Lupi pede demissão do Ministério da Previdência

O ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, pediu demissão do cargo nesta sexta-feira (2). A decisão foi tomada durante uma reunião com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

O pedido de demissão ocorre após o escândalo envolvendo fraudes em benefícios do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

Nas redes sociais, Lupi agradeceu Lula pela “confiança” e “oportunidade”. “Tomo esta decisão com a certeza de que meu nome não foi citado em nenhum momento nas investigações em curso, que apuram possíveis irregularidades no INSS. Faço questão de destacar que todas as apurações foram apoiadas, desde o início, por todas as áreas da Previdência, por mim e pelos órgãos de controle do governo Lula”, escreveu.

“Espero que as investigações sigam seu curso natural, identifiquem os responsáveis e punam, com rigor, aqueles que usaram suas funções para prejudicar o povo trabalhador”, prosseguiu.

Após Lupi comunicar o presidente Lula, o Palácio do Planalto divulgou uma nota, na qual afirma que recebeu o convite do agora ex-ministro da Previdência. O comunicado ainda confirmou o convite do presidente para que o ex-deputado federal Wolney Queiroz, atual secretário-executivo da Previdência, ocupe o cargo. A informação foi antecipada pela CNN.

Fraude no INSS

A Polícia Federal identificou descontos associativos em aposentadorias e pensões que não foram autorizados. Os valores são pagos mensalmente a entidades e sindicatos que representam os aposentados e pensionistas.

Por conta da operação, foram afastados cinco servidores do INSS e um policial federal por determinação judicial.

De acordo com atas de uma reunião realizada com uma conselheira, em junho de 2023, Lupi foi alertado sobre indícios de irregularidades em descontos na folha de pagamento de aposentados.

Em reunião do Conselho Nacional de Previdência Social (CNPS), presidido por Lupi, uma das conselheiras, Tonia Galleti, solicitou que fosse incluída na pauta uma discussão sobre os Acordos de Cooperação Técnica (ACTs) das entidades que possuem desconto de mensalidade junto ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

Tonia era representante dos aposentados e pensionistas no conselho, que se reúne mensalmente.

Segundo a ata da reunião, o pedido foi negado, pois a pauta já estava elaborada. A conselheira então reforçou o pedido, alegando que havia “inúmeras denúncias feitas”.

Ela solicitou ainda que fosse apresentada a quantidade de entidades que possuem ACTs com o INSS, a curva de crescimento dos associados nos 12 meses anteriores e uma proposta de regulamentação que garantisse maior segurança para trabalhadores, INSS e órgãos de controle.

De acordo com a ata, Lupi registrou que a solicitação era “relevante”, mas não haveria condições de atendê-la imediatamente, pois seria necessário “um levantamento mais preciso”.

www.cnnbrasil.com.br

Mulher que tomou açaí com granola envenenado em Natal recebe alta da UTI 

Segundo Smith, a mãe segue no hospital na ala da enfermaria. Geisa é tia da bebê de oito meses, Yohana Maitê, que também ingeriu o açaí mas não resistiu e faleceu após ser levada a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) no bairro Cidade da Esperança, zona Oeste de Natal, no dia 14 de abril.

O caso está sob investigação do Departamento de Homicídios e de Proteção à Pessoa (DHPP) da Polícia Civil e do Instituto Técnico-Científico de Perícia (Itep/RN), que realizou a coleta de amostras do açaí para exame toxicológico, que constatou a presença de veneno no alimento. A informação foi confirmada à TN pela Polícia Civil.

Relembre o caso

O açaí fez parte de uma série de entregas anônimas enviadas a Geisa em sua residência no bairro de Felipe Camarão, zona Oeste da capital potiguar. A primeira entrega aconteceu no dia 13 de abril com uma pelúcia e alguns chocolates, além de uma carta com a mensagem: “Depois que te perdi, foi que percebi que te amo”.

“Minha mãe recebeu, na nossa casa, um presente deixado por um motoqueiro. Neste presente havia um urso rosa com alguns chocolates. Além disso, tinha uma carta com uma mensagem pronta. Ela (Geisa) pensou que fosse de algum ex-namorado, então comeu os chocolates, e estava tudo bem”, disse Yago.

Na segunda-feira, dia 14 de abril, Yago contou que a mãe recebeu uma nova encomenda, desta vez com os potes de açaí e alguns chocolates. Ela os guardou no congelador e, posteriormente, à noite, decidiu consumir e dividiu com a sobrinha, Yohana. Depois de alguns minutos, a criança começou a passar mal e foi levada à UPA no bairro Cidade da Esperança, mas não resistiu e faleceu.

Horas após a criança ser socorrida, Geisa também começou a passar mal e foi levada à unidade de emergência. Segundo Yago, a família suspeitou que fosse algo emocional, em decorrência da situação da sobrinha. Após ser medicada no local, ela recebeu alta e retornou para casa.

