Taça da Copa do Nordeste será exposta em Nova Parnamirim, no domingo

Taça da Copa do Nordeste e o mascote Zeca Brito – Foto: Thais Magalhães/CBF

A loja do Assaí Atacadista, localizada na Avenida Maria Lacerda Montenegro, nº 900, no bairro de Nova Parnamirim, recebe, neste domingo (16), a taça da Copa do Nordeste 2023 para uma visitação aberta ao público, das 10h às 16h. Atacadista oficial do principal campeonato da região pelo terceiro ano consecutivo, o Assaí traz a “orelhuda” e o mascote Zeca Brito para perto dos(as) torcedores(as) potiguares em um evento gratuito e que acontecerá no interior da unidade.

Junto com a exposição da taça, estão previstas diversas atividades. Dentro da loja os(as) torcedores(as) poderão conhecer e ter acesso a um espaço “instagramável” com painel oficial do torneio para se divertirem e fazerem fotos e stories para as redes sociais. Ainda, brincadeiras como o tradicional desafio de Chute ao Gol, estarão disponíveis para quem quiser mostrar que é bom de bola. Todos(as) os(as) que participarem das atividades podem concorrer a brindes especiais, como copos exclusivos, sacolas retornáveis e vales-compra no valor de R$ 50.

A Copa do Nordeste 2023 começa a ser decidida na próxima quarta-feira (19), na Arena Castelão, em Fortaleza, onde o Ceará-CE recebe o Sport-PE a partir das 21h30. O jogo da volta será no 3 de maio, na Ilha do Retiro, em Recife. O Sport busca o tetracampeonato da competição, enquanto que o Ceará está tentando a sua terceira conquista regional.

Fonte: www.novonoticias.com.br

Prefeitura entrega Comenda Raízes de Songa

A Prefeitura Municipal de São Gonçalo do Amarante realizou a entrega da Comenda Raízes de Songa, em homenagem áqueles que fazem parte da história da cidade, reconhecendo toda a importância cultural e artística.

O evento faz parte de uma série de comemorações alusivas ao aniversário da primeira emancipação do município.

Prefeitura de São Gonçalo do Amarante

 

Assembleia RN recebe prêmio da Unale nesta quarta-feira

O troféu do tricampeonato da Assembleia Legislativa já está pronto para ser entregue aos 24 deputados estaduais e servidores do legislativo. A entrega oficial do título será às 9h da quarta-feira (12), no Salão Nobre da Assembleia Legislativa.

A solenidade de entrega oficial do Prêmio Unale Assembleia Cidadã, faz referência à vitória conquistada na 25ª Conferência da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais, em novembro do ano passado. O Estado se destacou pelo terceiro ano consecutivo, desta vez com o projeto Legis Plenário, desenvolvido pela Diretoria de Gestão Tecnológica da Casa.

“O nosso planejamento estratégico tem metas e ações com foco em uma gestão eficiente e que traga bons resultados para a população. Receber, pela terceira vez, o prêmio é confirmar que estamos no caminho certo”, argumenta o presidente Ezequiel Ferreira (PSDB).

À frente da Diretoria de Gestão Tecnológica, Mário Sérgio detalhou. “Ir para a Conferência da Unale e retornar com um troféu, é motivo de satisfação para todos”, comemorou o diretor de Gestão Tecnológica da Assembleia do Rio Grande do Norte.

O projeto vencedor foi o Legis Plenário que traz inovações que não existem em nenhum plenário de Casa Legislativa do País. Toda a sessão tem acompanhamento e ferramentas específicas, disponibilizando informações sobre as proposições em pauta, as votações, presenças dos parlamentares (através de reconhecimento facial) e acelera de maneira significativa os trâmites burocráticos, gerando relatórios em tempo real e direcionando as matérias já com assinaturas digitais logo após suas aprovações.

“São diversas funcionalidades que a ferramenta traz ao plenário, fazendo com que os parlamentares e toda a sociedade tenham acesso ao que está ocorrendo em tempo real. É uma economia grande também de papel e no tempo gasto pela Casa para dar encaminhamento às matérias”, explicou Mário Sérgio Gurgel.

