Governo do RN forma comissão para tratar da questão territorial envolvendo Tibau e Icapuí

Ao receber uma delegação de Tibau, formada pela prefeita Lidiane Marques (União Brasil), vice-prefeito José Haroldo (PP), vereadores e assessores jurídicos, a governadora Fátima Bezerra (PT) anunciou a formação de um grupo de trabalho para tratar do conflito envolvendo os limites territoriais do município potiguar com Icapuí, no Ceará.

A discussão é antiga. Começou no início do século passado e foi reaberta agora com a fixação de uma placa demarcatória, colocada pela Prefeitura de Icapuí em área até então considerada território de Tibau. Na área reivindicada pelo município cearense existe hoje posto de saúde, unidades habitacionais, ruas pavimentadas e outros equipamentos comunitários construídos ao longo do tempo pela prefeitura tibauense.

A comissão será formada por representantes da Procuradoria Geral do Estado; do Gabinete Civil do Governo do Estado; da Secretaria do Desenvolvimento Rural e da Agricultura Familiar (Sedraf) e da prefeitura.

Durante a reunião, a governadora externou “apoio incondicional” à defesa dos interesses de Tibau. “Na segunda-feira já teremos a primeira reunião de trabalho para tratar do assunto”, informou a governadora.

A determinação da governadora de abraçar a causa foi destacada pela prefeita Lidiane Marques e pelo deputado estadual Ivanilson Oliveira, que participou da reunião, realizada no início da noite desta quarta-feira (07) na Governadoria. “Muito importante o apoio da governadora. Estamos lutando por um direito que é nosso”, disse a prefeita. “Estamos satisfeitos com o resultado da reunião de hoje. Esperamos que ao final da primeira reunião do grupo de trabalho tenhamos uma posição de como será conduzido o processo para resolver a questão”, ressaltou o parlamentar.

Consultor Geral do Município de Tibau, Helton Evangelista disse que a prefeitura vai levar para a reunião de segunda-feira, no Gabinete Civil do Governo do Estado, documentos históricos, cartográficos e do processo judicial iniciado em 1902 e que teve como um dos defensores da causa, o advogado, jurista, político e diplomata Rui Barbosa, que posteriormente ficou conhecido como “Águia de Haia”.

Segundo Helton, o Rio Grande do Norte ganhou a causa, mas o verdadeiro traçado da divisa entre os dois estados nunca foi demarcado, daí o clima de insegurança jurídica que volta à tona agora, deflagrado por Icapuí. “O que o Estado do Rio Grande do Norte e o município de Tibau devem propor inicialmente, após essas reuniões internas do grupo de trabalho, é o estabelecimento de um diálogo com o município de Icapuí e com o Estado do Ceará, para se chegar a um consenso em relação à divisa entre os dois estados”, defendeu Helton Evangelista.

Relato

Ao fazer um resumo dos fatos históricos para o perfil do município no Portal Cidades, o IBGE registra que Tibau passou a ser alvo de uma acirrada disputa de posse que se arrastou por muito tempo entre os Estados do Rio Grande do Norte e do Ceará. “Após muitas controvérsias, a Assembleia Legislativa do Ceará resolveu anexar ao seu Estado as terras de Grossos e Tibau, em 13 de julho de 1901. Depois de três anos da decisão cearense, o extraordinário jurista e senador da República Rui Barbosa foi convidado para defender os direitos do Rio Grande do Norte. Com uma brilhante defesa, Rui Barbosa garantiu a vitória para o Estado potiguar, definitivamente sacramentada no dia 17 de julho de 1920. Com o final da batalha jurídica, Tibau pode experimentar maiores sinais de crescimento.”

Também participaram da reunião, o secretário adjunto do Gabinete Civil, professor Ivanilson Maia; secretário da Fazenda, Carlos Eduardo Xavier; procurador adjunto do Estado, José Duarte Santana; secretário adjunto e subcoordenador da Sedraf, respectivamente, José Flamínio e Aristides Bezerra; procurador Geral do Município de Tibau, Frederico Marcel; Silvia Araújo, assessora jurídica; e os vereadores Otávio Neto, Daniel Roberto, Juscielzo Rebouças e João Nolasco.

www.saulovale.com.br

No RN, 133 pessoas morreram no trânsito em quatro meses

O Rio Grande do Norte registrou 133 mortes no trânsito nos primeiros quatro meses deste ano, segundo dados do Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública (Sinesp). Apesar de representar uma redução de 19,39% em relação ao mesmo período do ano passado, o dado ainda aponta para uma taxa de incidência expressiva, com 15,40 casos a cada 100 mil habitantes. Neste Maio Amarelo, campanha nacional de conscientização sobre segurança no trânsito com foco na segurança viária e na redução de mortos e feridos nas estradas, os números colocam em pauta as estratégias adotadas em nível estadual e municipal para combater essas ocorrências.

