Curso de Liderança tem início com foco em formação estratégica e parceria com o Senac

A Câmara Municipal de Parnamirim deu início, na tarde desta segunda-feira (20/05), ao Curso de Liderança, promovido pela Escola do Legislativo em parceria com o Senac. A iniciativa marca um importante passo na qualificação de servidores e da comunidade, com foco no fortalecimento da gestão pública e no desenvolvimento de competências essenciais de liderança.

A solenidade de abertura contou com a presença do presidente da Casa, vereador Dr. César Maia, além das vereadoras Rárika Bastos e Rafaela de Nilda, que prestigiaram o início das atividades formativas. A abertura oficial foi conduzida pela pedagoga da Escola do Legislativo, Josilane Marques, que ressaltou a importância da formação contínua como ferramenta de transformação institucional e social.

O curso está sendo ministrado pela especialista Íres Melo, do Senac, e tem como foco o desenvolvimento de habilidades como comunicação assertiva, inteligência emocional, tomada de decisão estratégica e motivação de equipes.

Com programação prevista até o dia 23 de maio, as aulas acontecem das 13h30 às 17h30, no Plenarinho Profª Eva Lúcia. Direcionado especialmente a diretores e coordenadores da Câmara, o curso também foi aberto à comunidade, conforme disponibilidade de vagas, reafirmando o compromisso da Escola do Legislativo com a educação cidadã e participativa.

Referência em gestão, Mossoró participa de fórum no Conselho Nacional de Justiça em Brasília

O Município de Mossoró tem se tornado cada vez mais referência nacional no quesito gestão e eficiência pública. Nesta quarta-feira (21), a Prefeitura de Mossoró participou de reunião no Conselho Nacional de Justiça (CNJ), em Brasília/DF, para discutir medidas visando a redução de processos judiciais tributários, na busca de soluções mais ágeis e eficazes.

Mossoró foi convidada pelo CNJ a participar da Rede Nacional de Tratamento Adequado da Alta Litigiosidade Tributária, representando as Administrações Tributárias dos municípios de médio porte de todo o país.

O secretário municipal da Fazenda, Edilson Júnior, explica a importância da participação. ‘’Estamos hoje participando dessa reunião no CNJ, contribuindo para esse importante debate na busca de soluções administrativas e judiciais para diminuir o elevado número de ações de execução fiscal. É uma honra para Mossoró participar desse colegiado tão relevante, como representante fazendário de todos os municípios de médio porte do país’’, destacou Edilson.

Mossoró também tem se destacado nacionalmente pelo conjunto de ações adotadas pela gestão Allyson Bezerra no tocante a modernidade e eficiência dos serviços públicos. Como exemplo, temos o ‘’Sefaz Digital’’, que garante a oferta de serviços aos contribuintes de Mossoró de forma facilitada, segura e rápida. O Programa Mossoró Digital, que engloba estes e outros serviços digitais, foi implantado pelo prefeito Allyson Bezerra em 2021.

Audiência Pública no Legislativo vai tratar demandas do bairro Parque das Árvores

Com o objetivo de debater as principais demandas e buscar soluções para os problemas enfrentados pela comunidade do bairro Parque das Árvores, a Câmara Municipal de Parnamirim realizará uma Audiência Pública para tratar do tema.

Por autoria do parlamentar Thiago Fernandes, a Audiência ocorrerá nesta sexta-feira, 23, às 9h, no Plenário Dr. Mário Medeiros. Líderes do governo, representantes da imprensa e a população estão convidados a participar do debate.

Serviço
O quê: Audiência Pública: Discutir as principais demandas do bairro Parque das Árvores
Quando: Sexta-feira (23), às 9h
Propositor: vereador Thiago Fernandes
Onde: Plenário Dr. Mário Medeiros, na sede da Câmara Municipal de Parnamirim

Operação Fake PIX: Polícia prende suspeitas de aplicar golpes no interior do RN

Duas mulheres, de 24 e 55 anos, foram presas nesta quarta-feira (21), no âmbito da “Operação Fake PIX”, deflagrada pela Polícia Civil com o objetivo de desarticular uma associação criminosa responsável por aplicar golpes contra estabelecimentos comerciais no município de Santo Antônio, no Agreste Potiguar. Durante a ação, foram cumpridos dois mandados de busca e apreensão e os mandados de prisão temporária em desfavor das duas suspeitas. Elas foram detidas em Natal.