A presidente da Unale, deputada Ivana Bastos, da Bahia, estará em Natal para fazer a entrega oficial do Prêmio. Também participarão da solenidade na Assembleia Legislativa, o ex-deputado e assessor da Presidência, Diogo Moraes, de Pernambuco; além da coordenadora do Prêmio Assembleia Cidadã, Taciana Marinho e a assessora de Comunicação Juliana Freitas.

Fazer o número 2 não deve levar mais do que 5 minutos: evite erros ao atender o chamado da ‘Mãe Natureza’

Os ancestrais da espécie humana faziam cocô agachados. Agora, centenas de milhares de anos depois, o comum se tornou passar longos minutos sentado no vaso sanitário verificando as redes sociais ou disputando um game online.

Segundo os especialistas ouvidos pelo g1, o entretenimento na hora errada aumenta o tempo no banheiro e traz consequências para a saúde porque forçamos mais do que o necessário a musculatura da região anal. O principal efeito negativo são as hemorroidas(inchaço e inflamação das veias do reto, o que pode até mesmo ser motivo para cirurgia corretiva).

“Antigamente, quando se levava jornal ou revista para o banheiro, em algum momento acabava a leitura. Agora, com Instagram e Youtube, é infinito”, diz a coloproctologista Thaís Takahashi.

 

(Esta reportagem é parte de uma série que o g1publica nesta semana sobre o cocô, que ainda vai abordar fatores associados às hemorroidas e o que o cocô pode indicar sobre sua saúde.)

Entre as atitudes que podem comprometer a saúde do reto e, consequentemente, as idas ao banheiro estão:

  • levar o celular ao banheiro e passar mais de cinco minutos sentado;
  • fazer muita força para evacuar;
  • segurar a vontade de ir ao banheiro por muito tempo;
  • fazer musculação com altas cargas.

 

Além desses fatores comportamentais, gravidez e ter o intestino muito preso ou muito solto também são fatores de risco para o desenvolvimento de problemas na região.

Ponto de apoio

 

Além de evitar os comportamentos de risco acima, uma das estratégias para ajudar na evacuação é o “banquinho do cocô“. De acordo com a médica coloproctologista Thaís Takahashi, o ponto de apoio para elevar os membros inferiores funciona porque alinha a musculatura do reto.

A posição simula uma postura ideal (parecida com o hábito ancestral de ficar agachado) e exige menos esforço.

— Foto: Arte g1

“O nosso reto, para mandar o sinal de quem tem coisa para eliminar, ele faz uma curvaturazinha quando vai passar pelo músculo do ânus e, quando levantamos a perna, a gente facilita essa eliminação”, explica Thaís.

  • E existe uma diferença biológica entre homens e mulheres até mesmo nesse ponto.
  • Logo na frente, na mulher fica a vagina e no homem fica a próstata, que acaba servindo de anteparo para ajudar na saída das fezes.
  • Já para as mulheres, principalmente as que tiveram partos vaginais, essa saída é dificultada porque a parede vaginal é mais flácida.

 

Ficar muito tempo sentado na privada mexendo no celular pode causar hemorroidas. — Foto: Reprodução/Pexels

Alimentação tem influência

 

Sérgio Alexandre Barrichello Júnior, gastroenterologista e endoscopista bariátrico, diz que a evacuação é muito relacionada com a presença de um bolo alimentar bem formado. Os movimentos para a evacuação se dão principalmente devido à presença dese bolo já digerido, que se transforma em bolo fecal no intestino grosso.

“Se for composto de carnes vermelhas e alimentos que se putrefazem muito, vai criar muitos gases e muitas vezes o intestino não vai trabalhar direito. Já tiver fibras, legumes, frutas e uma quantidade de líquido adequada, o bolo alimentar se transforma em um bolo fecal mais fácil de sair”, afirma o médico.

 

Ele ressalta que uma digestão ineficaz pode influenciar na evacuação.

  • Cada organismo é único e pode ter dificuldade de digerir certos tipos de nutrientes. Isso causa constipação, diarreia ou grande fermentação (gases).
  • Por exemplo, uma dieta rica em carne pode gerar um hábito intestinal menos regulado porque o organismo leva mais tempo para digerir esse tipo de alimento.
  • “Se não houver nenhum problema adicional, os vegetarianos podem ter uma evacuação mais eficiente do que o que faz uma dieta rica em alimentos de origem animal, especialmente carnes e ultraprocessados”, diz o médico.

