Flaviano Gama vence ação no fura-fila e Ex-vereador Diogo Rodrigues é absolvido

O ex-vereador Diogo Rodrigues, foi denunciado em 2021 pelo MPRN, na operação denominada “fura-fila” em nove ações penais, a primeira ser julgada foram os autos de número Processo: 0804863-53.2021.8.20.5124, onde tramita na 2ª vara criminal de Parnamirim. A Magistrada Manuela de Alexandria, no dia 23/02/2022 , condenou DIOGO RODRIGUES DA SILVA e BRUNO EDUARDO ROCHA DE MEDEIROS, com a seguinte conclusão: “Pelo exposto, JULGO PROCEDENTE a pretensão punitiva estatal e, em consequência, CONDENO DIOGO RODRIGUES DA SILVA e BRUNO EDUARDO ROCHA DE MEDEIROS nas penas do artigo 90 da Lei nº 8.666/93, c/c 14, II do CP.

A defesa do ex vereador Diogo, o advogado Flaviano Gama, fez apelação ao TJRN, onde o Acórdão da Câmara criminal deu-se a seguinte conclusão, na relatório do desembargador Glauber Rêgo, “Diante do exposto, em consonância com o parecer da 2ª Procuradoria de Justiça, conheço parcialmente do recurso do apelante Bruno Eduardo Rocha de Medeiros e, na parte conhecida, nego-lhe provimento, bem como conheço e nego provimento ao recurso de Diogo Rodrigues da Silva, nos termos da fundamentação acima. ( grifos acrescidos )

É como voto.
Desembargador Glauber Rêgo
Relator ou seja condenou Diogo Rodrigues.

Inconformado com a decisão, a defesa de Diogo Rodrigues da Silva, apresentou um AGRAVO DE RECURSO ESPECIAL ao STJ, onde está sob a relatoria da Ministra Daniela Teixeira, e o ex-vereador após condenação em 1º e 2º grau, obteve sua JUSTA JUSTIÇA em Brasília- DF com a 5ª Turma do STJ, o ABSOLVENDO da acusação apresentada pelo MPRN, já mencionada acima. O ex-vereador continua respondendo a processos penais da operação fura fila, mas desse é já está fora da fila.

Vejaa decisão na íntegra clicando AQUI.

Atentado em escola de Natal: Lyedja Yasmim tem prisão decretada

Foto: PCRN/Divulgação

A Justiça do Rio Grande do Norte decretou, na tarde desta quarta-feira (18), a prisão preventiva da estudante Lyedja Yasmim, 19 anos, responsável pelo atentado na Escola Estadual Berilo Wanderley, que deixou um aluno ferido na manhã da terça-feira (17), na Zona Sul de Natal.

Segundo a Polícia Civil, Lyedja Yasmim será autuada por tentativa de homicídio qualificado. “Foi constatado também que ela tinha como foco principal outra pessoa e, além disso, ela também possui tendências suicidas e vai ser autuada por tentativa de homicídio qualificado”, disse a Polícia Civil em comunicado à imprensa.

O caso

A estudante chegou armada à escola na manhã da terça-feira e efetuou um disparo contra a professora. O tiro acabou atingindo um aluno que ficou à frente da profissional para impedir que o disparo pudesse atingi-la.

Na mochila da estudante foram encontrados livros como “Garota Exemplar e Columbine”, que fala sobre um massacre na Columbine High School, nos Estados Unidos, onde dois jovens mataram 12 colegas e um professor e em seguida cometeram suicídio.

Ponta Negra News

De proposição do Vereador Wolney França, Prefeitos eleitos com laços a Parnamirim recebem Moções de Aplausos

Nesta quarta-feira (18), a Câmara Municipal de Parnamirim homenageou os prefeitos eleitos Gustavo Santos (Nísia Floresta/RN), Nildo Galdino (Lagoa de Velhos/RN) e Wedna Mendonça (Passagem/RN) com Moções de Aplausos, subcrita por todos os vereadores da Casa. A proposição foi apresentada pelo vereador e presidente da Casa, Wolney França, reconhecendo a trajetória e os laços dos gestores com Parnamirim.

“A dedicação e o compromisso desses prefeitos eleitos merecem todo o reconhecimento. Aplaudir essas conquistas é também valorizar a conexão deles com nossa cidade, que contribuiu para a formação de suas trajetórias”, afirmou Wolney França.

A homenagem reforça o compromisso da Câmara de Parnamirim em valorizar lideranças que contribuem para o desenvolvimento regional.

Rússia anuncia vacina contra o câncer para 2025

Profissional de saúde prepara dose de vacina de mpox em centro de vacinação em Paris, França27/07/2022
Reuters/Alain Jocard/Proibida reprodução
Foto: Reuters/Alain Jocard

Dose suprime desenvolvimento de tumores e metástases.

O governo russo anunciou esta semana que desenvolveu uma vacina contra o câncer. A previsão é que o imunizante comece a ser distribuído para pacientes de forma gratuita a partir do início de 2025.

De acordo com a agência russa de notícias, a vacina foi desenvolvida em colaboração com diversos centros de pesquisa. Ensaio pré-clínicos demonstraram que a dose suprime o desenvolvimento de tumores e de potenciais metástases.

O Centro Nacional de Pesquisa Médica do Ministério da Saúde russo informou que trabalha com duas linhas de vacinas oncológicas. Uma delas é uma vacina personalizada que utiliza tecnologia mRNA, a mesma utilizada em doses contra a covid-19.

“Com base na análise genética do tumor de cada paciente, uma vacina única é criada para ‘ensinar’ o sistema imunológico a reconhecer células cancerígenas”, detalhou o centro de pesquisa russo.

