TSE reserva três sessões para ação sobre inelegibilidade de Bolsonaro

Foto: Sergio Lima/Poder 360

O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) reservou 3 sessões plenárias para o julgamento de uma Aije (ação judicial de investigação eleitoral) que tem o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) como alvo e na qual o PDT pede que ele seja declarado inelegível. O julgamento está marcado para começar na próxima quinta-feira (22).

A Aije trata de uma reunião organizada por Bolsonaro no Palácio da Alvorada com dezenas de embaixadores e equipes diplomáticas, na qual apresentou acusações sem provas contra a urna eletrônica.

O PDT alega que o ex-presidente cometeu abuso de poder político e econômico ao promover o encontro e atacar o processo eleitoral brasileiro com boatos já desmentidos anteriormente pela Justiça Eleitoral, isso quando já se apresentava como pré-candidato à reeleição.

O caso é relatado pelo corregedor-geral eleitoral, ministro Benedito Gonçalves. Ao liberar o processo para julgamento, ele publicou um relatório no qual detalha todas as etapas da Aije, incluindo as alegações finais de acusação e defesa. O relator ainda não divulgou o próprio voto.

O julgamento das Aijes costuma ser mais longo no TSE, por ser necessário, em geral, a leitura de longo relatório sobre as investigações, pelo relator. A sessão de 5ª (22.jun) deve ser tomada pela leitura desse relatório e as sustentações orais das partes e do MPE (Ministério Público Eleitoral). Cada fala dura até 15 minutos.

A expectativa, também, é que Gonçalves profira um voto longo e minucioso, o que deve tomar uma 2ª sessão plenária. Em seguida ao relator, votam os ministros: Raul Araújo, Floriano de Azevedo Marques, André Ramos Tavares, a vice-presidente do TSE, Cármen Lúcia, Nunes Marques e, por último, o presidente do tribunal, Alexandre de Moraes.

Por Poder 360

Submarino que levava turistas aos destroços do Titanic desaparece no Atlântico

Foto: Reprodução OceanGate Expeditions

A Guarda Costeira dos EUA lançou uma operação de busca e salvamento, nesta segunda-feira (19), para um submarino que desapareceu enquanto levava turistas em uma expedição aos destroços do Titanic.

Entre elas o bilionário britânico Hamish Harding. Segundo a emissora britânica Sky News, o próprio CEO da empresa que realiza a expedição pode estar entre os passageiros.

A empresa que conduz a viagem, Oceangate Expeditions, disse que está “explorando e mobilizando todas as opções para trazer a tripulação de volta com segurança”.

“Todo o nosso foco está nos tripulantes do veículo submersível e suas famílias. Estamos profundamente gratos pela extensa assistência que recebemos de várias agências governamentais e empresas de alto mar em nossos esforços para restabelecer o contato com o submersível”, disse o grupo.

Submarino que levava turistas aos destroços do Titanic desaparece no AtlânticoSubmarino que levava turistas aos destroços do Titanic desaparece no Atlântico / Reprodução

O Titanic atingiu um iceberg em sua viagem inaugural e afundou no Oceano Atlântico Norte em abril de 1912, matando mais de 1.500 pessoas. Os destroços do Titanic, descobertos em 1985, estão divididos em duas partes no fundo do oceano, cerca de 13.000 pés abaixo da superfície, a sudeste da província canadense de Newfoundland.

Mais recentemente, passeios privados caros foram oferecidos aos turistas, permitindo que as pessoas vissem os destroços de perto.

Uma versão arquivada do site da OceanGate, acessível por meio do Wayback Machine, mostra o que os passageiros podem gastar até US$ 250 mil na viagem, equivalentes a R$ 1,192 milhão.

Submarino que levava turistas aos destroços do Titanic desaparece no Atlântico
Foto: Woods Hole Oceanographic Institution/Reuters

Com informações de CNN Brasil e O Globo

Naufrágio em Santa Catarina: Potiguar está entre os desaparecidos

Foto: Reprodução/TV Tropical

Um potiguar está entre os tripulantes desaparecidos após o naufrágio de uma embarcação no litoral de Santa Catarina. O homem foi identificado como Diego Silva de Brito, de 28 anos. Outras seis pessoas já foram resgatadas com vida.