Entre as cidades com maior número de mortes no trânsito no Estado estão Mossoró (17), Natal (12), São Gonçalo do Amarante (5) e Parnamirim (5). De acordo com o professor e psicólogo Fábio de Cristo, da Faculdade de Ciências da Saúde do Trairi (Facisa/UFRN), que estuda o comportamento de condutores no trânsito, os dados estatísticos são sensíveis às ações planejadas e implementadas. Na avaliação dele, os projetos de enfrentamento precisam ser duradouros ao longo do ano, a fim de promover a redução dos índices de óbitos por acidentes de trânsito.

O docente esclarece que, atualmente, o Brasil apresenta um Plano Nacional para a Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (PNATRANS), que orienta os gestores de trânsito do país a implementarem ações em alinhamento com a Nova Década de Segurança no Trânsito da Organização das Nações Unidas (ONU), 2021-2030. “Uma das metas é reduzir em 50% os índices de óbitos, o que requer o desenvolvimento de ações em diversos níveis – federal, estadual e municipal – com envolvimento da sociedade. Portanto, seguir o plano, suas estratégias e o foco no sistema seguro oferece os direcionamentos necessários”, afirma.

Além das metas nacionais, Fábio de Cristo chama a atenção para o fato de o Rio Grande do Norte ainda precisar avançar em políticas continuadas de prevenção. “Muitas cidades não têm a administração do trânsito municipalizada; a fiscalização é vista de maneira distorcida como ‘indústria da multa’; e as ações preventivas e de infraestrutura de segurança são precárias”, ressalta.

No mês passado, a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) e a Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte (Femurn) decidiram unir esforços e traçar estratégias para, durante o Maio Amarelo, executar campanhas educativas, focadas em conscientizar a população sobre a importância do uso de equipamentos de segurança, como o capacete, e o respeito às normas de trânsito. Essas campanhas serão realizadas em parceria com as secretarias de saúde e educação dos municípios, além dos setores de trânsito locais, com o objetivo de atingir um público amplo e diversificado.

Em oito meses, foram mais de 9 mil acidentes no RN, sendo mais de 7 mil (80%) envolvendo motocicletas, de acordo com o sistema de notificação compulsória do Notifica RN. A TRIBUNA DO NORTE procurou a Sesap e a Femurn para saber se o planejamento está sendo executado e atualizar o número de acidentes de trânsito registrados no sistema, bem como o fluxo de atendimento dessas vítimas; contudo, não houve retorno até o fechamento desta edição.

Ações no Maio Amarelo

Em nível estadual, as atividades do Movimento Maio Amarelo foram abertas pelo Departamento Estadual de Trânsito do Rio Grande do Norte (Detran/RN) na última segunda-feira (5). De acordo com o subcoordenador de Educação do Detran/RN, Hamurab Figueiredo, a iniciativa tem como objetivo sensibilizar os servidores sobre a importância da campanha e engajar toda a instituição no tema deste ano.

Segundo ele, inicialmente serão realizadas ações com foco na integração entre os setores e servidores do Detran. Depois, a programação será voltada a condutores, pedestres, ciclistas e motociclistas tanto em Natal quanto nas cidades do interior do estado. O principal objetivo é promover a redução de acidentes e a preservação da vida no trânsito.

A proposta do Maio Amarelo é promover uma ação coordenada entre o poder público e a sociedade civil, colocando em pauta o tema da segurança viária. O objetivo é mobilizar diversos segmentos, órgãos governamentais, empresas, entidades de classe, associações, federações e a sociedade em geral para discutir o tema de forma efetiva, engajar-se em ações e disseminar conhecimento.

Em Natal, a Secretaria de Mobilidade Urbana (STTU) fará o lançamento oficial da Campanha Maio Amarelo 2025 nesta quinta-feira (8). Neste ano, a campanha traz como tema “Desacelere. Seu bem maior é a vida”, reforçando a importância da união de esforços entre poder público, iniciativa privada e sociedade civil na promoção de um trânsito mais seguro.

