Câmara de Parnamirim homenageia profissionais da enfermagem com Comenda Ana Neri

Câmara de Parnamirim homenageia profissionais da enfermagem com Comenda Ana Neri

Na última segunda-feira (19), a Câmara Municipal de Parnamirim realizou uma Sessão Solene para a entrega da Comenda do Mérito Ana Neri. A honraria homenageia Ana Neri, que atuou nos campos de batalha e se tornou um símbolo da enfermagem brasileira.

Proposta pelo vereador Irani Guedes, a solenidade fez parte da programação da Semana Brasileira de Enfermagem, realizada entre os dias 12 e 20 de maio. Estiveram presentes profissionais das equipes de enfermagem do município, que tiveram seu trabalho reconhecido pela contribuição à promoção da saúde da população.

A mesa de honra foi composta pelo presidente da Casa Legislativa, vereador Dr. César Maia; vereador Irani Guedes; Secretário de Saúde Rogério Rodrigues Gurgel; e o presidente do Sindicato dos Enfermeiros do Rio Grande do Norte, Luciano Cavalcanti.

Na tribuna, representando os profissionais de enfermagem, a enfermeira Mariana Furtado ressaltou a relevância dos enfermeiros e reafirmou seu comprometimento com a valorização da classe. “Apesar das agruras da profissão, permanecemos firmes e comprometidos com a nossa vocação de cuidar e fazer a diferença na vida das pessoas”, pontuou.

O vereador Irani Guedes destacou a importância da categoria e reforçou a necessidade de reconhecimento e melhores condições de trabalho para que esses profissionais possam “oferecer à população a dignidade e o respeito que eles merecem”.

Finalizando os pronunciamentos, a vereadora Rárika Bastos também enalteceu os profissionais de enfermagem, destacando a importância da categoria e o legado que cada um carrega em sua trajetória.

Texto: Eduarda Medeiros
Foto: Israel Kheron

Dois homens são presos por estupro de vulnerável em Natal

Policiais civis da Delegacia Especializada na Proteção da Criança e do Adolescente de Natal (DPCA/Natal), com o apoio do 1º Núcleo de Investigação Qualificada (NIQ) e da Delegacia Especializada na Investigação de Crimes Contra a Ordem Tributária (DEICOT), prenderam, nesta terça-feira (20), dois homens investigados pela prática do crime de estupro de vulnerável. As prisões ocorreram mediante cumprimento de mandados expedidos pela 15ª Vara Criminal de Natal, sendo um de prisão condenatória e outro de prisão preventiva.

O primeiro homem, de 37 anos, foi condenado a 13 anos e 6 meses de reclusão, em regime fechado. Ele foi localizado e preso na capital potiguar. O segundo investigado, de 53 anos, foi preso preventivamente. Ele é suspeito de praticar crimes sexuais contra crianças e adolescentes durante corridas realizadas enquanto atuava como motorista de aplicativo. O homem estava foragido e foi localizado durante diligências das equipes policiais.

Ambos os suspeitos foram conduzidos à delegacia para os procedimentos legais e, em seguida, encaminhados ao sistema prisional, onde permanecerão à disposição da Justiça.

A ação contou também com o apoio de policiais civis da Delegacia Especializada no Combate à Corrupção e Defesa do Patrimônio Público (DECCOR).

Parnamirim irá realizar caminhada contra o abuso e exploração sexual infantil

Na próxima sexta-feira (23), a Prefeitura de Parnamirim através da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), convida a todos para a Caminhada “Parnamirim Faz Bonito”, que será realizada em alusão ao Mês e Dia Nacional do Combate ao Abuso e à Exploração Sexual Infantil, com concentração às 15h na Churrascaria do Arnaldo, localizada na Avenida Castor Vieira Régis, Cohabinal.

A Caminhada está dentro das ações realizadas na campanha do Maio Laranja – Mês de Conscientização Contra o Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, que contará ainda com blitz educativa sobre o tema, além de panfletagem em vários pontos da cidade.

A campanha é importante para a promoção, construção e efetivação de políticas públicas voltadas para a proteção integral de crianças e adolescentes, onde a responsabilidade pela garantia dos seus direitos é compartilhada entre Estado, sociedade e família.

Vista sua camisa laranja e participe conosco!

Confira abaixo toda a programação da campanha:

23/05 | 15h – Caminhada “Parnamirim Faz Bonito” (Concentração em frente à Churrascaria do Arnaldo, Cohabinal);

24/05 | 08h – Panfletagem na Feira de Santos Reis pelas equipes do Serviço Especializado em Abordagem Social (SEAS) e AEPETI (Ações Estratégicas do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil);

25/05 | 08h – Panfletagem nas Feiras do Parque Industrial e da Coophab pela equipe do Serviço Especializado em Abordagem Social (SEAS);

27/05 | 09h – Blitz alusiva ao tema “18 de Maio – Faça Bonito”, no Centro de Parnamirim (em frente à Igreja Matriz de N. S. de Fátima);

30/05 | 09h – Blitz alusiva ao tema “18 de Maio – Faça Bonito”, na praia de Pirangi (concentração em frente ao SCFV Pirangi, Praça São Sebastião).

