Eraldo reforça parceria entre prefeitura e câmara municipal no enfrentamento à violência

Foto: Prefeitura de São Gonçalo do Amarante

O prefeito de São Gonçalo do Amarante, Eraldo Paiva, esteve reunido, nesta quarta-feira (22), com vereadores para fazer um balanço das ações de enfrentamento à violência e também solicitar apoio dos parlamentares em demandas relacionadas à saúde.

Na ocasião, o gestor municipal agradeceu a presença e o empenho de todos em ajudar. Estiveram presentes o presidente da Casa, vereador Geraldo Veríssimo; líder do Governo na Câmara, Rayure Protásio e os vereadores Flávio Henrique, Valda Siqueira, Clóvis Jr, Thiago Soares, Régia David, Elaine Dantas, Nazareno Tavares, Aninha Siqueira, Edson Valban, Tarcísio Fernandes, Raimundo Mendes e Carlinhos Cabral.

Foto: Prefeitura de São Gonçalo do Amarante
Foto: Prefeitura de São Gonçalo do Amarante

Eraldo falou que está comprometido em dar a volta por cima e recuperar os prejuízos causados nos últimos dias.  “Diálogo é a base da nossa gestão. Por isso prezamos muito pela parceria entre a Prefeitura e a Câmara Municipal. Juntos, vamos superar os desafios e conseguir normalizar a vida dos são-gonçalenses”, disse.

Texto: Jean Xavier

 

Após ação conjunta com forças de segurança em combate à atuação de facção criminosa, 13 são presos

Foto: reprodução

Uma operação conjunta do Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN), da Polícia Federal (PF), da Polícia Rodoviária Federal (PRF), da Polícia Militar (PM), da Secretaria Estadual da Administração Penitenciária (Seap) e da Força Nacional (FN) combate a atuação da organização criminosa que, desde a semana passada, vem promovendo atos criminosos em todo o Estado.

A operação Sentinela cumpriu 13 mandados de prisão e outros 26, de busca e apreensão, nas cidades de Natal, Parnamirim, São Gonçalo do Amarante, Macaíba, Canguaretama, Bom Jesus, Santo Antônio, Caiçara do Norte, Acari e Macau. Dois homens foram presos em flagrante na ação. Houve apreensão de armas, drogas, aparelhos de telefonia celular, documentos e dinheiro vivo. Cinco mandados de prisão não foram cumpridos porque os alvos não foram localizados, totalizando 18 prisões já decretadas na operação Sentinela. Essas pessoas já são consideradas foragidas de Justiça.

Todos os mandados foram direcionados a pessoas suspeitas de integrarem o Sindicato do Crime do RN (SDC), organização criminosa vinculada aos ataques à sociedade potiguar na última semana. Entre as 13 pessoas presas, uma é mulher. Dentro da facção, elas são conhecidas como “cunhadas” – mulheres de faccionados que acabam integrando a organização criminosa.

A operação Sentinela contou com a participação de três promotores de Justiça, 16 servidores do MPRN, 60 policiais federais, 31 policiais rodoviários federais, 96 policiais militares e 24 policiais penais. Dois helicópteros das forças de segurança do RN prestaram apoio à ação.

A maioria dos presos na operação Sentinela já tem condenação por envolvimento com organização criminosa, tráfico de drogas, roubos e homicídios, sendo que alguns deles cumpriam pena em regime semiaberto, com uso de tornozeleiras eletrônicas. Já foi apurado que alguns dos presos na ação desta quarta violaram o sistema de monitoramento eletrônico, coincidentemente antes e durante ataques registrados nos últimos dias.

Para os investigadores, não existem dúvidas sobre o poder de mobilização das centenas de membros da organização criminosa. A sensação de terror sentido e presenciado pelos potiguares nos últimos dias, decorrente dos ataques criminosos perpetrados contra instituições públicas e privadas e contra agentes de segurança pública, retrata bem tal panorama.

As investigações que resultaram na deflagração da operação Sentinela apontam que as pessoas presas na ação desta quarta são lideranças da organização criminosa em liberdade que exercem ou exerceram funções relevantes para a facção.

As pessoas presas na operação Sentinela são investigadas por constituírem e integrarem organização criminosa, o que tem pena prevista de reclusão de 3 a 8 anos. As penas delas, caso condenadas, podem ser aumentadas até a metade por usarem arma de fogo; agravada para as pessoas que forem identificadas como líderes sobre os demais faccionados; e ainda ampliada pela conexão com outras organizações criminosas.

A operação Sentinela tem por objetivo retirar das ruas lideranças criminosas, o que pode levar, pelo menos neste momento, à descontinuidade dos ataques e à posterior responsabilização dos autores dos crimes.

O material apreendido será avaliado pelo MPRN. Os presos na operação já foram encaminhados ao sistema prisional potiguar. O MPRN ainda apura o envolvimento de outras pessoas com os crimes cometidos nos últimos dias.

