EUA prendem suspeitos de operarem delegacia secreta da China em Nova York

Breon S. Peace, principal procurador do Brooklyn, ao centro, durante entrevista coletiva em Nova York – David ‘Dee’ Delgado/Reuters

Policiais prenderam dois moradores de Nova York sob a acusação de operarem uma “delegacia secreta” da China no bairro de Chinatown, segundo o procurador-geral do Brooklyn afirmou em nota nesta segunda (17). O órgão seria uma ferramenta para perseguir dissidentes baseados nos Estados Unidos.

Lu Jianwang, 61, e Chen Jinping, 59, são alvos de denúncias de conspiração para atuar como agentes do governo chinês sem o conhecimento das autoridades americanas e de obstrução da Justiça, ainda de acordo com a Procuradoria. Eles devem se apresentar à corte federal no Brooklyn ainda nesta segunda.

As acusações surgem em meio a um momento em que o Departamento de Justiça intensifica as investigações sobre o que chama de tentativas de “repressão transnacional” por adversários de Washington, como China e Irã, para intimidar oponentes políticos que vivem nos Estados Unidos.

“A acusação revela a violação flagrante, por parte da China, da soberania da nossa nação, ao colocar uma delegacia secreta no meio de Nova York”, disse Breon Peace, principal procurador federal do Brooklyn.

Os promotores disseram que Lu e Chen são cidadãos norte-americanos e lideram uma organização sem fins lucrativos cuja missão é fornecer um local de encontro social para pessoas da província chinesa de Fujian.

Em 2018, Lu tentou persuadir um indivíduo considerado fugitivo pela China a voltar para seu país de origem, disseram os promotores. Quatro anos depois, o governo chinês também teria, segundo a Procuradoria, pedido a Lu para localizar um indivíduo que vivia na Califórnia —ele era identificado como um ativista pró-democracia. A delegacia teria sido aberta e fechada em 2022.

“Não podemos e não iremos tolerar a perseguição do governo chinês aos ativistas pró-democracia que buscaram refúgio neste país”, disse Breon Peace, o principal promotor federal do Brooklyn, a repórteres.

Também nesta segunda, procuradores apresentaram acusações contra 34 autoridades chinesas por supostamente operar uma “fazenda de trolls” e assediar dissidentes na internet, inclusive interrompendo suas reuniões em plataformas de tecnologia dos EUA.

Os procuradores ainda adicionaram oito funcionários do governo chinês como réus em um caso de 2020 que acusa um ex-executivo do Zoom de interromper videoconferências comemorativas dos protestos de 1989 na Praça da Paz Celestial. Os funcionários acusados estão todos foragidos.

A dupla detida teria admitido ao FBI, a polícia federal americana, ter excluído os registros de seus contatos com um funcionário do governo chinês depois de saber que estavam sendo investigados. Procuradores federais acusaram mais de uma dúzia de cidadãos chineses e outros de realizar campanhas de vigilância e assédio contra dissidentes nos EUA, inclusive tentando repatriar à força pessoas consideradas fugitivas.

As acusações vêm após o diretor do FBI, Christopher Wray, dizer a um comitê do Senado, em novembro, que estava “muito preocupado” com a presença de tais delegacias em cidades dos EUA. Para ele, o estabelecimento de presença policial chinesa no país “viola a soberania” e contorna a cooperação policial. A embaixada da China em Washington não respondeu imediatamente a um pedido de comentário da agência de notícias Reuters.

Fonte: www1.folha.uol.com.br

Prefeitura instituirá campanha Veterinário no Bairro

Foto: ASCOM

A Prefeitura de Parnamirim instituirá a campanha “Veterinário no Bairro”. O projeto, cuja lei já foi encaminhada para votação na Câmara Municipal é voltado para o controle populacional de cães e gatos. Após aprovação na casa legislativa, o documento será sancionado pelo prefeito Rosano Taveira.

A campanha será realizada, através de convênio com associações, ONG’s protetoras de animais e entidades que realizam atendimentos veterinários instaladas no município e credenciadas pela Secretaria Municipal de Saúde (Sesad).