O acidente com o barco “BP Safadi Seif” aconteceu na sexta-feira (16). O passar das horas e dos dias deixa os familiares ainda mais aflitos. “Quero pedir ajuda para que possa fazer buscas aéreas o mais rápido possível. A angústia é grande para a família”, disse Otacília Brito, prima de Diego.

Ele é de família de pescadores e foi para Santa Catarina em busca de melhores condições de trabalho a convite do primo, Mário Gomes Soares, potiguar que também estava na embarcação, mas foi resgatado com vida no último sábado (17), com outros quatro tripulantes . Na noite desse domingo (18), o sexto tripulante foi resgatado.

“Com a glória de Deus, Mário foi encontrado, que era o mestre do barco. A angústia continua, Diego ainda se encontra desaparecido”, acrescentou um familiar.

De acordo com a Marinha do Brasil, o último contato feito pela embarcação aconteceu a cerca de 40 milhas da costa catarinense. As buscas se concentram a 160 km do litoral do estado, que é a região onde os demais tripulantes foram encontrados.

Além de Diego, outro homem está desaparecido. Ele foi identificado como Alisson da Silva Santos. “Os familiares estavam aflitos, angustiados, sem saber notícias, sem saber de fato o que as autoridades estão fazendo sobre o caso”, completou Otacília.

A Marinha do Brasil informou que, até o momento, não detalha o que motivou o naufrágio e vai investigar o caso. A região Sul do Brasil foi atingida por um ciclone no fim da semana passada. O órgão militar havia emitido um alerta de ressaca para a faixa Sul de Santa Catarina, com validade até o sábado (17).

Câmara de Parnamirim entrega comenda Ana Neri a enfermeiros do município

Câmara Municipal de Parnamirim

A Câmara Municipal de Parnamirim informa sobre a entrega da Medalha de Honra ao Mérito Comenda Ana Neri, que acontece nesta segunda-feira (19), às 18h,

De proposição do vereador Irani Guedes, a solenidade homenageia profissionais constantes nas equipes de Enfermagem do município, e ocorre em alusão ao Dia da Enfermagem, no Plenário Dr. Mário Medeiros.

Bairro de Ponta Negra terá parada no abastecimento nesta quarta-feira (21)

Foto: Magnus Nascimento

O bairro de Ponta Negra terá uma parada no abastecimento na próxima quarta-feira (21), no horário das 7h às 17h. A parada será necessária para que a Companhia de Águas e Esgotos (Caern) realize mais uma adequação de sistemas ao uso do mercado livre de energia. Dessa vez, será na Estação Elevatória de Água Tratada (EEAT) que funciona no bairro.

Após a retomada do abastecimento, no final da tarde, será necessário aguardar um período de até 72 horas para a completa normalização do sistema.
Ação de vândalos deixa dois bairros de Parnamirim sem água
Os bairros de Emaús e Parque Industrial, em Parnamirim, estão com o abastecimento de água suspenso na manhã desta sexta-feira (16), por causa de furtos de cabos elétricos e danos a equipamentos dos poços tubulares 18 e 24, em Emaús.
A Caern já está trabalhando para sanar os problemas causados pela ação de vandalismo e restabelecer o abastecimento, o que deve ocorrer ao meio-dia da segunda-feira (19). Técnicos da companhia atuam para tentar diminuir esse prazo, mais longo devido à extensão dos danos.
Após a retomada do abastecimento, será necessário aguardar um prazo de até 24 horas para a completa normalização do fornecimento.
Por Tribuna do Norte

O compadre Murilo fará o melhor arraiá de Parnamirim

O tradicional arraiá do compadre Murilo acontecerá dia 25 de junho, às 18 horas, na igreja matriz da cidade.

Os últimos preparativos do jantar estão ficando prontos para a grande festa que já faz parte do calendário de eventos juninos da cidade. Barracas, comidas típicas, sorteio de balaio e a famosa quadrilha improvisada animarão os presentes com o melhor forró pé de serra do Estado.

O compadre Murílo convida a comunidade católica e a população em geral para essa grande noitada de alegria e fé.

Antes da festança, terá a santa missa para agradecer a Deus o dom da vida do compadre Murilo, que completa mais um aninho em sua linda história e logo depois, os sanfoneiros darão o ponta pé no melhor arraiá de Parnamirim. Viva São João e viva padre Murilo.