Câmara de Parnamirim dá início à programação do Mês da Mulher

Na manhã desta segunda-feira (10), a Frente Parlamentar em Defesa dos Direito das Mulheres da Câmara de Parnamirim deu início a uma agenda especial em celebração ao Dia Internacional da Mulher, comemorado no último sábado. Dando início à programação, foi realizada uma palestra com o tema “Mulher: apesar das conquistas, a luta continua”, ministrada por Ronaira Costa, procuradora legislativa da Câmara de Parnamirim.

A cerimônia reuniu autoridades, representantes de organizações da sociedade civil e a comunidade em geral. A mesa de abertura foi composta pelo presidente da Casa, vereador Dr. César Maia, além das vereadoras Rárika Bastos, Rhalessa de Clênio e Rafaela de Nilda. Em sua fala, o presidente da Casa falou sobre uma inovação deste ano que vai trazer diversas atividades ao longo do mês. “Inovamos mais uma vez e dessa vez trazemos um mês inteiro de atividades alusivo ao mês das mulheres com uma programação que foi pensada com muito carinho pela frente parlamentar”, afirmou.

Já a vereadora Rárika Bastos fez uma saudação especial a todos e ressaltou que mais de 50% dos servidores da Câmara de Parnamirim é composto por mulheres e falou sobre a importância da data. “Teremos um mês inteiro de trabalho e de valorização do espaço que a mulher alcançou não só no nosso município, mas no nosso país”, finalizou.

Por Cida Ramos.

 

RN registra queda de quase 56,9% nos casos de dengue nos 2 primeiros meses de 2025

Foto: Reprodução/ Pixabay

O Rio Grande do Norte registrou uma redução de 56,9% nos casos prováveis de dengue nos dois primeiros meses de 2025 em comparação com o mesmo período de 2024. Segundo o Ministério da Saúde, o estado segue a tendência nacional, que apresentou um recuo de 69,25% nos casos de dengue em todo o país. O levantamento corresponde às semanas epidemiológicas 1 a 9, compreendendo o intervalo de 29 de dezembro de 2024 a 1º de março de 2025.

De acordo com o painel de monitoramento da pasta, nos primeiros meses de 2025, foram registrados 1.266 casos prováveis de dengue no Rio Grande do Norte, contra 2.943 no mesmo período de 2024. Em todo o Brasil, foram contabilizados 493 mil casos prováveis da doença, 217 óbitos confirmados e 477 mortes em investigação. No mesmo período do ano passado, o país havia registrado 1,6 milhão de casos prováveis, 1.356 óbitos confirmados e 85 em análise.

A região Sudeste concentra a maior parte dos casos, com 1 milhão de registros em janeiro e fevereiro de 2024 contra 360 mil este ano. O estado de São Paulo lidera os números atuais, com 285 mil casos prováveis, representando mais da metade do total do país. E contabiliza também 168 das 217 mortes confirmadas este ano.

Comparativo por semanas epidemiológicas (SE) 1 a 9:

2024

  • Brasil: 1.604.611 casos;
  • Sudeste: 1.061.436 casos (66,14% do total nacional).

2025

  • Brasil: 493.403 casos;
  • Sudeste: 360.989 casos (73,16% do total nacional).

Medidas de controle e parcerias

Desde a ativação do Centro de Operações de Emergências para Dengue e outras Arboviroses (COE-Dengue), em 8 de janeiro, o Ministério da Saúde intensificou ações para conter o avanço das arboviroses. Entre as principais estratégias adotadas estão:

  • Visitas técnicas a estados e municípios para reforçar a vigilância e o controle da doença;
  • Distribuição de 4,5 milhões de testes de diagnóstico para dengue, priorizando localidades com menor acesso a laboratórios;
  • Expansão do método Wolbachia para 44 cidades em 2025, ampliando uma estratégia inovadora de controle do Aedes aegypti;
  • Reuniões ampliadas do COE com representantes da sociedade civil, sindicatos, federações e entidades científicas;
  • Mobilização em escolas, em parceria com o Ministério da Educação (MEC), para conscientizar crianças e jovens sobre a prevenção; e
  • Parceria com o Instituto Butantan para a produção da primeira vacina 100% nacional e de dose única contra a dengue.

A previsão é disponibilizar 60 milhões de doses anuais a partir de 2026, com possibilidade de ampliação conforme a demanda.

Febre amarela: atenção redobrada

Além da dengue, a pasta reforça a necessidade de ampliar a cobertura vacinal contra a febre amarela, principal estratégia de prevenção da doença. A intensificação da vigilância epidemiológica é fundamental, especialmente no monitoramento de primatas não humanos com suspeita de febre amarela e na identificação precoce de possíveis casos em humanos. Esse acompanhamento permite antecipar surtos e garantir uma resposta rápida das autoridades de saúde.