 

Manhã é o melhor período

 

De acordo com a médica, fomos fisiologicamente preparados para evacuar pela manhã, já que o intestino passou a noite inteira repousando.

“Quando ficamos de pé ao acordar temos automaticamente um reflexo e depois do café da manhã também. Conforme a rotina vai atropelando, as pessoas inibem os reflexos, que param de existir, e a vontade não vem mais pela manhã”, diz a coloproctologista Thaís Takahashi.

 

Ou seja, para facilitar a missão, o ideal é criar uma rotina para aproveitar esses movimentos naturais e começar o dia com o caminho livre.

E fazer atividades físicas ajuda também. Thaís Takahashi explica que o diafragma, quando respiramos vigorosamente, exerce uma pressão que acaba indiretamente influenciando o funcionamento do intestino.

Fonte: G1

WENDEL LAGARTIXA ROMPE NOVAMENTE COM SARGENTO GONÇALVES: “NÃO QUERO MAIS PAPO”

A relação entre o policial reformado Wendel Lagartixa e o deputado federal Sargento Gonçalves azedou novamente nesta terça-feira 11. Após fazerem as pazes, o clima entre eles esquentou de novo e Wendel voltou a tecer duras críticas ao mandatário, afirmando que não quer mais ter nenhuma relação política com o parlamentar.
A nova contenda entre eles foi exposta enquanto Wendel gravava um vídeo na Rua Tenente Souza, no Bairro Pajuçara, Zona Norte de Natal. A via costuma alagar após chuvas intensas como as que caíram no último fim de semana na capital. O problema se arrasta por décadas e permanece sem solução. A água que fica empoçada na rua invade as casas e deixa os moradores ilhados.
“Sargento Gonçalves não liga para a gente, nós falamos tanto com o senhor, sargento, conversamos com o senhor. O que custa o senhor ligar para o meu telefone e perguntar ou… não, não tenho não, mas segura aí que a gente vai ver o que a gente poder fazer. Eu não vou poupar mais comentários para o senhor também, porque o senhor de certa forma foi eleito e o povo me cobra”, disse Lagartixa no vídeo.
Wendell foi eleito em 2022 o deputado estadual mais votado do Rio Grande do Norte, com mais de 88 mil votos. Porém, por decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), tornou-se inelegível. O tribunal entendeu que Lagartixa havia sido condenado por crime hediondo e, assim, deveria ficar inelegível por oito anos.
“Ele, Sargento Gonçalves, tá cagando e andando para o que a gente está fazendo. A gente conversa, mas politicamente eu não quero mais papo, eu não tenho cara para estar recebendo cobrança de ninguém por causa de Sargento Gonçalves. Eu quero dizer a vocês que eu não tenho mais nada com ele. Eu apaziguei, mas não tem como segurar isso”, declarou.
Lagartixa disse ainda que quer seguir seu caminho político longe do deputado federal. “Quero que o povo do Rio Grande do Norte, a partir de hoje, saiba que com o Sargento Gonçalves eu não tenho acordo político nenhum mais. Quem quiser ficar com raiva fique, mas eu não vou guardar o que eu sinto por causa de Sargento Gonçalves. Eu quero é que ele siga o caminho dele politicamente e eu vou seguir o meu”.
Em fevereiro desse ano os ex-amigos também haviam se desentendido politicamente. A discussão entre eles se deu após Lagartixa reclamar de um suposto distanciamento do Sargento em relação a ele. Wendel chegou a compartilhar áudios de uma conversa particular entre eles e justificou que sua atitude se deu apenas porque Gonçalves não o procurava para falar sobre as ações do mandato nem para perguntar como ele estava. Naquela ocasião, após a contenda Wendel pediu perdão e eles fizeram as pazes.
www.folhadoalto.blogspot.com

MINISTÉRIO DA JUSTIÇA PREPARA PORTARIA PARA OBRIGAR REDES SOCIAIS A REMOVER CONTEÚDO SOBRE ATAQUES A ESCOLAS

O Ministério de Justiça prepara uma portaria para obrigar as redes sociais a prevenir a publicação e remover conteúdos sobre os ataques em escolas, segundo o titular da pasta, Flávio Dino.

