Potiguar Leonardo Macena é destaque em vice-campeonato da categoria sub-13 na PSG Academy World Cup, em Paris

Foto: cedida

O potiguar Leonardo Macena do PSG Academy Natal foi um dos destaques da equipe sub-13 que representou o Brasil na PSG Academy World Cup, disputada em Paris. O PSG Academy Brasil ficou com o vice-campeonato após empatar em 1 a 1, e perder na disputa de pênaltis para a equipe de Ruanda. O PSG Academy Brasil também foi vice em outras duas categorias, a sub-11 masculina e a sub-15 feminina.

Zagueiro e capitão do time vice-campeão do torneio que reuniu equipes da PSG Academy de todo o mundo, Leonardo, já foi aprovado nas categorias de base de clubes como o Atlético Mineiro, Athletico Paranaense e Fortaleza, além disso, vem sendo cortejado também pelo Fluminense.

Em janeiro, Leo esteve na Holanda, participando da EUROCUP, quando jogou contra os gigantes Ajax, Bayern, West Ham, Borussia Dortmund. No último mês de abril, junto com o PSG Academy Natal, o zagueiro foi campeão do maior campeonato infantil, a GO CUP, disputada em Goiânia-GO.

 

Após idas e vindas, Moraes marca julgamento de ação no TSE que pode tornar Bolsonaro inelegível

Foto: Jorge William/ O GLOBO

Após algumas idas e vindas, o presidente do TSE, Alexandre de Moraes, marcou para o dia 22 de junho o julgamento de ação impetrada pelo PDT que pode tornar o ex-presidente da República Jair Bolsonaro inelegível.

A notícia começou a circular no início da noite desta segunda-feira. Moraes havia marcado o julgamento, mas depois retirou o caso de pauta. Após a retirada da ação de pauta, o ministro recuou uma segunda vez e manteve a data do julgamento para 22 de junho.

Ministros do TSE vinham pressionando o presidente do Tribunal a incluir a análise da ação do PDT que pede a decretação da inelegibilidade de Bolsonaro por abuso de poder político nas eleições do ano passado antes do recesso do Judiciário.

A ação aborda a reunião do ex-presidente com embaixadores de mais de 40 países no Palácio do Planalto, em julho de 2022. Na ocasião, o então mandatário proferiu uma série de ataques ao processo eleitoral sem apresentar provas. 

Fonte: O Antagonista

Incêndio provoca desabastecimento de água no centro de Parnamirim e bairro Boa Esperança

Foto: Reprodução/internet

O centro de Parnamirim, bem como o bairro Boa Esperança, estão com o abastecimento suspenso na noite deste domingo (4). Um incêndio em prédio administrativo da companhia foi registrado no final da tarde.

O fogo foi rapidamente controlado, com a chegada do Corpo de Bombeiros, logo acionado. No entanto, a ocorrência afetou um dos poços que abastecem os dois bairros, provocando a parada.

A Caern trabalha para solucionar o problema o mais rápido possível, a fim de restabelecer a normalidade do abastecimento nas áreas afetadas.

Fonte: Ascom//Caern

Defesa Civil Nacional reconhece situação de emergência em cinco cidades do RN

 

Foto: Magnus Nascimento

Cinco cidades do Rio Grande do Norte tiveram situação de emergência reconhecida nesta segunda-feira (5) em razão dos períodos de estiagem que estão enfrentando. O cenário foi reconhecido pelo Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional, por meio da Defesa Civil Nacional, e publicado no Diário Oficial da União. 

Estão entre as cidades reconhecidas Nova Cruz, São José do Campestre, São Paulo do Potengi, São Rafael e São Vicente. Além do Rio Grande do Norte, outros estados também aparecem na lista com municípios em situação de emergência. É o caso de Pernambuco, Bahia, Santa Catarina e Sergipe. 

Recursos federais para ações de defesa civil

Cidades em situação de emergência ou estado de calamidade pública reconhecido pela Defesa Civil Nacional estão aptas a solicitar recursos do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional para atendimento à população afetada.

As ações envolvem socorro, assistência às vítimas, restabelecimento de serviços essenciais e reconstrução de infraestrutura destruída ou danificada. A solicitação deve ser feita por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD).

Com base nas informações enviadas, a equipe técnica da Defesa Civil Nacional avalia as metas e os valores solicitados. Com a aprovação, é publicada portaria no DOU com o valor a ser liberado.

Tribuna do Norte

Número de brasileiros morando no exterior cresceu quase 40% nos últimos 12 anos

Foto: Reprodução

O número de brasileiros que moram fora do país cresceu cerca de 38% nos últimos doze anos. Em 2009, a comunidade brasileira no exterior era de pouco mais de 3 milhões. Dois anos atrás, o número saltou para 4,4 milhões, segundo dados do Ministério das Relações Exteriores. O Itamaraty informou que os índices são apenas estimados, uma vez que o registro consular de nacionais no exterior não é obrigatório.

Entre os cinco países com maior número de brasileiros, estão os Estados Unidos, com 1,9 milhão; Portugal, com 275 mil; Paraguai, com 245.850; Reino Unido, com 220 mil; e Japão, com cerca de 206 mil.

Para o economista Riezo Almeida, a quantidade de brasileiros que moram no exterior tem uma relação com o desempenho das taxas de desemprego e PIB (Produto Interno Bruto) no Brasil. Em 2020, por exemplo, o recuo da soma dos bens e serviços produzidos no país e um elevado índice de desocupação podem ter contribuído para o aumento de saídas do país.

Por R7