al Nassr)
  • Hugo Souza (Corinthians)

Laterais

  • Alex Sandro (Flamengo)
  • Carlos Augusto (Inter de Milão)
  • Vanderson (Monaco)
  • Wesley (Flamengo)

Zagueiros

  • Alexsandro (Lille)
  • Beraldo (PSG)
  • Marquinhos (PSG)
  • Leo Ortiz (Flamengo)
  • Danilo (Flamengo)

Meias

  • Andreas Pereira (Fulham)
  • Andrey Santos (Strasbourg)
  • Bruno Guimarães (Newcastle)
  • Casemiro (Manchester United)
  • Ederson (Atalanta)
  • Gerson (Flamengo)

Atacantes

  • Antony (Betis)
  • Estevão (Palmeiras)
  • Gabriel Martinelli (Arsenal)
  • Matheus Cunha (Wolverhampton)
  • Raphinha (Barcelona)
  • Richarlisson (Tottenham)
  • Vini Junior (Real Madrid)

 

Infomoney

Macron é agredido pela esposa no rosto: “Briguinha de casal”; vídeo

Foto: Reprodução

Um colaborador próximo do presidente da França descreveu mais tarde o incidente como uma “briga inofensiva de casal”.

O gabinete do presidente da França, Emmanuel Macron, admitiu que sua esposa, Brigitte, o agrediu durante uma discussão, após imagens mostrarem a primeira-dama empurrando seu rosto enquanto o avião que transportava os dois pousava em Hanói, no Vietnã, nesse domingo (25/5).

Um vídeo do incidente, que viralizou nas redes, mostra a porta do avião do presidente francês se abrindo, revelando o momento tenso entre o casal. Veja;

Nas imagens, os braços de Brigitte surgem do lado esquerdo da porta da aeronave, quando ela coloca as duas mãos no rosto do marido e o empurra. O presidente parece assustado, mas se recupera rapidamente e se vira para acenar para o público.

Brigitte permanece escondida pela fuselagem da aeronave, impossibilitando a visualização de sua expressão facial ou linguagem corporal.

O casal então desce a escada para a recepção oficial das autoridades vietnamitas, embora Brigitte Macron não aceite o braço oferecido pelo marido.

O gabinete de Macron inicialmente negou a autenticidade das imagens, antes de serem confirmadas como genuínas. Um colaborador próximo do presidente descreveu mais tarde o incidente como uma “briguinha de casal”.

Metrópoles

Trump diz que Putin ‘está louco’ e que intenção de conquistar a Ucrânia será sua ‘ruína’

O presidente dos EUA, Donald Trump (esq.), e o presidente da Rússia, Vladimir Putin
Foto: Elijah Nouvelage and Alexander NEMENOV / AFP

Presidente americano também criticou Volodymyr Zelensky: ‘Tudo o que sai da boca dele causa problemas’.

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou que o presidente russo, Vladimir Putin, “está louco”, ao comentar sobre os recentes ataques a cidades ucranianas, e advertiu que qualquer tentativa de dominar toda a Ucrânia “levará a Rússia à ruína”.

“Sempre tive uma boa relação com Vladimir Putin, mas algo aconteceu com ele. Ele ficou completamente louco”, escreveu Trump no domingo em sua rede social, a Truth Social. “Sempre disse que ele quer toda a Ucrânia, não apenas uma parte, mas se tentar, levará a Rússia à ruína”.

O presidente norte-americano também criticou seu homólogo ucraniano, Volodymyr Zelensky, ao afirmar que “não está fazendo nenhum favor ao seu país ao falar da maneira como fala”.

“Tudo o que sai da boca dele causa problemas. Não gosto disso, seria melhor que ele parasse”, insistiu Trump em relação a Zelensky.

Mais cedo no domingo, Trump havia declarado que não está “nada satisfeito” com Putin, depois de Moscou lançar um grande ataque com drones contra a Ucrânia, que deixou 12 mortos.

No passado, Trump já demonstrou admiração por Putin, mas nas últimas semanas expressou frustração com a posição de Moscou nas negociações por uma trégua com Kiev, que estão estagnadas.

— Não estou nada satisfeito com o que Putin está fazendo. Está matando muita gente. Não sei o que diabos aconteceu com ele — disse Trump no aeroporto de Morristown antes de embarcar no Air Force One. — Conheço ele há muito tempo. Sempre me dei bem com ele, mas agora ele está lançando mísseis em cidades e matando pessoas. Não gosto nada disso.

Os ataques russos contra a Ucrânia ocorreram após os dois países realizarem a maior troca de prisioneiros desde o início da invasão russa em fevereiro de 2022. Foram 1.000 prisioneiros enviados de volta a cada um dos respectivos lados.

Trump disse que considera “absolutamente” novas sanções contra a Rússia como resposta aos últimos ataques na Ucrânia.

Trump e Putin conversaram por telefone durante duas horas na segunda-feira, após o que o presidente norte-americano afirmou que Moscou e Kiev “começariam imediatamente negociações por um cessar-fogo”.