A operação chegou à segunda fase e foi deflagrada por policiais civis do 1º Núcleo de Investigação Qualificada (NIQ) e da 66ª Delegacia de Polícia de Santo Antônio. De acordo com as investigações, as suspeitas integrariam um grupo criminoso que realizava compras em comércios locais utilizando falsos comprovantes de transferência via PIX. Os produtos eram entregues antes que os comerciantes percebessem que os valores não haviam sido creditados nas contas bancárias.

Durante as diligências nas residências das investigadas, as equipes deram cumprimento às ordens judiciais, resultando na prisão temporária das duas mulheres, que foram conduzidas à delegacia para a realização dos procedimentos legais e, em seguida, encaminhadas ao sistema prisional, onde permanecem à disposição da Justiça.

As investigações prosseguem com o objetivo de identificar e localizar outros integrantes do grupo criminoso, bem como apurar a extensão dos prejuízos causados às vítimas.

A Polícia Civil do Rio Grande do Norte reforça a importância da colaboração da população, que pode repassar informações de forma anônima e segura por meio do Disque Denúncia 181.

Parnamirim amplia vacinação contra Influenza para toda a população

Foto: Augusto Ferreira

A Prefeitura de Parnamirim está disponibilizando, em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs), a vacinação contra a Influenza para toda a população, independentemente de faixa etária ou grupos prioritários.

Além da imunização contra a gripe, os cidadãos também poderão aproveitar a oportunidade para atualizar a caderneta de vacinação, garantindo proteção contra diversas doenças.

A iniciativa faz parte das ações preventivas da gestão municipal, que tem como objetivo ampliar a cobertura vacinal e promover mais qualidade de vida para a população.

Parnamirim já se destaca como referência em imunização no estado. No último Dia D de vacinação promovido pelo município, 3.107 pessoas foram imunizadas contra a Influenza, colocando a cidade em primeiro lugar entre os municípios do Rio Grande do Norte, segundo dados da plataforma RN+ Vacina. Ao todo, considerando todos os imunizantes disponíveis, foram aplicadas mais de 4.800 doses em apenas um único dia.

‘Prefiro o Lula’: entenda demissão de Wajngarten do PL a mando de Michelle Bolsonaro

(Foto: Alan Santos/PR)
Foto: Alan Santos/PR

Advogado do ex-presidente fez comentários críticos à ex-primeira-dama em conversas com o tenente-coronel Mauro Cid.

Ex-secretário de Comunicação do governo de Jair Bolsonaro e advogado do ex-presidente em diferentes processos, Fabio Wajngarten foi demitido pelo PL nesta terça-feira. Como mostrou a colunista do Globo Bela Megale, a medida foi tomada a pedido da ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro. Além de representar o ex-mandatário em várias ações, Wajngarten também permanecia atuando como assessor de imprensa do principal nome do partido comandado por Valdemar Costa Neto.

A insatisfação de Michelle tem origem em conversas interceptadas pela Polícia Federal (PF) e reveladas pelo portal Uol na semana passada. O diálogo entre Wajngarten e o tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro, foi captado em 27 de janeiro de 2023.

Na ocasião, Cid recebeu do advogado uma notícia informando que o PL estudava lançar Michelle como candidata à presidência em 2026 caso Bolsonaro se tornasse inelegível. À época, o ex-presidente ainda não havia sido julgado e condenado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Instigado a comentar o caso, o militar respondeu: “Prefiro o Lula, hahahaha”. Wajngarten concordou: “Idem”.

As menções à ex-primeira-dama continuaram em mensagens trocadas nos dias seguintes por ambos. Ao comentarem sobre o salário que o PL pretendia pagar a Michelle, de R$ 39 mil, Cid envia um áudio avaliando que ela seria “destruída” se decidisse entrar para a política por ter “muita coisa suja”.