O segundo imunizante é a Enteromix, formulada com base numa combinação de quatro vírus não-patogênicos que têm a habilidade de destruir células malignas e, simultaneamente, ativar a imunidade de pacientes contra um tumor.

Agência Brasil

Intimadas, 370 pessoas têm dois dias para devolver celulares roubados/furtados no RN

WhatsApp Image 2024 12 18 at 08.07.17 (1)
Foto: Divulgação

Intimação foi realizada por meio de conta oficial no WhatsApp da Polícia Civil.

A Secretaria da Segurança Pública e da Defesa Social do Rio Grande do Norte deu início a uma nova metodologia de combate aos crimes de roubo e furto de telefones celulares no estado. Intimadas, 370 pessoas têm dois dias, a partir desta quarta 18, para devolver celulares roubados/furtados no RN. Trata-se da execução do programa Celular Seguro, instituído pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), que ampliou um sistema exitoso criado no Piauí e que agora tem a adesão de onze estados.

A nova metodologia começou a ser implantada na segunda-feira 16, por meio da Polícia Civil, que intimou as 370 pessoas. Elas devem comparecer na Delegacia Geral de Polícia Civil (DEGEPOL), uma vez que foram identificadas como possuidoras de celulares com origem ilícita, ou seja, que são fruto de roubo ou de furto. A notificação exige a entrega imediata dos aparelhos.

O não comparecimento acarreta em adoção de medidas legais, incluindo busca, apreensão e até a responsabilização por receptação qualificada, que é um crime que ocorre quando alguém adquire, recebe, transporta, oculta, vende, permuta, transforma ou desfigura um bem que sabe ser produto de crime.

A intimação

A intimação foi realizada por meio de conta oficial no WhatsApp da Polícia Civil, pelo número (+55 800 729 4593). As pessoas notificadas devem comparecer nesta quarta-feira 18 ou quinta-feira 19, na sede da DEGEPOL (Av. Interventor Mário Câmara, 3532, Cidade da Esperança, Natal), onde serão ouvidas e, consequentemente, deverão devolver os aparelhos. Os aparelhos serão entregues aos legítimos proprietários, em conformidade com a legislação.

A SESED e a Polícia Civil reforçam a importância da colaboração da população no combate a crimes dessa natureza, evitando a aquisição de aparelhos celulares sem origem lícita comprovada. Denúncias podem ser feitas de forma anônima pelo Disque Denúncia 181.

Programa Celular Seguro

O programa Celular Seguro foi aprimorado e expandido em agosto, com a criação do Protocolo Nacional de Recuperação de Celulares, ampliando a proteção oferecida pela ferramenta. O objetivo é inibir os crimes, além da proteção contra golpes financeiros. A ação também é voltada para a recuperação de aparelhos furtados ou roubados.

Inicialmente, aderiram ao programa os estados do Acre, Alagoas, Amapá, Amazonas, Bahia, Piauí, Rio Grande do Norte, Rondônia, Roraima, Sergipe e Tocantins.

O Celular Seguro permite que o usuário cadastre seu número na ferramenta por meio de site ou aplicativo disponível para os sistemas Android e IOS (iPhone). Em caso de furto, roubo ou perda, a própria vítima pode acessar a conta no programa e efetuar o bloqueio do aparelho e de aplicativos financeiros. No momento do cadastro, também é possível indicar “pessoas de confiança”, que poderão disparar o alerta em caso de impossibilidade da realização da ação pelo titular da conta.

Agora RN

Mineradora encontra grande jazida de ouro debaixo da BR-226, no trecho de Currais Novos

Mineradora encontra grande jazida de ouro debaixo da BR-226, no trecho de Currais Novos
Foto: Divulgação/DNIT

A mineradora canadense Aura Minerals encontrou uma grande jazida de ouro debaixo da BR-226, rodovia que liga Currais Novos a Santa Cruz. A descoberta pode dobrar a capacidade de extração de ouro na região e fazer do Rio Grande do Norte um polo de destaque na mineração nacional.

De acordo com Rodrigo Barbosa, CEO da Aura, o projeto envolve a realocação de um trecho de seis quilômetros da estrada federal que permitirá um salto na produção anual, passando de 815 mil para 1,6 milhão de onças de ouro.

A mineradora já é proprietária da área da mina que cruza a rodovia, mas precisa de um acordo com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), ligada ao Ministério dos Transportes, para realizar a obra.

Para executar a mudança, a Aura reservou entre US$ 6 milhões e US$ 8 milhões e se comprometeu a financiar a construção. O desenho técnico está em análise e vem sendo ajustado para atender às demandas do órgão federal.

Ponta Negra News

Ação de vândalos afeta abastecimento de sete bairros de Parnamirim; veja quais

Foto: Reprodução

Duas ocorrências de furtos de cabos elétricos e equipamentos em Parnamirim, na manhã desta quarta-feira (18), afetaram o abastecimento de sete bairros da cidade. De acordo com a Caern, o primeiro furto foi registrado às 8h30, nas instalações localizadas no Rosa dos Ventos. Já o segundo ocorreu por volta das 10h15, com furto de cabos elétricos e equipamentos de uma casa de comando em Parnamirim Central.

Por conta da ocorrência no Rosa dos Ventos, estão com abastecimento afetado os bairros de Rosa dos Ventos, Santos Reis, Cohabinal e Passagem de Areia. A previsão é que o reparo esteja concluído na tarde desta quinta-feira (19), com a imediata regularização do fornecimento e normalização completa em até 24 horas.

Já o furto na casa de comando em Parnamirim Central, deixou sem abastecimento os bairros Santa Teresa, Bela Parnamirim e Bela Macaíba. A previsão para a conclusão do conserto é na noite de quinta-feira, com a retomada do fornecimento. A normalização completa se dará em um prazo de até 48 horas.

Tribuna do Norte