Inteligência Artificial vai trazer mais eficiência para as câmaras municipais do RN

O presidente da Câmara de Parnamirim, vereador Wolney França, participou de evento onde foi assinado Termo de Cooperação, entre o Tribunal de Contas do Estado, FECAM/RN e a UFRN, buscando o compartilhamento de tecnologia com as câmaras municipais do estado.

A assinatura ocorreu durante evento promovido pela Escola de Contas do TCE sobre “Inteligência Artificial aplicada às ouvidorias dos municípios do RN”, nesta quarta-feira (19), no auditório do órgão.

O objetivo é a cessão de ferramenta de Inteligência Artificial desenvolvida pela universidade, o robô Kairós, para o Poder Legislativo dos municípios, por meio da FECAM/RN. Pelo projeto, o sistema é utilizado nas Ouvidorias de instituições públicas, otimizando processos e diminuindo tempo médio de respostas.

“O TCE/RN intermedia este processo por ter tido êxito na utilização da ferramenta e é uma satisfação fazer parte deste processo de inovação no serviço público, garantindo mais qualidade e celeridade às instituições e, em breve, levaremos esta tecnologia para a nossa Câmara de Parnamirim”, afirmou Wolney França, que também é o presidente Eleito da FECAM/RN.

No evento, que teve a presença da Ouvidora da Câmara Municipal de Parnamirim, Maria Edinara Mesquita Bueno, o documento foi assinado pelo Conselheiro Presidente do TCE/RN, Gilberto Jales, pelo Conselheiro da Escola de Contas do TCE/RN, Tarcísio Costa, pelo atual presidente da FECAM/RN, vereador Ivanildo do Hospital, e pelo Diretor Geral do Inst. Metrópole Digital, José Ivonildo do Rêgo. Também estiveram presentes autoridades, vereadores e população em geral.

Camara Municipal de Parnamirim

Raro eclipse solar híbrido ocorre nesta quinta, mas não será visível no Brasil

Eclipse solar total é visto no Oregon, nos Estados Unidos, em foto de 21 de agosto de 2017. — Foto: NASA/Aubrey Gemignani

O primeiro eclipse solar do ano ocorre na madrugada desta quinta (20), no horário de Brasília. Embora ele NÃO seja possível de ser observado do Brasil, espectadores sortudos da Austrália, Timor Leste e Indonésia conseguirão flagrar um fenômeno ainda mais especial este ano. Isso porque o eclipse desta quinta será híbrido, algo que acontece somente a cada 10 anos.

Assim, dependendo da localização, moradores desses países irão presenciar ou um eclipse solar anular ou um eclipse solar total. Mas o que é isso quer dizer? Primeiro, precisamos entender que um eclipse solar ocorre quando a Lua se posiciona entre o Sol e a Terra de uma maneira que ela acaba lançando uma sombra sobre a Terra.

A Lua então bloqueia a entrada de luz solar que chega à Terra. Às vezes, a Lua bloqueia apenas parte da luz do Sol, no chamado eclipse solar parcial ou anular. Já quando a Lua bloqueia toda a luz do Sol, temos um eclipse solar total.

Entenda os diferentes tipos de eclipse assistindo ao vídeo abaixo:

Veja a diferença nas fotos a seguir:

Eclipse solar total:

Foto mostra Sol totalmente encoberto pela Lua durante eclipse solar total nesta segunda-feira (14). — Foto: Ronaldo Schemidt/AFP

Eclipse solar anular:

A lua passa entre o sol e a terra durante eclipse solar anular visto de Cingapura — Foto: REUTERS/Tim Chong

Assim, como é possível ver nas imagens acima, em um eclipse solar total, a Terra, a Lua e o Sol se alinham de tal forma e em uma posição tão exata que toda a estrela do nosso sistema é “tampada” da perspectiva da Terra – é possível ver apenas a coroa, a atmosfera do Sol.

