Acompanhe de perto o trabalho do deputado estadual Taveira Júnior com a nova edição da Revista Digital “Mandato em Ação”! Nesta publicação especial, você vai conhecer as principais iniciativas, projetos de lei e as ações sociais lado a lado com a população potiguar.
Confira, compartilhe e fique por dentro! A transparência e o compromisso se constroem com informação.
“Realmente, voar, hoje em dia, virou uma grande e chata aventura”Arte: Kiko
“Então é hora de recomeçar tudo de novo, sem ilusão e sem pressa, mas com a teimosia do inseto que busca um caminho no terremoto.”
Carlos Drummond de Andrade
Eu sei que os assuntos sérios e importantes dominam nosso dia a dia. Assistimos, perplexos, a um possível acordo para livrar os condenados pelo Supremo na tentativa de golpe. Alguns, incautos, talvez até de boa-fé, não percebem que essa é só a porta de entrada para desmoralizar o julgamento do STF e depois passar anistia, impeachment de ministros da Corte e a volta triunfal dos golpistas. Também ocupa o noticiário o apagão na Europa, com preocupação de crime cibernético por parte dos russos. Mas o que me exaspera, hoje, é uma questão simples, banal, do cotidiano.
Tenho um amigo muito rico que costuma dizer que a grande vantagem, desses realmente ricos, é que eles não fazem check-in. Usam avião privado. Realmente, voar, hoje em dia, virou uma grande e chata aventura. Nós, privilegiados, que podemos pegar avião para trabalhar ou para lazer, enfrentamos todo tipo de aperreio.
Depois de encarar aeroportos absolutamente cheios, vamos enfrentar os aviões. Tudo começa com as filas para prioridade por determinação legal. Quando é o caso de você ter que pegar um ônibus, que levará o passageiro até a aeronave, a desorganização das companhias é colossal. Com muita dificuldade, você consegue entrar numa fila mal organizada e é um dos primeiros a entrar no ônibus que deixará os passageiros ao pé da escada. Já dentro do ônibus, você vê uma pequena multidão entrar e apertar quem entrou primeiro nos fundos. E, quando finalmente chega à escada do avião, aquele passageiro que tinha prioridade ficou por último. Tinham que esclarecer que a preferência era só para entrar no ônibus. Não no avião.
Dentro do veículo que transporta todos até a aeronave, a impressão é a de que estamos num hospício. Alguém ao lado grita, descontrolado, com o fone no ouvido, dando ordens para um funcionário e explicando como deve ser feito para burlar uma licitação. As pessoas ouvem, perplexas. Não tem como não ouvir, pois o cidadão fala muito alto. Não percebe que está ali fazendo uma quantidade razoável de futuras testemunhas do crime.
Menos grave, e até curioso, uma menina conta, também ao telefone e com voz alta, alguns detalhes da noite anterior em uma festa. Sinto que as pessoas fazem cara feia para o passageiro que instrui o funcionário a cometer um crime, mas seguem com curiosidade querendo acompanhar o romance. E as gaiatices não param nunca. Ao lado, um homem de terno grita e destrata alguma mulher, como se o fone de ouvido desse a ele o direito de incomodar a todos, que são obrigados a ouvir as maiores sandices. As pessoas perderam qualquer noção de civilidade e de como viver em sociedade respeitando os outros.
Na entrada do avião, alguns riscos são reais. Os passageiros entram com enormes mochilas nas costas e vão batendo na cabeça e nos ombros dos outros. Sem nem pedido de desculpas. Mas o pior é quando a aeronave aterrissa. Um dos poucos legados do pós-pandemia foi a maneira com que as companhias aéreas organizavam o desembarque. Saíam em ordem as fileiras, respeitando a lógica de quem senta na frente. Sem empurrões. Sem atropelos. Agora, voltou o vale tudo. Mal pousamos e os passageiros parecem enlouquecidos, um alívio incontido por sair daquele espaço estranho que é uma cabine de avião.
Eu, que sou da roça, não consigo deixar de me lembrar dos currais da fazenda do meu pai, quando abríamos as porteiras para as vacas saírem depois de uma noite trancadas para encontrar os bezerros no curral ao lado. É um Deus nos acuda. Mas o interessante foi o comentário de um casal sentado atrás de mim, “Eu falei pra gente ir de ônibus. É silencioso. Civilizado. As pessoas são respeitosas, sai no horário”. Fica a dica.
Lembrando-nos de Gilles Deleuze: “O verdadeiro charme das pessoas reside nos seus traços de loucura. As pessoas só ficam realmente interessantes quando começam a sacudir as grades de suas gaiolas”.