“É bem específico: é sobre ataques a escola”, afirmou Dino ao blog. “Isso é uma emergência nacional: qual valor está acima de salvar vidas de crianças e adolescentes?”

A previsão é que a portaria seja publicada na quarta-feira (12).

Na segunda (10), Dino se reuniu com representantes de plataformas. Durante o encontro, subiu o tom após o Twitter se recusar a remover uma postagem com fotos de autores de atentados em escolas.

Segundo Estela Aranha, responsável pela portaria, os representantes das redes sociais já foram informados sobre o preparo da portaria. Algumas plataformas já começaram a retirar as publicações.

O Ministério da Justiça também está em contato com o AGU e com o Ministério Público para tratar sobre o assunto.

Estela diz que a obrigação para retirar as postagens pode se dar pelo descumprimento de normas relacionadas ao consumidor, como quando um serviço cria pânico e traz riscos.

 

“Quando deixa de manter serviço confiável, não cumpre termo de uso, além de não ter moderação sobre esse tipo de conteúdo- gerando ambiente de pânico e instabilidade – esse é o novo foco com essa portaria” , afirmou Estela ao blog.

 

 

R$ 150 milhões para segurança em escolas

 

Dino informou que, também na quarta (12), será publicado um edital que vai liberar R$ 150 milhões para estados e municípios fortalecerem a segurança em escolas públicas.

A decisão sobre a aplicação do dinheiro caberá aos gestores. Isso significa, por exemplo, que se ele quiser utilizar a verba para instalar detectores de metal, não haverá restrição por parte do governo.

“Vamos bancar. Não vai ter veto. O edital sai genérico porque vai ficar a critério do gestor estadual e municipal, claro que para escolas públicas”, diz Dino.

O ministro da Justiça também disse que cabe a cada estado definir se coloca ou não policiais em escolas, como anunciou na segunda (10) o governo Jorginho Mello (PL), de Santa Catarina.

Fonte: Gazeta do RN

Comissão de Transportes aprova tarifa diferenciada em horários de menor fluxo


A Comissão de Transportes, Legislação Participativa e Assuntos Metropolitanos da Câmara Municipal de Natal retomou a agenda de reuniões ordinárias nesta segunda-feira (03). Presidida pelo vereador Milklei Leite (PV), o colegiado apreciou e aprovou 13 projetos de lei e designou a relatoria de outros três.

 

Entre as matérias aprovadas na reunião, na qual estiveram presentes os membros da comissão vereadores Daniel Valença (PT) e Eribaldo Medeiros (PSB), estão os projetos de lei 257/2021 e 322/2022, ambos de autoria do presidente Milklei Leite.

 

O PL 322/2022 cria o programa de incentivo à utilização do Sistema de Transporte Público de Passageiros, autorizando o Poder Executivo fixar tarifa diferenciada nos horários de menor fluxo, concedendo desconto aos usuários. Já o PL 257/2021 autoriza o Município a criar concessões para instalação de Pontos de Vendas (PDV’s) em paradas de ônibus. “E a contrapartida financeira, pela ocupação do espaço deverá ser investida na construc?a?o de abrigos nos pontos de o?nibus”, explica o autor do projeto, detalhando que a falta de cobertura é algo do qual os usuários se queixam, pela falta de estrutura para se abrigar do sol e da chuva.

 

A Comissão de Transportes também aprovou o PL 428/2021 de autoria do vereador Anderson Lopes (Solidariedade), que proíbe a alteração de limite de velocidade de maior para menor, sem a sinalização adequada e antecipada de no mínimo três meses em qualquer via de Natal, e o PL 828/2021, do vereador Kleber Fernandes (PSDB), que propõe disciplinar a carga e descarga de veículos leves de fretamento (picapes) nas ruas comerciais da cidade, através da sinalização de vagas exclusivas para eles.

 

“O PL 428/2021 se presta a combater a indústria da multa”, comentou Anderson. “A regularização proposta no PL 828/2021 é fundamental não só para os trabalhadores, como também para minimizar o impacto que as operações de carga e descarga geram nas vias de circulação em nossa cidade”, justificou Kleber.

Texto: Ilana Albuquerque

Fotos: Elpídio Júnior

Comissão de Transportes CMN