Em mais de três anos de guerra, Putin não fez nenhum compromisso concreto para encerrar a invasão da Ucrânia, anunciando apenas diretrizes das exigências russas para um acordo de paz.

O Globo

Show da Camisa de Vênus no Cactus Moto Fest gera revolta em Currais Novos

Falas de Marcelo Nova, da banda Camisa de Vênus, geraram revolta durante show em Currais Novos. Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Prefeito da cidade repudiou as declarações do vocalista da banda e a organização do evento emitiu nota com relação ao show da banda Camisa de Vênus: “O Cactus Moto Club reforça o compromisso com a organização de eventos que respeitem o público e valorizem a cultura, e seguirá atento para que situações como esta não se repitam.

A banda Camisa de Vênus — atração principal da terceira noite do Cactus Moto Fest, em Currais Novos — deverá passar um bom tempo sem ser convidada para tocar no evento. Durante a apresentação dos músicos, o vocalista Marcelo Nova gerou polêmica com declarações que teriam desagradado parte do público e estão causando revolta até agora.

Um dos indignados é o próprio prefeito da cidade, Lucas Galvão, que usou suas redes sociais para — em nome da Prefeitura — repudiar veementemente “as declarações desrespeitosas e de cunho pejorativo, preconceituoso e de intolerância religiosa”. Veja abaixo a nota do prefeito na íntegra:

“A Prefeitura de Currais Novos repudia veementemente as declarações desrespeitosas e de cunho pejorativo, preconceituoso e de intolerância religiosa, proferidos na noite deste sábado (24) por uma das bandas que realizaram show no evento ‘Cactus Moto Fest’. Compreendendo que o evento tem caráter plural, não é aceitável, em nenhuma hipótese, que se use da plataforma do evento para proferir mensagens que atentem contra a dignidade e o respeito. Atitudes como estas, independente de artista ou pessoa, será repudiado e inaceitável.”

A organização do Cactus Moto fest também emitiu nota com relação ao show da banda Camisa de Vênus. Confira a nota na íntegra:

“O Cactus Moto Club vem a público esclarecer que assume integralmente a responsabilidade pela escolha da banda Camisa de Vênus para se apresentar no evento realizado no município de Currais Novos. O Cactus Moto Clube, assim como a população curraisnovense, lamenta a apresentação e os termos inapropriados utilizados pelo vocalista da referida banda e reitera que a contratação da banda foi uma decisão exclusiva do Cactus Moto Club, sem qualquer participação ou interferência dos parceiros institucionais, apoiadores ou patrocinadores do evento, os quais não possuem qualquer responsabilidade sobre esta escolha específica. Reiteramos também que a escolha se baseou exclusivamente em critérios artísticos relacionados com o público amante ao rock e sem qualquer relação posições e opiniões pessoais do mesmo. O Cactus Moto Club reforça o compromisso com a organização de eventos que respeitem o público e valorizem a cultura, e seguirá atento para que situações como esta não se repitam.”

No show, que teve transmissão ao vivo, é possível ver que o vocalista se dirige a um ponto da plateia quando começa a falar, dando a entender que estaria respondendo a a alguém ou algum grupo especificamente. Na transmissão é possível ver também que em diferentes momentos a plateia se manifesta aparentando estar gostando do show.

Assista abaixo uma das falas que causou revolta durante o show da banda Camisa de Vênus em Currais Novos. (Atenção: as declarações contém palavrões):

 

Novo Noticias

José Vanildo é eleito vice-presidente da CBF em chapa liderada por Samir Xaud

jose vanildo fnf 4 930x524
Foto: Iuri Seabra / FNF

Presidente da Federação Norte-rio-grandense de Futebol integra diretoria da entidade que comandará o futebol brasileiro até 2029.

Samir Xaud é o novo presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). O dirigente de Roraima foi confirmado no comando da entidade na manhã deste domingo 25, após eleição realizada na sede da CBF, no Rio de Janeiro. Ele assume imediatamente o cargo e terá mandato até 2029.

Oito vice-presidentes também foram eleitos. Entre eles está o presidente da Federação Norte-rio-grandense de Futebol (FNF), José Vanildo da Silva. Completam a lista Ednailson Leite Rozenha, Fernando José Macieira Sarney, Flávio Diz Zveiter, Gustavo Dias Henrique, Michelle Ramalho Cardoso, Ricardo Augusto Lobo Gluck Paul e Rubens Renato Angelotti.

Mesmo sendo candidato único, Samir Xaud não obteve unanimidade de votos. Ele recebeu 103 pontos de um total de 141 possíveis. Estiveram presentes na eleição 26 federações e 20 clubes. O sistema de votação atribui peso três aos votos das federações, peso dois aos clubes da Série A e peso um aos da Série B.

A posse da nova diretoria é imediata e válida até 2029. A eleição foi realizada após o encerramento antecipado do mandato anterior, que havia sido anulado por decisão judicial. Na última eleição, que reelegeu Ednaldo Rodrigues, houve unanimidade na votação.

Agora RN