No caso do eclipse solar anular, ainda há um alinhamento entre os três corpos celestes, mas com um distanciamento um pouco maior da Lua em relação ao nosso planeta. O resultado é a formação de um “anel de fogo” no céu.

Na madrugada desta quinta, então, espectadores desses países da Oceania poderão observar um desses fenômenos. Segundo a Nasa, a agência espacial norte-americana, o evento terá início já perto das 22h da noite desta quarta-feira (20) no horário de Brasília, mas atingirá seu pico de 1h da manhã da quinta-feira. De acordo com o Observatório Nacional, o último eclipse híbrido ocorreu em novembro de 2013, e o próximo eclipse solar híbrido – depois do deste ano – só ocorrerá em novembro de 2031.

Quando veremos um eclipse solar no Brasil?

O próximo eclipse solar no Brasil é do tipo anular e será em 14 de outubro de 2023. Estados da região Norte e Nordeste poderão assistir a versão total, enquanto a versão parcial será vista em todo o país. Cidades como Natal (RN), João Pessoa (PB), Juazeiro do Norte (CE) e São Félix do Xingu (PA) terão a sorte de observar o “anel de fogo” ao redor da Lua criado pelo nosso Sol.

Por outro lado, em boa parte do Centro-Oeste, Sudeste e Sul, quem olhar para o céu perto das 15h da tarde do dia 14 de outubro verá o nosso astro meio que “mordido” pela Lua. Isso acontece porque um eclipse solar parcial sempre acompanha um eclipse solar anular. Estados Unidos e a América Central também terão a visão privilegiada do evento astronômico. Já os eclipses lunares não serão tão marcantes este ano, pelo menos para o Brasil.

Eclipses de 2023

  • ☀️ 20 de abril – Eclipse solar total (não visível no Brasil)
  • 🌗 5-6 de maio – Eclipse lunar penumbral (não visível no Brasil)
  • ☀️14 de outubro – Eclipse solar anular (visível em boa parte do país)
  • 🌗 28-29 de outubro – Eclipse lunar parcial (visível em uma pequena parte do país)

Fonte: www.g1.globo.com

Operação cumpre 10 mandados de internação de menores em investigações contra ataques em escolas

Foto: Divulgação/CBMSC.

A operação Escola Segura cumpre 10 ordens para internações provisórias de menores de idade investigados por envolvimento em planejamentos de ataques a escolas nesta quarta-feira, 19. A ação integra agentes da Polícia Civil de Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro e Pernambuco.

Ao todo, também estão sendo cumpridos 13 mandados de busca e apreensão e 11 afastamentos de sigilo de dados de adolescentes investigados. O objetivo da força-tarefa é dar cumprimento às ordens judiciais deferidas pela Vara da Infância e Juventude da Comarca de Blumenau.

As investigações tiveram início após o ataque na Creche Cantinho Bom Pastor, em Blumenau (SC), no último dia 5. O autor do crime, maior de idade, foi indiciado por quatro homicídios e cinco tentativas de homicídio quadruplamente qualificados. Ele permanece preso.

Além da Polícia Civil de cinco estados, em Santa Catarina, a operação é coordenada pela Diretoria Estadual de Investigações Criminais (DEIC) e pelo Grupo de Investigação de Crimes Cibernéticos do MPSC (CyberGaeco). A operação é capitaneada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública.

Segundo a Polícia Civil de Santa Catarina, a operação segue em andamento na manhã desta quarta e os dados obtivos na ação serão divulgados ainda neste início de tarde. A reportagem também solicitou mais detalhes ao Ministério Público de Santa Catarina, mas não obteve retorno até a última atualização da matéria.

Fonte: www.terra.com.br

Escola do Legislativo completa 18 anos

Câmara Municipal de Parnamirim

No dia 22 de março, a Escola do Legislativo Professora Eva Lúcia Bezerra de Mendonça completou 18 anos de fundação. O setor, instituído em 2005 por meio do Projeto de Resolução 002/2005, é pioneiro em âmbito estadual no fornecimento de “suporte conceitual de natureza técnico-administrativa às atividades da Casa Legislativa”, como descreve o guia “Expandindo Conhecimento – março/2023”, desenvolvido em homenagem ao aniversário da escola.

