Dudu Camargo teria sido demitido do SBT após toalha suja e fezes em chão de camarim

Dudu Camargo deixa o SBT – Foto: Reprodução

Dudu Camargo, de 25 anos, foi demitido do SBT após 15 anos como funcionário da emissora. O comportamento do apresentador já vinha chamando a atenção negativamente. O estopim da crise, no entanto, teria sido um episódio escatológico nas dependências da emissora.
 
O jornalista, que comandava o programa Primeiro Impacto, não teria conseguido chegar a tempo no banheiro e, por isso, teria defecado no chão do camarim. Ele teria usado uma toalha para limpar o espaço e a escondido atrás de um microondas, transformando o camarim em um ambiente com cheiro ruim.
 
Procurado por Quem, na tarde desta quarta-feira (7), o departamento de comunicação do SBT confirma a saída do apresentador da emissora. Os motivos da demissão não serão expostos pela empresa.

Fonte: www.revistaquem.globo.com

Prefeitura decreta ponto facultativo nesta sexta-feira (9)

Foi publicado no Diário Oficial de Parnamirim dessa terça-feira (6), que será ponto facultativo na próxima sexta-feira (9), data posterior ao feriado municipal de Corpus Christi, comemorado na quinta-feira (8).

O decreto não é válido para as repartições prestadoras de serviços públicos como coleta de lixo e urgência e emergência de saúde, por exemplo.

Assessoria de Comunicação de Parnamirim – ASCOM (Andrezza Barros)

Mais da metade das pessoas que não sabem ler e escrever vivem no Nordeste, diz IBGE

Foto: reprodução

A taxa de analfabetismo recuou de 2019 para 2022 e atingiu a menor taxa da série histórica, iniciada em 2016. É o que mostra a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua Educação, divulgada pelo IBGE nesta quarta-feira (7).

O analfabetismo, porém, continua alto entre idosos, pretos e pardos no Nordeste, que tem a taxa mais alta entre as regiões do país.

Entre os 9,6 milhões de pessoas que não sabiam ler e escrever, 5,3 milhões viviam no Nordeste: 55,3% do total. Desse número, a maioria tinha 60 anos ou mais.

Já entre pessoas de 15 anos ou mais, o porcentual caiu de 6,1% para 5,6%. A redução foi de pouco mais de 490 mil analfabetos. A região Sudeste tem a taxa mais baixa, especialmente no grupo de idosos.

Taxa de analfabetismo do Nordeste é quatro vezes maior que a do Sudeste 

A taxa de analfabetismo para as pessoas de 15 anos ou mais também reflete desigualdades regionais: o Nordeste tem a taxa mais alta (11,7%) e o Sudeste, a mais baixa (2,9%). No grupo dos idosos (60 anos ou mais) a diferença é maior: 32,5% para o Nordeste e 8,8% para o Sudeste.

“A taxa de analfabetismo é uma das metas do atual Plano Nacional de Educação (PNE), que tem vigência até 2024. Um dos itens seria a redução da taxa da população de 15 anos ou mais para 6,5% em 2015 e a erradicação em 2024. A meta intermediária foi alcançada em 2017 na média Brasil, porém, no Nordeste e para a população preta ou parda, ainda não foi alcançada”, ressalta a coordenadora.

Essa é a primeira divulgação da pesquisa após a pandemia. Em 2020 e 2021 ela foi suspensa em razão da pandemia de Covid-19.

Por Band

Solenidade homenageia concluintes da turma do Curso de Libras 

A Escola do Legislativo realizou, nesta terça-feira (7), uma solenidade de conclusão do Curso de Capacitação Básica em Libras. A celebração, organizada em parceria com a Maternidade Divino Amor, foi aberta ao público e ocorreu no Plenário Dr. Mário Medeiros.

“Acreditando na inclusão como peça fundamental para o avanço da sociedade, a Casa e a Escola do Legislativo têm trabalhado em prol da formação e da qualificação de seus servidores”, foi o que declarou o presidente da Casa, vereador Wolney França, em seu pronunciamento de abertura.

A cerimonialista Hellen Francisca, servidora da Casa que participou do curso, descreveu a honra de participar da capacitação. “Hoje poderia ser um dia comum, um dia como qualquer outro, mas longe disso: é um dia de celebração de festa, dia que ganhou um significado e marca nossa trajetória na Língua Brasileira de Sinais”, salientou.

A Dra. Ana Michele de Farias Cabral, diretora da Maternidade Divino Amor, destacou a importância da solenidade, e agradeceu à Casa pela celebração. “É um momento muito emocionante, e não poderia ser diferente. A gente imagina, sempre, que a gratidão é muito mais que uma palavra, um substantivo: é uma virtude. Uma virtude muito importante, que traz esse momento de uma forma extremamente especial”, disse. 

A professora de Libras, Valquíria Vidal, saudou os concluintes e seus familiares. “Hoje,  a sua mão, que é tão útil para vocês, adquiriu mais uma utilidade: a de falar. E essa fala é que vai proporcionar acessibilidade e a inclusão da comunidade surda aqui no município”, explicou.