Praia de Miami recebe o Circuito Banco do Brasil de Surfe a partir desta quarta-feira (21)

Foto: Aleko Stergiou/WSL

A partir desta quarta-feira (21) até o domingo (25), Natal reencontra o Circuito Banco do Brasil de Surfe, na Praia de Miami. A competição será válida pelo Qualifying Series (QS) da World Surf League (WSL) e, pela segunda vez na história, será realizada na capital potiguar. Neste ano, a pontuação do campeonato valerá 4,000 pontos no ranking sul-americano da liga mundial de surfe, quatro vezes mais que em 2024.

“Voltar a Natal é motivo de grande satisfação para o Banco do Brasil. No ano passado os potiguares nos receberam com entusiasmo e pudemos comprovar a força da cultura do surfe no país. O BB, mais do que patrocinar eventos, quer fomentar talentos, aproximar os fãs com os ídolos e gerar impacto positivo para as comunidades que recebem o Circuito Banco do Brasil de Surfe. Além disso, estar ao lado de atletas consagrados traduz exatamente o que buscamos: relevância, emoção e transformação”, afirma Maurício Toledo, executivo de Promoção e Patrocínio do Banco do Brasil.

A etapa deste ano, na Praia de Miami, ainda vai contar com aulas de surfe, clínica de altinha, educação ambiental, sustentabilidade, além de realizar o projeto Novas Ondas.

No ano passado, Natal foi escolhida para receber o Festival Tamo Junto BB, uma festa do esporte brasileiro que teve competições de vôlei de praia, skate, corrida de rua e diversos shows musicais durante o período na Arena das Dunas. O surfe aconteceu na Praia de Miami e contou com um grande público durante os quatro dias do evento.

“O Rio Grande do Norte nos recebeu de braços abertos no ano passado e é um estado que revela atletas de enorme potencial para o surfe, um dos propósitos do Circuito Banco do Brasil de Surfe. Não à toa, é o lar do primeiro campeão olímpico da modalidade. Além disso, pela segunda vez, a cidade vai realizar uma etapa de QS da WSL, motivo de muito orgulho para todos nós da organização, o que mostra também que as pessoas abraçaram o surfe e gostam da modalidade”, afirma Ivan Martinho, presidente da WSL na América Latina.

Na ocasião, toda a equipe de surfistas patrocinados pelo Banco do Brasil marcou presença, com o bicampeão mundial Filipe Toledo, Ítalo Ferreira, campeão mundial e medalhista de ouro em Tóquio, e a campeã sul-americana da WSL e atleta olímpica de Paris, Tainá Hinckel, prestigiando todos os eventos do festival.

Italo Ferreira, Silvana Lima e Juliana dos Santos competiram no Circuito. Além deles, o Squad BB também foi representado por personalidades de outras modalidades como os skatistas Rayssa Leal e Bob Burnquist e o canoísta Isaquias Queiroz. O rapper L7nnon também marcou presença nas atividades do Festival.

O momento foi histórico e marcou o retorno do campeão mundial e olímpico, Italo Ferreira, a uma competição em sua terra, algo que não ocorria desde que havia entrado na elite da WSL, em 2014. No mar, contudo, a disputa, no masculino, foi acirrada.

O argentino Nacho Gundesen chegou na liderança do Circuito Banco do Brasil 2024, mas com outros 13 surfistas na cola que também poderiam sair campeões. A etapa, contudo, mostrou um predomínio dos surfistas locais, que chegaram nas quartas de final com três dos oito competidores: Adauto Sena, Emanoel Tobias, que havia eliminado Italo Ferreira na bateria anterior, e Mateus Sena. A decisão, por sua vez, apresentou-se com um duelo entre os Senas.

Mateus derrotou Adauto, conquistou o título da etapa e, de quebra, foi coroado campeão do Circuito Banco do Brasil de Surfe 2024. Já no feminino, a peruana Sol Aguirre ganhou a decisão contra a cearense Juliana dos Santos, mas a catarinense Laura Raupp já tinha conquistado o título de campeã do Circuito BB 2024 por antecipação.