“Cara, se dona Michelle tentar entrar pra política, num cargo alto, ela vai ser destruída, porque eu acho que ela tem muita coisa suja… Não suja, mas ela né, a personalidade dela, eles vão usar tudo contra pra acabar com ela. E Valdemar (Costa Neto) fala demais também, aquele negócio dos documentos, dos papéis, tá todo enrolado agora”, argumentou o tenente-coronel.

Em outra mensagem, Wajngarten destaca mais uma reportagem sobre o nome de Michelle na disputa ao Senado, afirmando que havia questionado Bolsonaro se ele tinha dado anuência para essa possibilidade. Para o ex-secretário, a especulação naquele momento acarretaria notícias negativas contra a ex-primeira-dama.

Segundo Wajngarten, o ex-presidente teria lhe telefonado para falar sobre o tema. No entanto, o advogado não detalha para Cid o que foi dito na conversa. O militar volta a afirmar que Michelle teria informações comprometedoras em sua biografia que prejudicariam uma possível candidatura.

A própria Michelle não se manifestou publicamente sobre o conteúdo dos diálogos. Ao Uol, Wajngarten declarou que, quando as conversas ocorreram, “jamais se imaginou a ex-primeira-dama como candidata”.

Na última sexta-feira, Bolsonaro reagiu aos comentários sobre a esposa. Ele aproveitou para ironizar a primeira-dama Rosângela da Silva, a Janja, mulher do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), e já antecipou que cobraria providências de Valdemar Costa Neto:

“Diferentemente da atual primeira-dama, Michelle botava ordem na casa. Ela é quem botava ordem na casa, e o pessoal não gostava. Mas não justifica essa troca de mensagens, ainda mais em janeiro de 2023, quando eu estava elegível. Um falou besteira, o outro concordou. Vou conversar com o Valdemar sobre isso. Vamos ver o que fazer”, disse Bolsonaro ao Metrópoles.

Infomoney

Padre Fábio de Melo se pronuncia após polêmica: “A um passo de desistir”

Foto: Reprodução/TV Brasil

Em texto, o padre afirma que o ambiente virtual têm gerado cada vez mais discussões e ataques direcionados.

O padre Fábio de Melo fez um desabafo em seu perfil oficial no Instagram após polêmicas com um funcionário de uma loja de Joinville, Santa Catarina. Na ocasião, um erro no preço dos produtos gerou uma confusão, que fez com que o gerente da loja fosse demitido.

Nesta terça-feira (20), o padre escreveu um texto no qual diz estar “a um passo de desistir” após os julgamentos e ataques que vem recebendo nas redes sociais. “As pessoas querem odiar. Por qualquer motivo. Elas precisam eleger um foco para a manifestação de seus lados sombrios”, desabafou.

Ele continua: “O ódio virtual se manifesta da pior forma. Mentindo, caluniando, blasfemando contra o sagrado de nossas escolhas. Achincalhando as pessoas que amamos, nossos familiares e amigos”.

O sacerdote também fala sobre como os ataques que vem sofrendo aparecem em todo e qualquer postagem sua nas redes sociais, desde fotos simples até homenagens à sua mãe, que faleceu em 2021.

Para ele, o ambiente virtual têm gerado cada vez mais discussões e ataques direcionados. “Não sei como vocês tem sobrevivido às novas versões de guerras. Eu estou a um passo de desistir. Proteja-se. Em proporções diferentes, é claro, mas você está sob mira da mais assertiva armadilha que o Diabo criou: o mundo virtual.”

À CNN, o padre falou que o caso ocorreu na Havanna do Shopping Joinville. Ele teria ido ao local para comprar doce de leite, mas ao pagar pelo produto viu que o preço do caixa era maior que o da estante.

Ao questionar a funcionária do caixa sobre o erro, ela informou que o preço cobrado era o correto. O padre, então, abordou o código do consumidor, que diz que em casos de cobranças diferentes, o cliente tem o direito de escolher o menor valor.

Após o ocorrido, Fábio de Melo também divulgou um relato em suas redes. No vídeo, ele afirma que em momento algum o gerente dirigiu a palavra diretamente a ele, e que ao invés de reconhecer o erro questionou os funcionários.

Ele também lamenta a demissão do funcionário e diz acreditar que todos merecem uma chance de se redimir.

CNN Brasil