As instituições parceiras serão responsáveis pela castração de caninos e felinos (machos e fêmeas) de animais de rua e também para a população de baixa renda. O serviço, realizado de forma gratuita, percorrerá cada bairro da cidade, de acordo com cronograma a ser definido pelo Poder Executivo.

O cadastramento das instituições parceiras será realizado pelo setor de Zoonoses da Secretaria de Saúde, assim como da população de baixa renda com animais aptos à castração.

Como forma de conscientizar a população sobre a importância da posse responsável de animais, a Prefeitura de Parnamirim desenvolverá ainda uma campanha educativa com a distribuição de materiais informativos.

Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Parnamirim – ASCOM

PGR pede ao STF que Moro seja condenado à prisão

O senador Sergio Moro (União-PR) – Lucio Tavora/Xinhua

A PGR (Procuradoria-Geral da República) pediu hoje ao STF (Supremo Tribunal Federal) que o senador Sergio Moro (União Brasil-PR) seja condenado à prisão por suposta prática de calúnia contra o ministro do Supremo Gilmar Mendes.

Na última sexta-feira (14), circulou um vídeo nas redes sociais em que o senador e ex-juiz da Lava-Jato aparece rindo e fala em “comprar um habeas corpus do ministro do Supremo Tribunal Federal Gilmar Mendes”.

Em um trecho do vídeo, o ex-ministro da Justiça diz: “Isso é fiança do instituto, para comprar um habeas corpus do Gilmar Mendes.” Lindôra Maria Araújo, vice-procuradora-geral da República, diz na denúncia que o senador cometeu crime de calúnia contra o ministro do STF, ao sugerir que o magistrado pratica corrupção passiva.

 

O denunciado SERGIO FERNANDO MORO emitiu a declaração em público, na presença de várias pessoas, com o conhecimento de que estava sendo gravado por terceiro, o que facilitou a divulgação da afirmação caluniosa, que tomou-se pública em 14 de abril de 2023, ganhando ampla repercussão na imprensa nacional e nas redes sociais da rede mundial de computadores.”

A PGR (Procuradoria-Geral da República) pediu hoje ao STF (Supremo Tribunal Federal) que o senador Sergio Moro (União Brasil-PR) seja condenado à prisão por suposta prática de calúnia contra o ministro do Supremo Gilmar Mendes.

Por isso, o órgão pede que Moro seja condenado e perca o mandato, caso a pena aplicada seja superior a quatro anos de prisão. A ministra Cármen Lúcia será a relatora do caso no STF. A assessoria de Moro afirmou que a fala “foi retirada de contexto, tanto que foi divulgado só um fragmento, e não contém nenhuma acusação contra ninguém”.

Fonte: noticias.uol.com.br

Comissão aprova projeto de lei de prevenção à saúde ocupacional para servidores

Fotos: Elpídio Júnior

A Comissão de Saúde, Previdência e Assistência Social aprovou, nesta segunda-feira (17), o projeto de lei 407/2022 de autoria da vereadora Camila Araújo (União Brasil), que dispõe sobre a inclusão de políticas públicas de saúde para a prevenção dos riscos à saúde ocupacional dos servidores da administração pública municipal no Sistema de Saúde de Natal.

O PL prevê a realização de estudo, confecção e fixação de mapas de risco ocupacional dos órgãos da administração pública municipal; bem como disponibilização de práticas integrativas e complementares (PICS), como recurso para melhoria da saúde ocupacional dos servidores.

“Os riscos ocupacionais são os riscos de acidentes aos quais os trabalhadores estão sujeitos em um ambiente de trabalho. Estão associados a ruídos, vibrações, iluminação inadequada, presença de máquinas, calor, dentre várias outras possibilidades. Há também riscos menores, que às vezes passam despercebidos, como os riscos ergonômicos em escritórios e ambientes administrativos. A prevenção, além de beneficiar os próprios servidores, trará benefício à administração, que estará evitando o afastamento por motivo de acidentes de trabalho e consequências”, justificou a propositora do projeto de lei.

No encerramento da reunião, o presidente da comissão, vereador Herberth Sena (PL), convocou os membros para, na próxima segunda-feira (24), visitar a Unidade de Saúde dos Guarapes, na zona Oeste da cidade, para vistoriar a estrutura e os serviços prestados à população.