Etapa Natal do Circuito Banco do Brasil de Surfe
Data: 21 a 25 de maio
Local: Praia de Miami – Natal (RN)
Entrada: gratuita
Atividades paralelas: aulas de surfe, clínica de altinha, ações de educação ambiental e Projeto Novas Ondas

Tribuna do Norte

Sermões e homilias

Padre João Medeiros Filho

Nos seminários e casas de formação eclesiástica, os futuros padres estudam homilética, uma disciplina voltada para a metodologia e as técnicas de pregação: homilias, sermões, panegíricos etc. No passado, os bacharéis em ciências jurídicas aprendiam retórica em função dos tribunais. Hoje, existem cursos específicos para ensinar a falar em público, como desenvolver o conteúdo, usar adequadamente as palavras, empregar a impostação de voz e gesticulação, levando em conta as diferentes profissões. Aqui no RN, alguns cursos fazem sucesso nesse ramo. Os profissionais da retórica são procurados especialmente por comunicadores, operadores do direito e candidatos em campanhas eleitorais.

Não é fácil falar em público, sobretudo diante de uma plateia heterogênea em termos de faixa etária, formação, nível intelectual etc. Tal é a assembleia das igrejas. Em geral, confundem-se sermão e homilia. Esta é uma palavra grega, que significa literalmente conversa em família. Trata-se de reflexão, comentário de cunho vivencial e meditação sobre um texto bíblico ou assunto espiritual. O sermão (étimo derivado do latim, indicando fala do púlpito) é um discurso adversativo, normatizador, abordando temas dogmáticos e éticos. Ambos diferem do panegírico (termo grego, significando elogio) que é uma peça laudatória. Na administração dos sacramentos e celebração da missa, requer-se uma homilia, pois se pretende algo reflexivo e mais próximo do coloquial.

Soe acontecer que os sacerdotes, em lugar de pronunciar uma homilia, fazem um sermão. E quando este deve ser proferido, acabam por realizar uma espécie de catilinária. Nos sermões e panegíricos cabe uma linguagem mais castiça, havendo lugar para os puristas da língua. A homilia deve ser enxuta, objetiva e pastoral. Nela deve brilhar o mistério eucarístico ou sacramental, e não o padre. O Papa Francisco recomendou: “A homilia não deve durar mais de oito minutos, porque depois desse tempo, a atenção se perde e as pessoas dormem.” Toda prédica exige cuidado e atenção. Apesar de quase sessenta anos de ministério sacerdotal, sempre procuro preparar minhas falas, sobretudo hoje com as redes sociais. Quando pároco em Caicó (RN), escrevia os tópicos e esquemas de minhas reflexões. Monsenhor Lucas Batista Neto ainda se recorda de meus cadernos, contendo sínteses e roteiros homiléticos. Preocupo-me em não repetir falas. A vida é dinâmica, por isso os conteúdos e formas necessitam ser atualizados.

Em Natal, há cerca de oito anos, após a missa de domingo, uma mulher gentil e esclarecida pediu para falar comigo. Pensei tratar-se de problema familiar ou confissão. Ela abordou o assunto das homilias. Naquele dia, Deus me inspirou. Fui conciso, objetivo e pautado no Evangelho. A senhora dissera-me: “Não costumo ouvir sermões e homilias. Uns são demorados e enfadonhos; outros, teóricos. Vários descambam para assuntos religiosamente irrelevantes. Em geral, os padres pregam mais de vinte minutos. Em um terço da exposição tratam de pecado, inferno e costumes. Durante o mesmo tempo, escolhem o pântano da política. Destinam os minutos restantes a um insistente pedido de dinheiro. E Deus onde fica, Padre?” Quanto à forma, comentou: “As pregações costumam ser recheadas de reprimendas, carões, sem propostas razoáveis.” Isso leva-nos a pensar.

Quando jovem presbítero, era arrebatado. Achava bela a retórica de alguns pregadores: Dom Nivaldo, Dom João Portocarrero, Monsenhor Walfredo, Padres Luiz Wanderley, Bianor Aranha e outros. Gostava das frases bem elaboradas, por vezes gongóricas, pronunciadas do púlpito. Deliciava-me, escutando a sinonímia e as metáforas. Encantava-me Padre Manuel Vieira, diretor do antigo Ginásio Diocesano de Patos (PB), orador brilhante, muito solicitado para falar em festas de padroeiros. Lembro-me de suas belíssimas palavras sobre a caridade, proferidas na Catedral de Sant’Ana, em Caicó. O povo vibrava com sua eloquência. A uma moça embevecida diante das palavras do orador, foi perguntado qual o assunto da pregação. Ela respondeu: “O padre disse tantas coisas bonitas, mas o assunto não sei.” Faz-me refletir o comentário de Mário Quintana sobre as falas eclesiásticas: “Nada das celestiais promessas ou das terríveis maldições. Se eu fosse um padre, citaria os poetas, porque a poesia purifica a alma… Um belo poema sempre leva a Deus!” O Livro dos Provérbios lembra: “A Palavra [sagrada] é a mais preciosa de todas as joias” (Pr 3, 15).