Ponta Negra News

Parnamirim: Novo empreendimento habitacional vai beneficiar 192 famílias com o sonho da casa própria; inscrições começam em breve

Foto: Celso Oliveira

O Residencial Parnamirim II faz parte do programa Minha Casa Minha Vida (faixa 1) e vai contar com 6 torres e 192 apartamentos compostos por sala, cozinha, área de serviço, banheiro, 2 quartos e varanda. A Prefeitura vai comunicar em breve como se dará o processo de inscrição.

O município vai receber nos próximos meses mais um empreendimento residencial com infraestrutura completa e opções de lazer para seus moradores. O Residencial Parnamirim II, em Passagem de Areia, vai contar com equipamentos comunitários que incluem salão de festas, sala para biblioteca, academia ao ar livre, ciclovia, bicicletário coberto, playground e quadra de areia.

A solenidade de lançamento aconteceu nesta segunda-feira (10), no canteiro de obras na comunidade e reuniu diversas autoridades, como a prefeita Nilda, vice-prefeita Kátia Pires, presidente da Câmara vereador César Maia, secretário municipal de Habitação, Vinícius Barros, secretária estadual do Trabalho, da Habitação e da Assistência Social e representante do governo do estado, Iris Oliveira, além de secretários, vereadores e representantes da construtora Engemat, responsável pela obra, e órgãos municipais.

O Residencial Parnamirim II fica na Rua Antônio Bezerra Neto, próximo a importantes pontos de referência como o Supermercado Super Show e o Condomínio Vivendas, o que representa mais comodidade e qualidade de vida para os futuros moradores, e afasta o estigma de que condomínios habitacionais do Minha Casa Minha Vida só sejam construídos em áreas afastadas. O Parnamirim II conta com ruas de acesso calçadas e fica próximo a escolas, unidades básicas de saúde e do ginásio de esportes de Passagem de Areia. Mesmo antes de ficar pronto, o empreendimento já está mudando a vida de mais de 40 empregados que estão trabalhando na obra.

De acordo com o secretário de Habitação e Regularização Fundiária de Parnamirim, Vinicius Barros, o novo empreendimento faz parte de um esforço contínuo da gestão municipal, junto ao Ministério das Cidades, para promover moradia e regularização de territórios dignas à população. Para a prefeita Nilda, o Residencial Parnamirim Il representa mais do que moradias. “Estamos diante da oportunidade para muitas famílias recomeçarem suas vidas em um espaço digno e bem planejado, reforçando o nosso compromisso com o bem-estar da população”, disse.

As obras já começaram e a previsão de entrega é de 18 meses. Apesar disso, as inscrições ainda não foram iniciadas. A Prefeitura, por meio da Seharf, vai dar todos os detalhes sobre o processo, que deve começar muito em breve. 

Influenciador potiguar tem carro apreendido pela PRF por atraso no pagamento

O caso foi relatado pelo influenciador nas redes sociais. Foto: Reprodução/Instagram
Foto: Reprodução/Instagram

O influenciador potiguar Wagner Victor, conhecido popularmente como Waguinho, teve seu veículo apreendido pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) no último domingo (9) devido à falta de pagamento do licenciamento, que estava atrasado desde 2022.

Em publicação nas redes sociais, Waguinho esclareceu que o valor havia sido pago na época, mas que o sistema da PRF não registrava a quitação. Ele chegou a buscar os comprovantes para confirmar o pagamento, mas, segundo o influenciador, o agente afirmou que apenas os dados do sistema seriam considerados.

O criador de conteúdo relatou ainda que desembolsou R$ 15 mil para regularizar a situação, mas não conseguiu retirar o veículo, já que o sistema não atualiza aos domingos. No momento da abordagem, Waguinho estava acompanhado de sete pessoas, incluindo a esposa e também influenciadora, Laura Fernandes, além do filho, Nicolas Levi.

“Eu comprei o carro em 2022, é como se eu paguei 2024, eu não paguei 2023 e está faltando 2025, que não chegou. Eu tenho certeza que paguei, porque na época eu até fiquei brincando com o Itin (Ítalo, amigo de Waguinho), o de Itin estava para chegar e para pagar, estava ficando atrasado, eu ri dele. Como é que eu ri dele, eu paguei e consta como se eu não paguei? Mas eu vou descobrir esse mistério ainda porque não sei o que aconteceu”, afirmou o influenciador.

Natural de Caicó, na região Seridó do Rio Grande do Norte, Waguinho acumula mais de 4,8 milhões de seguidores no Instagram, onde produz conteúdos de humor e viraliza com suas publicações.

Tribuna do Norte

Professores do RN fazem protesto durante evento com ministro da Educação

Partiu IF CPOP (23)
Foto: José Aldenir/Agora RN

Servidores levantaram faixas exigindo um reajuste salarial de 6,27% para toda a categoria.

Professores da rede estadual de ensino do Rio Grande do Norte, em greve desde 25 de fevereiro, realizaram um protesto nesta segunda-feira 10 no Centro de Convenções de Natal, durante um evento com a presença do ministro da Educação, Camilo Santana.