Com isso, a Escola do Legislativo auxilia na elaboração das propostas de cursos, palestras e oficinas, e sua disponibilização aos funcionários da Casa, por meio de parceria com profissionais e organizações. O propósito desta iniciativa é direcionar aos servidores conhecimento e desenvolvimento em diversas áreas que, quando dominadas, podem ampliar o desempenho de toda a instituição em relação à prestação de serviços aos parnamirinenses.

O que a Escola do Legislativo representa para a Presidência e a Direção?

Para o presidente da Casa, vereador Wolney França, a ideia de implantação da escola do legislativo é inovadora. “Em meu ponto de vista a escola traz um serviço que, aparentemente seria oferecido apenas pelo Poder Executivo, mas essa barreira foi quebrada há 18 anos aqui em Parnamirim, e é um estímulo para outras Câmaras criarem suas escolas”. O edil também manifesta sua esperança de que estes cursos oferecidos sejam, um dia, contemplados pela população.

Já o diretor da Casa, Marcelo Noronha, vê a escola como uma “impulsionadora de conhecimentos, de melhoria da qualidade do serviço prestado pela Casa, principalmente quando esses ensinamentos são voltados para o âmbito do trabalho legislativo”.

O que diz a Escola do Legislativo?

Para Senadath Baracho, pedagoga da Escola do Legislativo, o objetivo é que “cada servidor, que cada parlamentar compreenda a dimensão da importância da Escola para a democratização do acesso aos saberes produzidos nesta Casa. Que possamos a cada dia fortalecermos a Escola entendendo-a como ferramenta para a qualificação profissional dos servidores e parlamentares; como propulsora do bem-estar ao oportunizar momentos formativos, de reflexão sobre o cotidiano institucional e partilhas; para a democratização dos saberes aqui produzidos”.

Mais informações estão no Guia Pioneirismo na Câmara Municipal de Parnamirim – 18 anos da Escola do Legislativo Professora Eva Lúcia Bezerra de Mendonça. O material pode ser acessado clicando aqui

Fonte: Malu Figueiredo Ascom / CMP

Emissora de Ratinho no Paraná promove demissão em massa

Emissora de Ratinho no Paraná promove demissão em massa

Foto: SBT

O apresentador Ratinho, que faz grande sucesso no SBT, também é dono de uma emissora no Paraná, Rede Massa, filial do canal de Silvio Santos, e está passando por uma grande dificuldade financeira, com demissão em massa e falta de pagamento aos funcionários.

Nos últimos dias, 15 trabalhadores foram desligados da empresa, onde 7 se tratavam de funcionários fixos e os outros 8 eram prestadores de serviços, como repórteres, cinegrafistas, editores de texto e imagem.

Fonte: Metrópoles

URGENTE: Prefeito de São José do Campestre é assassinado a tiros em sua residência

Neném Borges havia sido eleito no pleito de 2020 com mais de 60% dos votos (Foto: Reprodução)

Na madrugada desta quarta-feira (19), o prefeito do município de São José do Campestre, Joseilson Borges da Costa, o Neném Borges (MDB), foi assassinado em sua própria residência. O prefeito tinha apenas 44 anos e havia sido eleito no pleito de 2020 com mais de 60% dos votos.

De acordo com informações, criminosos invadiram a casa do prefeito por volta de meia-noite e efetuaram cerca de quatro disparos contra ele que estava sentado no sofá. A Polícia Militar está no local em busca de informações sobre os responsáveis pelo crime.

A notícia do assassinato chocou os moradores de São José do Campestre, que é um pequeno município do Rio Grande do Norte, com pouco mais de 12 mil habitantes. Neném Borges era bastante querido pelos seus eleitores e tinha uma trajetória política promissora pela frente.