Justiça dá 20 dias para governo se pronunciar sobre viagens de Janja

Janja
Foto: Reprodução / Instagram @janjalula

Decisão refere-se a ação movida por vereador do Novo, que pedia a suspensão do pagamento de diárias e passagens da primeira-dama.

A Justiça do DF deu 20 dias para o governo federal se manifestar sobre uma ação que pede explicações sobre os gastos da primeira-dama Janja Lula da Silva em viagens internacionais. A decisão, do domingo (18.mai.2025), foi assinada pelo juiz Leonardo Tavares Silveira.

A ação popular, movida pelo vereador de Curitiba Guilherme Kilter (Novo-PR) e pelo advogado Jeffrey Chiquini da Costa, pedia a suspensão das ordens de pagamento, reembolsos ou diárias referentes às viagens de Janja, além de solicitar o detalhamento das despesas.

A 9ª Vara Federal Cível da SJDF (Seção Judiciária do Distrito Federal), porém, negou os 2 pedidos, argumentando que não estava claro se os autores da ação haviam solicitado anteriormente as informações ao governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), nem se a União tinha se recusado a enviá-las. As informações são do jornal Folha de S.Paulo.

Janja tem sido criticada pela oposição pelos gastos em viagens e por suas participações em compromissos, uma vez que não ocupa nenhum cargo oficial no governo.

No início de abril, a AGU (Advocacia Geral da União) publicou uma instrução normativa de caráter obrigatório a respeito da atuação do cônjuge de um presidente da República.

Entre as medidas, o órgão recomenda ações de transparência e não autoriza que o parceiro ou parceira do presidente assuma compromissos formais em nome do Brasil.

Logo depois da instrução, o Palácio do Planalto informou que passaria a divulgar a agenda de Janja em uma área específica no portal da Presidência.

Entre os mais recentes destinos internacionais de Janja estão a Rússia e a China. A primeira-dama viajou antes de Lula para Moscou e, na capital russa, visitou o Kremlin, a convite de Vladimir Putin, o Teatro Bolshoi e participou de um evento em uma universidade.

Na China, uma declaração feita por Janja ao presidente Xi Jinping a respeito dos danos causados pelo TikTok foram alvo de mais críticas. O comentário sobre possíveis danos causados pelo aplicativo de vídeos, feito em reunião particular com o líder chinês, vazou na imprensa, o que irritou Lula.

“Como é que essa pergunta chegou à imprensa? Porque estavam só os meus ministros lá, o [presidente do Senado, Davi] Alcolumbre e o Elmar [Nascimento, deputado federal (União Brasil-BA)]. Alguém teve a pachorra de ligar para alguém e contar uma conversa que teve em um jantar, que era uma coisa muito, muito confidencial e muito pessoal. Eu que fiz a pergunta, não foi a Janja […] A pergunta foi minha, e eu não me senti incomodado. O fato de a minha mulher ter pedido a palavra é porque a minha mulher não é cidadã de 2⁠ª classe. Ela entende mais de rede digital do que eu”, afirmou o presidente.

Poder 360

Inscrições para artesãos participarem do Mossoró Cidade Junina se encerram nesta terça-feira

arquivo/SECOM
Foto: arquivo/SECOM

As inscrições acontecem de forma presencial na Sedint, na rua Rui Barbosa, 282 – bairro Alto da Conceição, Mossoró-RN, no período da manhã das 8h30 às 11h30 e à tarde das 13h às 16h30.

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Turismo (Sedint) segue com inscrições abertas para os artesãos que irão participar do “Mossoró Cidade Junina”. Neste ano, os artesãos estarão presentes no Polo Cidadela com o pavilhão do artesanato e também irão atuar nos polos Antônio Francisco e Arraiá do Povo. A Sedint está proporcionando cursos de capacitação para que esses artistas estejam bem mais preparados para atender a população que irá participar do evento.

“Além dessas inscrições, vamos estar também fazendo novos cadastros para que novos participantes possam estar atuando junto conosco e também atualizar o cadastro dos que já participam. Além disso, vamos estar também disponibilizando cursos voltados para ele de gestão de venda, qualidade do atendimento, comunicação assertiva, técnicas de atendimento e apresentação do produto. Isso é muito importante para que eles tenham a qualificação para melhor atender o nosso público”, declarou Márcio Takagi, gerente de Turismo de Mossoró.

As inscrições acontecem de forma presencial na Sedint, na rua Rui Barbosa, 282 – bairro Alto da Conceição, Mossoró-RN, no período da manhã das 8h30 às 11h30 e à tarde das 13h às 16h30. Os interessados precisam apresentar no ato da inscrição uma foto 3×4, comprovante de residência e um documento com foto. Para mais informações é só entrar em contato pelo telefone (84) 2140-6078.