Da plateia, os servidores vinculados ao Sindicato dos Trabalhadores em Educação (Sinte) levantaram faixas exigindo um reajuste salarial de 6,27% para toda a categoria, além de “valorização profissional” e a implementação do plano de cargos, carreiras e salários dos funcionários das escolas.

O dirigente estadual do Sinte, professor Ekeoma Santos, afirmou que o objetivo do protesto é chamar a atenção do Ministério da Educação (MEC) para que a pasta “interfira, intervenha e contribua” no processo de negociação entre o sindicato e o Governo do Estado.

Quanto à principal demanda dos professores, o Governo do Estado propôs o pagamento do reajuste de 6,27% para toda a carreira, incluindo aposentados e pensionistas, da seguinte maneira:

  • 3% a partir da folha de abril;
  • 3,25% a partir da folha de dezembro.

No entanto, a proposta foi rejeitada pela categoria nas últimas assembleias, e a greve continua.

O novo piso salarial do magistério foi definido pelo MEC no início deste ano, com reajuste de 6,27%. A Lei Complementar 322/2006, que é válida apenas no Rio Grande do Norte, determina que os reajustes salariais dos professores devem ser aplicados a toda a carreira, incluindo aposentados e pensionistas. Esta é uma particularidade do estado e não uma exigência federal.

Em coletiva de imprensa, Camilo Santana foi questionado sobre o assunto e destacou que o tema está sendo discutido com mediação judicial, confiando em uma solução para o impasse. “Eu sei que a questão está na Justiça, mas há toda a boa vontade da governadora para resolver esse problema e garantir o pagamento aos professores”, declarou o ministro da Educação.

Agora RN

Papa Francisco teve mais uma ‘noite tranquila’, anuncia Vaticano

Foto: REUTERS/Yara Nardi

O papa Francisco passou “uma noite tranquila”, informou o Vaticano nesta segunda-feira (10), um dia após o pontífice de 88 anos agradecer aos médicos pelo atendimento nas mais de três semanas em que está hospitalizado.

O líder dos quase 1,4 bilhão de católicos no mundo tem mostrado leves sinais de melhora nos últimos dias e parece responder bem ao tratamento contra a pneumonia.

“O papa teve uma noite tranquila, está descansando,” afirma um comunicado do Vaticano.

No domingo, ao meio-dia, o pontífice agradeceu aos profissionais da saúde em sua mensagem dominical do Angelus, que pela quarta semana consecutiva enviou por escrito, ao invés de pronunciá-la no Palácio Apostólico na Praça de São Pedro.

“Irmãos e irmãs, durante a minha longa hospitalização, eu também experimentei o esmero no serviço e a ternura no cuidado, especialmente por parte dos médicos e profissionais de saúde, a quem agradeço do fundo do meu coração”, escreveu ele.

O papa não aparece em público desde que foi internado em 14 de fevereiro no Hospital Gemelli de Roma.

Os médicos não se pronunciaram sobre quanto tempo deve durar a internação, nem sobre o tempo que pode levar a convalescença de Jorge Bergoglio, em pleno “Ano Santo” com milhares de peregrinos em Roma.

A hospitalização, a quarta e mais longa desde 2021, gera preocupação devido aos problemas prévios que debilitaram a saúde de Francisco nos últimos anos: cirurgias no cólon e no abdômen, e dificuldades para caminhar.

E também levanta a questão de sua capacidade de desempenhar suas funções, em particular quando o direito canônico não prevê nenhum dispositivo em caso de um problema grave que possa afetar sua lucidez.

Istoé

Lula dá posse a Gleisi e Padilha nesta segunda-feira (10)

Imagem da noticia Lula dá posse a Gleisi e Padilha nesta segunda-feira (10)
Foto: Ricardo Stuckert

Cerimônias serão realizadas no Palácio do Planalto, consolidando nova reforma ministerial do governo.

A deputada federal Gleisi Hoffmann assume, nesta segunda-feira (10), a chefia da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República. A cerimônia de posse, que contará com a participação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), está prevista para ocorrer às 15h, no Palácio do Planalto, em Brasília.

Gleisi, que comandava a presidência do PT, assumirá o lugar do ministro Alexandre Padilha. Ele deixou o cargo para chefiar o Ministério da Saúde no lugar de Nísia Trindade, e também será empossado por Lula na cerimônia desta segunda.

As mudanças fazem parte da nova reforma ministerial do governo. Na última quarta-feira (5), Gleisi e Padilha se reuniram para tratar da transição dos cargos. O mesmo foi feito por Nísia e Padilha, que comandará o Ministério da Saúde pela segunda vez. Ele esteve à frente da pasta no primeiro mandato da ex-presidente Dilma Rousseff.

Ainda há expectativa de novas trocas no governo. Isso porque Lula vem sendo pressionado por partidos do centro por mais espaço na Esplanada, em troca de apoio no Congresso Nacional. Aliados cobram o presidente de celeridade e dizem que as trocas devem ser feitas o quanto antes, visando reverter a queda de popularidade do petista.

SBT News