 

Fonte: Blog do Roberto Flávio – https://robertoflavio.com.br/

Nota Oficial

Foto: ASCOM – Assessoria de Comunicação de Parnamirim

A Prefeitura de Parnamirim, informa que nesta quarta-feira (22), as UBS do município continuarão fechadas. O CCPAR Sadi Mendes, o Laboratório Central e o Centro de Especialidades Odontológica (CEO), voltam com suas atividades funcionando a partir das 08h às 14h.

Os serviços de urgência e emergência como a  UPA, Maternidade Divino Amor  e Márcio Marinho, permanecem com seu funcionamento normal. Toda assistência para pacientes que realizam hemodiálise e tratamento oncológico será mantida. 

A frota de ônibus da Trampolim circula com sua capacidade de 80%, já a Cooperativa e os Interbairros, continuarão 100% recolhidos. A empresa Litorânea que atende o litoral do município, volta também com 80% de sua capacidade. A Secretaria de Educação segue com a suspensão das aulas na Rede Municipal até sexta-feira (24).

A coleta de poda e entulho continua suspensa, já a coleta domiciliar está sendo ampliada em alguns bairros com a escolta da Guarda Municipal. O Centro POP e a Casa do Adolescente e Albergue manterão o funcionamento normal.

Os serviços socioassistenciais da rede SUAS CRAS, CREAS, CAS/CADUNICO, CENTRO DIA, CCS, CIACAP, PRACINHA DA CULTURA E A CASA JURÍDICA, permanecerão fechados. Os Conselhos Tutelares I e II, estará de sobreaviso,  através do número (84)98855-2268

Prefeitura de Parnamirim

Assessoria de Comunicação – Ascom

Comunicado

 

 

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) informa que, nesta quarta-feira (22), os atendimentos nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), no Centro de Especialidades Odontológicas, no CAPS AD e CAPS II serão retomados e funcionarão das 8h às 12h.

A sede da Secretaria Municipal de Saúde e o Centro Municipal de Pediatria funcionarão em horário normal.

Secretaria Municipal de Saúde

Ramon Menezes esboça escalação da seleção brasileira pela primeira vez; VEJA

Ramon Menezes esboça escalação da seleção brasileira pela primeira vez; VEJA

Foto: Rafael Ribeiro/CBF.

Ramon Menezes esboçou nesta terça-feira, 21, pela primeira vez a escalação da seleção brasileira que deve ir a campo diante do Marrocos, no Grand Stade de Tânger, no amistoso marcado para o próximo sábado, 25. Entre as principais novidades do técnico interino, destacam-se a as entradas dos jovens Andrey e Vitor Roque, destaques na conquista do título do Sul-Americano Sub-20.

Além dos garotos, Emerson Royal foi a novidade na lateral-direita, enquanto Ibañez ganhou uma vaga na zaga. Já entre os titulares com Tite durante a Copa do Mundo 2022, apenas três continuaram com seus postos: o volante Casemiro, o meia Lucas Paquetá e o atacante Antony.

Assim, o time enviado a campo foi: Ederson (Weverton); Emerson Royal, Ibañez, Eder Militão e Alex Telles; Casemiro, Andrey e Lucas Paquetá (Raphael Veiga); Rodrygo (Antony), Vini Júnior e Vítor Roque.

O treinador, porém, ainda terá mais três dias para montar sua equipe ideal contra a quarta colocada do último Mundial. Esse deve ser o único jogo de Ramon à frente da seleção principal, já que a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) pretende fechar logo com um substituto para Tite.

Fonte: Jovem Pan;

 

Influenciadora Karen Bachini revela ser intersexo; entenda o termo


A influenciadora e youtuber Karen Bachini publicou um vídeo em seu canal no YouTube afirmando ser intersexo. A publicação foi feita na noite desta terça-feira (21). Entenda mais sobre a condição ao longo da reportagem.

 

Karen disse que fez exames e se entendeu como pessoa pseudo-hermafrodita feminina. Ou seja, ela contou que possui os genitais e órgãos internos referentes ao sexo feminino, mas não produz hormônios.

A influenciadora contou que, quando tinha 18 anos, procurou ajuda médica porque tinha o ovário muito pequeno e não tinha glândula mamária. À época, ela disse ter recebido o diagnóstico de menopausa precoce.

“Naquela época foi me dito que eu tinha menstruado em alguma parte da minha vida e entrei na menopausa. Mas eu sempre achei isso muito estranho porque, se eu tivesse menstruado, eu saberia”, disse.

 

Karen contou que passou por uma hormonização feminina, com pílula anticoncepcional, sem saber da condição intersexo. A influenciadora disse que, se soubesse o que realmente se passava com seu corpo, talvez não tivesse feito o procedimento.

“Eu sempre tive todas essas dúvidas. E eu pensava: ‘e se eu tomasse o hormônio masculino, o que vai acontecer comigo?’. Essas respostas eu nunca pude ter, porque naquela época ninguém sabia o que estava acontecendo”, afirmou.

Karen contou que, por não produzir qualquer tipo de hormônio, passou pela puberdade apenas após o processo de hormonização.

A influenciadora disse que chegou a parar com a hormonização feminina por um tempo, o que fez com que o corpo dela passasse por mudanças, como a redução do tamanho dos seios.