Uma nova entrega foi realizada na terça-feira (15), desta vez com apenas dois potes de açaí, contendo 200 ml cada. O “presente” foi recebido por uma prima que estava na residência, e Geisa os guardou na geladeira. Após o almoço, ela ingeriu novamente o açaí e começou a passar mal cerca de 15 minutos depois, com sintomas mais graves do que os anteriores.

“Levamos ela para a UPA, e lá ela já estava muito pior. Foi feita a intubação, e, após o médico avaliar seu estado, levantou-se a hipótese de envenenamento. Ele começou a questionar o que minha mãe havia ingerido, e falamos sobre esse açaí. O médico pediu que encaminhássemos o caso ao DHPP e que fosse registrado um Boletim de Ocorrência, pois se tratava de um possível envenenamento”, detalhou Smith.

Tribuna do Norte

Lupi deve entregar o cargo nesta sexta, dizem auxiliares do Governo Lula

01JT8Z1K38XQQS1VRWWRJWR2RA.jpg
Imagem: Zeca Ribeiro

Aliados do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) dão como iminente a queda do ministro Carlos Lupi (Previdência). Apesar da ausência de provas de sua participação nas suspeitas de um esquema dentro do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), prevaleceu a ideia de que ele não tomou providências para deter o problema e também não reagiu como deveria após a explosão do caso.

A matéria é de Idiana Tomazelli e Catia Seabra da Folha de São Paulo. Segundo ao menos dois auxiliares do governo, Lupi pode deixar o cargo ainda nesta sexta (2).

Interlocutores do presidente fazem questão de lembrar que o esquema foi instalado no governo Bolsonaro. Frisam ainda que as investigações foram iniciadas na gestão de Lula, incluindo agora a escolha de um novo presidente do INSS com perfil de “xerife”.

Apesar desse esforço saneador, há o diagnóstico de que a Lupi coube a pecha de omisso. A avaliação é que sua permanência é insustentável.

A expectativa é que, sob pressão, o próprio ministro entregue o cargo. A ministra Gleisi Hoffmann está encarregada dessa articulação, segundo fontes.

Lupi é presidente licenciado do PDT e a condução do processo requer delicadeza. A aposta no Palácio do Planalto é que sua saída seja consumada ainda nesta sexta-feira (2). No mais tardar, segunda-feira.

www.gustavonegreiros.com.br

Extremoz tem novos secretários de Desenvolvimento Econômico e Comunicação

A prefeita de Extremoz, Jussara Sales, anunciou reforços importantes em sua equipe. O ex-vereador Rafael Correia e a jornalista Anna Karinna Castro foram nomeados, respectivamente, para as pastas de Desenvolvimento Econômico e Comunicação e Eventos. As nomeações foram publicadas no Diário Oficial do Município nesta quinta-feira (1º).

Rafael Correia retorna à gestão pública com o desafio de impulsionar o desenvolvimento econômico da cidade. Conhecido por sua atuação na Câmara Municipal entre 2021 e 2024, onde foi três vezes eleito “Parlamentar do Ano” e, posteriormente, “Melhor Vereador de Toda a Legislatura”, Rafael agora assume a SEMDE com foco na geração de empregos, atração de investimentos e desburocratização de processos.

“Assumo com a responsabilidade de quem conhece os desafios e as potencialidades da nossa cidade. Vamos trabalhar para atrair empresas, gerar empregos e transformar Extremoz em referência de desenvolvimento e desburocratização no RN”, afirmou Rafael.

Já a Secretaria de Comunicação e Eventos será comandada por Anna Karinna Castro, jornalista com mais de 20 anos de experiência em comunicação política, rádio, TV, jornais e plataformas digitais. Além da atuação no programa 12 em Ponto 98, da Rádio 98 FM Natal, ela também comanda o Blog da Karinna e atua com planejamento, media training e assessoria.

Os novos secretários chegam para fortalecer áreas estratégicas da administração de Extremoz e ampliar o diálogo entre o poder público, o setor produtivo e a população.

Gilson Moura estreia como novo apresentador do Bom Dia 95

Foto: Divulgação

A estreia de Gilson Moura no Bom Dia 95 foi anunciada pela rádio 95 Mais FM para esta segunda-feira (5). O jornalista passa a integrar a equipe do programa ao lado da apresentadora Mara Martins.

Com um formato dinâmico e informativo, o programa é transmitido de segunda a sexta-feira, das 6h30 às 8h. A cobertura inclui as principais notícias de trânsito, polícia, cidade, economia e esportes.

Também participam da programação os jornalistas Rogério Fernandes, William Medeiros e Victor Eduardo.