O Mossoró Sal e Luz 2025 acontecerá nos dias 18, 19, 24, 25 e 26 de julho. O anúncio foi feito nesta quarta-feira (30), pelo prefeito Allyson Bezerra, durante o lançamento do evento, onde ele também apresentou a programação dos polos.
Grande nomes da música estarão mais uma vez presentes no maior festival gospel do Rio Grande do Norte, que chega a sua quarta edição.
Na sexta-feira, dia 18, se apresentarão no palco da Estação das Artes Elizeu Ventania, os artistas Eyshila, Som e Louvor e Isaías Saad. No sábado, dia 19, será dia de Novo Som, Gabriel Guedes e Valesca Mayssa.
Na quinta-feira, 24, é a vez de Cícero Oliveira, Isadora Pompeo, Eli Soares e Paulo César Baruk. Na sexta-feira, dia 25, as cantoras Maria Marçal, Cassiane e Bruna Karla se apresentam. No último dia de evento, sábado, dia 26, Leandro Borges, Midiam Lima e Thalles Roberto sobem ao palco, além do grupo musical infantil 3 Palavrinhas.
O Mossoró Sal e Luz também contará com palestras no Polo Palavra, que acontecerá no Teatro Municipal Dix-Huit Rosado; apresentação de artistas locais na Praça Cícero Dias (em frente ao teatro) no Polo Celebração, e o Polo Sabedoria, que traz exposições de editoras e escritores na Estação das Artes.
Programação Mossoró Sal e Luz 2025
Sexta-feira, 18/07 Eyshila Som e Louvor Isaías Saad
Sábado, 19/07 Novo Som Gabriel Guedes Valesca Mayssa
Quinta-feira, 24/07 Cícero Oliveira Isadora Pompeo Eli Soares Paulo César Baruk
Sexta-feira, 25/07 Maria Marçal Cassiane Bruna Karla
Sábado, 26/07 3 Palavrinhas Leandro Borges Midiam Lima Thalles Roberto
Presidente afirmou ser necessário equilibrar vida profissional e bem-estar; declaração se deu depois de cobrança de centrais sindicais.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) declarou nesta 4ª feira (30.abr.2025) que o governo irá “aprofundar” o debate sobre a redução da jornada de trabalho. Deu a declaração em pronunciamento em rede nacional sobre o 1º de Maio –data em que se comemora o Dia do Trabalhador.
“Nós vamos aprofundar o debate sobre a redução da jornada de trabalho vigente no país, em que o trabalhador e a trabalhadora passam seis dias no serviço e têm apenas um dia de descanso. A chamada jornada 6 por 1. Está na hora do Brasil dar esse passo, ouvindo todos os setores da sociedade, para permitir um equilíbrio.
Esta foi a 2ª vez neste ano que o petista fez um pronunciamento oficial em rede nacional em 2025. O 1º foi em 24 de fevereiro, quando usou o tempo para falar de programas do governo, como o Pé-de-Meia e o Farmácia Popular.
Neste ano, Lula decidiu não participar dos atos do 1º de Maio convocado por centrais sindicais. Em 2024, a celebração do Dia do Trabalho contou com um público de menos de 2.000 pessoas e foi classificado pelo petista como “mal convocado”.
O presidente optou por receber representantes no Palácio do Planalto na 3ª feira (29.abr). Defendeu o avanço no Congresso de pautas trabalhistas, como o fim da escala 6 x 1, a redução da jornada de trabalho de 44 horas para 40 horas semanais e a aprovação do PL (projeto de lei) que isenta do Imposto de Renda quem ganha até R$ 5.000.
Na 5ª feira (1º.mai), 3 ministros irão à manifestação de CTB (Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil), CSB (Central dos Sindicatos Brasileiros), Força Sindical, UGT (União Geral dos Trabalhadores), NCST (Nova Central Sindical de Trabalhadores) e Pública.
São eles: Luiz Marinho (Emprego e Trabalho), Márcio Macêdo (Secretaria Geral) e Cida Gonçalves (Mulheres). A mobilização será realizada na praça Campo de Bagatelle, na zona norte da capital paulista, a partir das 11h.
A CUT (Central Única dos Trabalhadores) foi convidada a participar, mas fará outro ato, em São Bernardo do Campo– berço político de Lula –que foi metalúrgico.
FIM DA ESCALA 6 X 1
A PEC 8/25 foi protocolada na Câmara dos Deputados em fevereiro deste ano por parlamentares da base do governo federal, pelo fim da jornada de 6 dias trabalhados e 1 de folga (6 X 1). O texto propõe reduzir a jornada de trabalho para 4 dias por semana, com 3 de descanso (4 X 3).
De autoria da deputada Erika Hilton (Psol-SP), o texto prevê carga semanal de até 36 horas, mantendo o limite de 8 horas diárias —abaixo das atuais 44 horas previstas na Constituição.