“Quando eu voltei com os hormônios femininos, eu voltei com as características femininas. Mas eu ter as características femininas, depende somente de eu tomar os hormônios femininos. Se eu paro de tomar, eu perco essas características.”

A youtuber disse ainda que passou por momentos difíceis em relação a como se sentia com seu corpo e na própria vida sexual. Confira o vídeo na íntegra abaixo.

O que é intersexo?

O termo intersexo é usado para descrever uma série de variações biológicas naturais do corpo. Em algumas pessoas, as características intersexo são perceptíveis logo no nascimento; em outras, são aparentes até na puberdade.

Uma pesquisa da Organização das Nações Unidas (ONU) estimou que entre 0,05% e 1,7% da população mundial nasce com características intersexo — o que pode significar até 3,5 milhões de pessoas apenas no Brasil.

Essas pessoas podem ter alterações hormonais, genitais ambíguos e outras diferenças anatômicas, ou ainda nascer com códigos genéticos diferentes do padrão. Um exemplo: o corpo pode ser fisicamente feminino, mas o seu código genético ser XY (X é o cromossomo feminino e Y é o masculino), o que pode afetar o desenvolvimento e a produção de hormônios.

Antigamente, pessoas intersexo eram chamadas de hermafroditas, mas o termo caiu em desuso. Além de ser pejorativo, é associado apenas aos genitais ambíguos ou pessoas que nasciam com os dois genitais, masculino e feminino.

Karen Bachini

 

A youtuber Karen Bachini é conhecida por fazer vídeos de beleza e compartilhar seu dia a dia nas redes sociais. Ela tem um canal na rede social desde 2009, onde possui quase 2,7 milhões de seguidores.

Em 2017, a influenciadora assinou uma coleção de maquiagem com a Jequiti e, em 2019, foi uma das convidadas para um projeto da Avon de tutoriais de maquiagem.

No ano passado, Karen recebeu críticas nas redes sociais e foi acusada de romantizar a pobreza, zombar de outros youtubers com menor número de visualizações e ainda humilhar uma funcionária.

Nas últimas semanas, a youtuber voltou a ser um dos assuntos mais comentados das redes sociais depois de criticar uma maquiagem lançada pela influenciadora Virgínia Fonseca.

Fonte: G1

Taxa de juros é remédio ineficaz contra o tipo de doença que economia enfrenta, avalia consultor da FGV

G1 em 1 minuto: Aumento dos juros paralisou produção das montadoras
O Comitê de Política Monetária (Copom) começou uma reunião na terça (21) e deve definir nesta quarta (22) a taxa básica de juros, a Selic. O encontro ocorre em meio apressões do presidente Lula pela redução dos juros na economia brasileira, que hoje é de 13,75% ao ano – a maior do mundo, descontada a inflação.

A alta do juros é motivo de paralisação nas principais montadoras do país. Também foi definida pelo ganhador do Nobel de Economia Joseph Stiglitz como uma “pena de morte” a qual o Brasil vem sobrevivendo.

Em entrevista a Natuza Nery, o consultor da FGV Robson Gonçalves analisa a fala do economista norte-americano.

A previsão é de que a política monetária continue restritiva e a atual taxa de juros básicos da economia deva se manter até meados de 2023, na avaliação da OCDE — Foto: Getty Images

“A taxa de juros pode ser entendida como um remédio contra a inflação”, explica Gonçalves. “Mas ela é um remédio contra um tipo de inflação, portanto uma manifestação dessa doença econômica que é a inflação de demanda. Como todo remédio, a taxa de juros tem seus efeitos colaterais no curto prazo: ela freia o crescimento econômico e reduz a demanda por bens e serviços.”

 

A inflação mundial, detalha o economista, é puxada pelo preço das commodities por causa das incertezas causadas pela guerra na Ucrânia.

“Nessa condição, a taxa de juros se torna um medicamento muito ineficaz: a gente só fica com o efeito colateral. É como se o paciente estivesse morrendo sem ter o benefício da cura simplesmente porque o remédio é inadequado para o tipo de doença que a economia está enfrentando.”

 

Enquanto, no Brasil, a taxa de juros permanece o dobro da inflação, países como os Estados Unidos oscilam em uma faixa de 4,5% a 4,75% ao ano, abaixo da inflação.

No episódio #925 do podcast O Assunto, o economista aposta em uma divergência na decisão sobre a taxa de juros brasileira, mas concorda com a análise de Stiglitz e destaca que a redução é importante para auxiliar os 62,5 milhões de brasileiros abaixo da linha da pobreza.

“A manutenção de uma taxa de juros muito elevada é mortal no sentido de que ela contém o crescimento econômico e diminui a geração de empregos…Para tirar as pessoas da linha da pobreza, é preciso empregá-las antes de mais nada.”

O podcast O Assunto é produzido por: Mônica Mariotti, Amanda Polato, Tiago Aguiar, Gabriel de Campos, Luiz Felipe Silva, Thiago Kaczuroski, Eto Osclighter e Nayara Fernandes. Apresentação: Natuza Nery.

Fonte: G1