Câmara Municipal de Parnamirim

Alto Oeste e Leste Potiguar têm previsão de chuvas durante o feriado e final de semana

Foto: PN

O Sistema de Monitoramento da Empresa de Pesquisa do Rio Grande do Norte (Emparn) registrou a ocorrência de chuvas de baixa intensidade em 23 municípios das regiões Leste e Agreste do estado, no intervalo entre às 07h da manhã de ontem (06) e a manhã desta quarta-feira (07). Os maiores acumulados ocorreram na região Leste, em Rio do Fogo com 14,8 milímetros (mm) e em Maxaranguape com 13,4 mm.

“As precipitações decorrem do afastamento do bloqueio atmosférico que permitiu o aumento da circulação de ventos de Leste e Sudeste, condição esta que favorece a formação de nuvens de chuva e que deverá se manter até o final de semana”, explicou o chefe da unidade de Meteorologia, Gilmar Bristot.

Pela climatologia, as regiões do Leste Potiguar e Agreste Potiguar estão no segundo mês do período chuvoso. Neste mês de junho, a previsão é de que os acumulados até os 93 mm no Agreste e os 211,9mm no Leste.

A previsão para o feriado de Corpus Christi (08) e para o próximo final de semana é de céu parcialmente nublado a claro com chuvas em algumas regiões.

O Sistema de Monitoramento pode ser acessado pelos sites emparn.rn.gov.br aba Meteorologia ou meteorologia.emparn.rn.gov.br

Previsão dia a dia

Quarta-feira (07) – Céu parcialmente nublado a claro com chuvas nas regiões de Mossoró, Vale do Açu e Agreste

Quinta-feira (08) – Céu parcialmente nublado a claro com chuvas nas regiões do Alto Oeste e Litoral Potiguar.

Sexta- feira (09) – Céu parcialmente nublado a claro com chuvas nas regiões de Mossoró, Alto Oeste, Agreste e Litoral Potiguar.

Sábado (10) – Céu parcialmente nublado a claro com chuva na região de Mossoró.

Domingo (11) – Céu parcialmente nublado a claro com chuvas nas regiões de Mossoró, Alto Oeste, Vale do Açu, Agreste e Litoral Potiguar.

Fonte: Emparn

Mossoró Cidade Junina terá mais de 700 agentes de segurança atuando diariamente no evento

Foto: Divulgação

O Mossoró Cidade Junina, terá mais de 700 agentes de segurança atuando diariamente no evento. O município ampliou o monitoramento da festa, que terá mais de 50 câmeras de videomonitoramento e de reconhecimento facial, em pontos estratégicos, reforçando ainda mais a segurança do São João mais cultural do mundo.

A Polícia Militar, Guarda Civil Municipal de Mossoró, Corpo de Bombeiros Militar, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Civil, 2ª Companhia Independente de Policiamento Rodoviário e a 3ª Companhia do Batalhão de Policiamento Ambiental estarão atuando diretamente, em conjunto e integrados, em todos os polos do “Mossoró Cidade Junina”.

Para agilizar o atendimento e fortalecer o monitoramento da festa, o município criou o Centro de Comando e Controle Operacional de Segurança Pública, que servirá como base de comunicação dos agentes. O parque tecnológico reunirá todas as imagens do circuito de videomonitoramento, que serão acompanhadas em tempo real pelos agentes, proporcionando um atendimento mais rápido e eficiente.

Assim como nas edições anteriores, não será permitida a entrada com garrafas de vidros, materiais cortantes, coolers ou bolsa térmica no polo Estação das Artes. As medidas trazem mais segurança ao “Mossoró Cidade Junina”. A restrição quanto a entrada de cooler e bolsa térmica é feita há várias edições e demonstra efeitos significativos na segurança da festa, pois impede que pessoas adentrem ao maior polo do MCJ com materiais ilícitos.

A programação de shows no polo Estação das Artes inicia nesta quarta-feira (7), a partir das 19h, com muito xote, baião, forró e sertanejo, com Adna Santana, Dorgival Dantas, Tarcísio do Acordeon e Simone Mendes.

Fonte: www.pontanegranews.com.br

Ex-presidente da Fecam morre após carro cair em açude

Reprodução/Redes Sociais

O ex-presidente da Federação das Câmaras Municipais do Rio Grande do Norte Diego Macedo, que era ex-vereador de Ipueira, morreu após seu carro capotar e cair em um açude de sua propriedade, na noite da desta terça-feira (6). No dia de sua morte, o ex-parlamentar ainda fez uma postagem nas redes sociais mostrando que estava na fazenda Curral Queimado, entre Ipueira e São João do Sabugi.

O acidente ocorreu quando o ex-vereador deixava, de carro, a fazenda. Na RN-118, ele perdeu o controle do veículo, capotou e caiu no açude. Preso no carro, Diego Macedo não conseguiu sair e morreu ainda no local, antes do socorro chegar.

Reprodução/Googles Maps

O corpo do ex-parlamentar, que tinha 42 anos, será velado e sepultado em Caicó, no Seridó potiguar.

Por Tribuna do Norte