Também participaram da reunião da Comissão de Saúde, desta segunda (17), o vereador Aroldo Alves (PSDB), que é vice-presidente, e os vereadores Peixoto (PTB) e Preto Aquino (PSD), membros do colegiado, que designaram para relatoria outras oito matérias legislativas.

Fonte: www.cmnat.rn.gov.br – Câmara Municipal de Natal

Mudanças no trânsito no centro de Parnamirim serão tema de audiência pública na Câmara Municipal

Nesta segunda-feira, 17, às 18h30, a Câmara Municipal realiza uma audiência pública para debater o projeto de revitalização do Centro de Parnamirim e as mudanças que vão ocorrer no trânsito na região.

Segundo a vereadora Fativan Alves, propositora do evento, as obras devem ocorrer até o final deste ano e vão impactar uma das principais avenidas do Centro de Parnamirim, a Avenida Everaldo Breves, que passará por alterações significativas no trânsito

A prefeitura informou que a avenida Brigadeiro Everaldo Breves, principal via da cidade e onde está concentrada a maior parte do comércio, vai ter o canteiro central removido e ficará com sentido único – ainda a definir para qual lado. Para organizar o fluxo, a Prefeitura de Parnamirim vai criar um binário, combinando a Everaldo Breves com a Rua Comandante Petit, que vai operar no sentido oposto.

Nesse cenário, a Câmara Municipal visa debater essas mudanças que fazem parte de um amplo projeto de revitalização do Centro de Parnamirim que, além das intervenções no trânsito, vai trazer alterações também para os ambulantes, que serão transferidos para um centro comercial ao lado do antigo Mercado Público.

Fonte: Cida Ramos – DRT 00793/JP Jornalista Ascom – CMP

Apontada como coordenadora de ataques no estado, Bibi Perigosa é transferida para presídio do RN

Foto: reprodução

Andreza Cristina Lima Leitão, também conhecida como Bibi Perigosa ou Patroa, chefe de uma facção criminosa no Rio Grande do Norte, deixou o presídio Bangu 1, no Complexo de Gericinó, na Zona Norte do Rio, nesta segunda-feira, para retornar ao seu estado de origem. A transferência foi solicitada pela Secretaria Estadual de Administração Penitenciária (SEAP) do Rio de Janeiro e aprovada pela vice-presidência do Tribunal de Justiça. O motivo da transferência foi o fato de Bibi não responder a processos no Rio.

O estado do Rio de Janeiro arcou com as despesas de transporte dos dois policiais penais, enquanto o Estado do RN pagou a passagem de Bibi. A traficante foi presa no Rio há quase três anos, utilizando um nome falso. Ela foi encontrada e detida enquanto saía de um shopping em Campo Grande, na Zona Oeste do Rio, no último dia 2.

Andreza foi inicialmente levada para a Polinter, uma unidade temporária da Polícia Civil, antes de ser transferida para o presídio de segurança máxima de Bangu 1. Ela foi condenada a 11 anos de prisão por tráfico de drogas e associação para o tráfico. Bibi assumiu os pontos de venda de drogas no RN após a execução de seu marido, Elinaldo César da Silva, conhecido como Sardinha, por bandidos rivais, em 2006.

Por Portal 96.

Jovem de 19 anos morre ao tentar salvar irmã de afogamento na região metropolitana de Natal

Foto: reprodução

Ao tentar salvar a irmã de afogamento em um rio, um jovem de 19 anos morreu no município de Ielmo Marinho, região metropolitana de Natal, na tarde deste domingo (16).

A vítima foi identificada como Luiz Fernando Lino de Andrade. O caso aconteceu por volta das 14h no Rio Potengi, na altura do distrito de Boa Vista, próximo a Macaíba.

Luiz estava no local com o pai, a irmã e a namorada, quando percebeu que a irmã estava se afogando e entrou no rio para tentar salvá-la. No entanto, acabou se afogando e morrendo no local.

O pai, que estava pescando no rio, também entrou na água para tentar salvar a filha e conseguiu tirá-la da água, mas não conseguiu chegar até Luiz a tempo. O corpo da vítima foi tirado da água por bombeiros e em seguida recolhido pelo Instituto Técnico-científico de Perícia.