A matéria será analisada pela CCJ (Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania) antes de seguir para comissão especial e plenário. O líder do governo, José Guimarães (PT-CE), prometeu mobilização para garantir a aprovação e defende que o tema é suprapartidário e relevante para os trabalhadores.
Brasil tinha apenas 18 anos como República quando Inah Canabarro Lucas, em 1908; no 110º aniversário, religiosa recebeu bênção do papa Francisco.
A freira Inah Canabarro Lucas, pessoa mais velha do mundo, morreu nesta quarta-feira (30) em Porto Alegre (RS), aos 116 anos e 326 dias.
Com a morte, o título de pessoa mais velha do mundo agora passa para Ethel Caterham, moradora de Surrey, Inglaterra, que atualmente tem 115 anos e 252 dias, de acordo com o LongeviQuest.
Inah nasceu em São Francisco de Assis, no Rio Grande do Sul, no dia 27 de maio de 1908, segundo a Arquidiocese de Porto Alegre. Como uma criança frágil, médicos duvidavam que ela sobrevivesse.
Ela morava na capital gaúcha e fazia parte da congregação de Santa Teresa de Jesus. Irmã Inah é da família do General Canabarro, um dos líderes da Revolução Farroupilha (1835-1945). A mulher entrou na Companhia de Santa Teresa de Jesus aos 19 anos.
Em 2018, ao comemorar seu 110º aniversário, ela recebeu uma bênção apostólica do papa Francisco. Questionada sobre o segredo de sua longevidade, ela o atribuiu a Deus: “Ele é o segredo da vida. Ele é o segredo de tudo”, comentou ao LongeviQuest.
Quando a irmã nasceu, o Grêmio tinha 5 anos de fundação. Ela, no entanto, torce para o Internacional, fundado 11 meses depois do nascimento da Irmã.
A torcedora colorada recebeu uma homenagem do time do coração, o Sport Club Internacional, em uma publicação nas redes sociais. “Destinou seus 116 anos de vida à bondade, à fé e ao amor pelo Clube do Povo”, diz a publicação.
Para se ter uma ideia, o Brasil tinha apenas 18 anos como República quando Inah nasceu.
Além da irmã Inah, o Brasil também tem o homem mais velho do mundo.
O cearense João Marinho Neto, de 112 anos, foi confirmado como o homem mais velho do mundo pelo Guinness World Records.
O marco acontece após a morte do britânico John Tinniswood, também aos 112 anos.
Segundo o LongeviQuest, usado pelo Guinness, o brasileiro completou 112 anos e 207 dias na cidade de Apuiarés (CE).
O município de Parnamirim ganhará uma faculdade de Medicina vinculada à Escola Superior de Medicina (Esmed). Na quarta-feira (30), a prefeita Nilda Cruz assinou um convênio com a Esmed para que futuros alunos da instituição de ensino superior possam estagiar nas unidades de saúde da rede pública municipal. A entidade oferecerá 80 vagas para o curso de medicina, e tem previsão de iniciar suas atividades no segundo semestre do ano de 2025.
O documento foi assinado pela prefeita Nilda Cruz, em solenidade com a presença de sua vice-prefeita Kátia Pires, e do secretário municipal de Saúde, Rogério Gurgel. “Receber uma faculdade de Medicina é uma conquista muito significativa para Parnamirim em diversos aspectos. Vamos ter ganhos no campo pedagógico, recebendo os alunos e todo o corpo docente da Esmed com suas valências técnicas e científicas”, disse a Nilda.
A prefeita Nilda destacou ainda que as vantagens e ganhos para a saúde municipal. “Com a chegada dos estagiários teremos ainda um ganho importante no atendimento dos nossos pacientes, além disso, é importante destacar o aspecto econômico, vez que a instalação de uma unidade de ensino superior impacta positivamente em nossa cadeia produtiva. A nossa gestão celebra esse momento e está à disposição para ajudar no que estiver ao nosso alcance”, disse a Nilda.
Segundo o secretário de Saúde do município, Rogério Gurgel, 29 unidades de atenção primária da rede pública de saúde do município serão beneficiadas pelo acordo, além da rede de atenção especializada, que contemplará a Unidade de Pronto Atendimento de Nova Esperança, o Hospital Maternidade Divino Amor e o Hospital Márcio Marinho.
O secretário de saúde destacou o quão benéfico será a presença dos estagiários na rede de saúde do município para o atendimento dos pacientes, que unirá forças com o capacitado corpo de profissionais da saúde.
“Não tenho dúvidas de que o trabalho dos professores preceptores e dos estagiários vai contribuir muito para agilizar, otimizar e incrementar o atendimento dos nossos pacientes, somando esforços com o nosso capacitado corpo de profissionais da saúde”, asseverou o titular da Sesad.