Segundo Gilson Moura, o retorno ao Sistema Ponta Negra de Comunicação foi celebrado com entusiasmo. A estreia foi descrita como uma oportunidade especial de voltar a participar de um programa de rádio voltado para a população do Rio Grande do Norte.

O jornalista destacou o compromisso com a informação útil no início da manhã.

Conhecido por seu estilo único, o jornalista já esteve à frente do quadro “De volta ao Caso” e agora está no ar com “A Voz do Consumidor”, que integra a programação do Patrulha da Cidade, na TV Ponta Negra.

A partir das 6h30, a audiência poderá acompanhar ao vivo o programa Bom Dia 95, na sintonia da rádio 95 Mais FM — conhecida por seu conteúdo popular e de serviço à comunidade potiguar.

 

Ponta Negra News

Gestão Nilda apoia a realização do 1º Pré-Junino

A cultura de Parnamirim está voltando a ter o protagonismo que merece com o trabalho executado pela gestão da Prefeita Nilda Cruz. O setor agora é tratado com prioridade pela administração municipal que prepara uma grande festa para marcar o resgate do movimento junino na cidade.

No próximo domingo (04/05), o Ginásio Poliesportivo de Liberdade, no bairro Liberdade, vai sediar o 1º Pré-Junino. Ao todo 29 quadrilhas juninas de 18 Municípios do Rio Grande do Norte e da Paraíba irão se apresentar. O festival terá início a partir das 15 horas e a expectativa é que mais de 3.000 integrantes de grupos juninos participem. Ao final das apresentações, o cantor Lito Lins fará o show de encerramento.

“O movimento junino foi esquecido por muito tempo em Parnamirim, mas estamos resgatando a nossa cultura que é muito forte e tradicional. O 1º Pré-Junino é promete se consolidar como uma das maiores prévias de São João do Estado”, disse a prefeita Nilda Cruz, destacando a importância da realização de investimentos na cultura: “Estudos indicam que a cada real aplicado pelo poder público na economia criativa outros R$ 13 retornam aos cofres municipais.

Ao valorizar e fortalecer a cultura, estamos movimentando a nossa cadeia produtiva, gerando emprego, renda e divisas”, enfatizou.

A secretaria municipal de Cultura (SEMUC) está apoiando a realização do Pré-Junino que é organizado pela Liga Independente de Quadrilhas Juninas do Rio Grande do Norte (Liquajutern). O titular da pasta, Thiago Cartaxo, falou sobre o compromisso da gestão da prefeita Nilda em reativar o movimento junino de Parnamirim: “A nossa cidade sempre teve uma tradição junina muito forte e por determinação da prefeita assumimos com o compromisso de recuperá-la. Começamos com o Pré-Junino e logo na sequência iremos lançar um edital de incentivo, apoio e fomento aos grupos juninos no valor de R$ 105 mil. Vamos contemplar 14 quadrilhas juninas da cidade.

A nossa missão é fazer da cultura um grande vetor de desenvolvimento do Município”, finalizou Thiago.

Nova tabela do Imposto de Renda entra em vigor; saiba o que muda

Neste ano, o salário mínimo foi estabelecido por decreto em R$ 1.518 a partir de 1º de janeiro. O valor representa um ganho maior do que a inflação medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) apurado nos 12 meses até novembro de 2024.

Presidente Lula sancionou, em dezembro, uma lei que alterou a metodologia de cálculo do salário mínimo.

Pela nova legislação, a concessão de um aumento real em 2025 levou em consideração, além da inflação medida pelo INPC, a elevação do Produto Interno Bruto (PIB) medido nos dois anos anteriores, mas com uma limitação de 2,5%.

Uma das principais políticas de distribuição de renda, o salário mínimo foi criado para limitar o valor mais baixo da remuneração que alguém pode receber em troca de seu trabalho.

O salário mínimo serve também como valor base de benefícios assistenciais e previdenciários pagos pelo governo, como Bolsa Família, aposentadorias, pensões e benefícios de prestação continuada (BPC).

Segundo dados do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), cerca de 59 milhões de pessoas no Brasil têm rendimento ligado ao salário mínimo. Aproximadamente 19 milhões de aposentados e pensionistas recebem o valor do salário mínimo.

Medida Provisória
Apesar do novo mínimo estar vigente desde o início do ano, somente em meados de abril o governo pôde publicar a Medida Provisória (MP) que atualizou o valor da isenção do Imposto de Renda, para que quem ganha até dois salários mínimos voltasse a ser beneficiado, levando em consideração os valores de 2025.

O atraso se deu pela demora do Congresso em aprovar o orçamento deste ano, que foi sancionado apenas em abril, depois de Executivo, Legislativo e Judiciário terem firmado um acordo para garantir maior transparência e rastreabilidade às emendas parlamentares feitas ao orçamento.   

Fonte: Agência Brasil