RN fecha o quadrimestre com menos assaltos

Assaltos contra estabelecimentos comerciais caiu 11,8%, roubos a residências caiu 16,3%, e assaltos a pessoas em via pública diminuiu 7,6% em relação ao mesmo período do ano passado - Foto: assessoria SESED-RN

As forças de segurança pública que atuam no estado continuam reduzindo os índices de criminalidade. No Rio Grande do Norte, comparando o primeiro quadrimestre de 2024 com os primeiros quatro meses de 2025, houve redução de 21,7% no total de roubos a residências, queda de 29,3% nos crimes em via pública e uma redução ainda maior nos assaltos a estabelecimentos comerciais: -34,9%.

Em números absolutos, os crimes em via pública caíram de 2.765 para 1.956 no período, ou seja, 809 ocorrências a menos. Os assaltos a residências caíram de 267 para 209 (58 crimes a menos). E os roubos a lojas e pontos comerciais reduziram de 281 para 183 (98 crimes a menos).

Os dados foram divulgados pela Coordenadoria de Informações Estatísticas e Análises Criminais (COINE) da Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (SESED). Após a consolidação, a COINE compartilha as informações com o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) e com o Ministério Público Estadual (MPRN).

Há um mês do “Mossoró Cidade Junina”, rede hoteleira tem ocupação de quase 100% e fila de espera

Lucas Bulcão (Secom\PMM)
Foto: Lucas Bulcão

“Pingo da Mei Dia” garante lotação na rede hoteleira. Demais datas da programação também já movimenta a chegada de turistas.

A contagem regressiva para a edição deste ano do “Mossoró Cidade Junina” foi iniciada. Falta um mês para o maior São João do Rio Grande do Norte, o MCJ, ser aberto com o tradicional “Pingo da Mei Dia”, no dia 7 de junho, lotando o corredor cultural. A expectativa é alta não apenas para a população, como também para a rede hoteleira e todo o setor de turismo do município.

O gerente executivo da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Turismo, Márcio Takagi, tem acompanhado de perto o cenário da rede de hotéis da cidade. A ocupação, para o “Pingo”, está perto de alcançar os 100%, salientando ainda que já existe fila de espera em alguns locais.

“A ocupação da rede hoteleira está em quase cem por cento, porque muitos deles deixam uma quantidade de quartos voltado para alguns clientes que já tem fidelidade, mas que ainda não se posicionaram ou não tiveram a confirmação de reserva. O que nos chama atenção também é que existe, além dos hotéis, um fluxo de casas que estão sendo alugadas para o dia do ‘Pingo’, algo extraordinário mesmo”, detalhou. 

Para as demais datas da programação, a expectativa é também de ocupação completa.

“Em relação aos demais dias de programação, estes já estão começando a ser preenchidos. Então muitas datas já estão preenchidas. O que nos anima ainda mais para seguir acompanhando a configuração da rede hoteleira é a chegada de mais turistas ao nosso município”. 

Em pesquisa apresentada pela Fecomércio em 2024, o “Mossoró Cidade Junina” atraiu 1,3 milhão de pessoas e movimentou cerca de R$ 358,5 milhões. A pesquisa ainda apontou que cerca de 49,3% dos participantes eram visitantes ou turistas. No quesito desenvolvimento econômico, o faturamento dos negócios de Mossoró cresceu mais de 66%, com o montante diário saltando de R$ 2.781,67 para R$ 4.635,97 (+66,7%).

Para conferir a programação completa do MCJ 2025, basta acessar: www.mossorocidadejunina.com.br 

Parnamirim terá processo seletivo com 150 vagas de emprego nesta sexta (9)

A Prefeitura de Parnamirim, em parceria com a empresa Teleperformance, realiza na próxima sexta-feira (9), a partir das 9h, um grande Feirão da Empregabilidade, oferecendo cerca de 150 oportunidades de trabalho. O processo seletivo ocorrerá na Escola Ivanira Paizinho, localizada em frente ao Caminhódromo da Cohabinal.

As vagas são voltadas para operadores de atendimento, com oportunidades de prestação de serviços em várias empresas, incluindo companhias nacionais e internacionais. Também estão disponíveis vagas para Pessoas com Deficiência (PCD) e para candidatos que falam outros idiomas, ampliando as possibilidades para um público mais diverso.

Para participar da seleção, os interessados devem comparecer ao local com um documento oficial com foto.

O objetivo da ação é promover a inclusão no mercado de trabalho, aproximando empresas e candidatos em um ambiente mais acessível. A iniciativa reforça o compromisso do município em gerar oportunidades para a geração de renda e melhoria da qualidade de vida da população.

 

Tribuna do Norte