Urgente: Bandidos explodem bomba na Ponte de Igapó

 

Uma grande explosão na parte de baixo da Ponte de Igapó foi ouvida no final da tarde e início da noite de hoje (21), um horário de pico de trânsito no local. A explosão seria consequência de um artefato explosivo que pode ter sido colocado no local por “bandidos da comunidade Beira-Rio”, que fica no lado da zona Norte de Natal, conforme informou de forma preliminar a Polícia Militar. 

Nesta terça, o RN completou uma semana sob ataques criminosos, após a ordem de “salve” decretada por uma facção criminosa. Após a explosão, a Polícia Militar interditou o sentido Centro – Zona Norte, para analisar a estrutura da ponte.

O Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE) foi acionado e, por ser especialista em bombas, está analisando a estrutura para ver se houve algum dano não perceptível ou se há outro explosivo no local.

Fonte: www.96fm.com.br – Vídeo: http://www.tribunadonorte.com.br

Governo alerta para novo golpe do PIX, com ameaça de fazer ataque criminoso

Foto: reprodução

O Governo do RN divulgou um alerta hoje (21) a respeito de um novo golpe no mercado: Se alguém ligar ou mandar mensagem para você ameaçando que seu imóvel, ou estabelecimento comercial será incendiado, ou alvo de disparos de arma de fogo, e “para evitar que isso ocorra deve efetuar algum tipo de pagamento, trata-se de um golpe”.

“Em função das ações criminosas iniciadas há alguns dias, aumentou também a atuação de estelionatários, através de um golpe antigo. Os golpistas têm se aproveitado do atual contexto para impor o pânico e, inclusive, disseminar supostas “ordens” para fechamento do comércio em algumas regiões. O mais comum tem sido a exigência de transferência de valores via PIX. Não o faça!

O cidadão que for alvo desse tipo de tentativa criminosa deve acionar imediatamente as autoridades, através dos telefones 190 e 181 para atuação das polícias quanto à investigação. Trata-se de crime de estelionato, previsto no Código Penal Brasileiro (Artigo 158), que prevê prisão entre 4 a 5 anos. Não faça qualquer transferência, acione a polícia!”, afirmou o estado por meio de nota.

Fonte: www.blogdobg.com.br

Nota Oficial

ASCOM – Assessoria de Comunicação de Parnamirim

A Prefeitura de Parnamirim, informa que nesta terça-feira (21), as UBS do município continuarão fechadas. Os serviços de saúde estão funcionando apenas em caráter de urgência e emergência com a UPA, Maternidade Divino Amor e Márcio Marinho. Toda assistência para pacientes que realizam hemodiálise e tratamento oncológico será mantida.

A frota de ônibus da Trampolim circula com sua capacidade de 80%, já a Cooperativa e os Interbairros, continuarão 100% recolhidos. A empresa Litorânea que atende o litoral do município, volta também com 80% de sua capacidade.

As aulas da rede pública de ensino e a coleta de poda e entulho continuam suspensas. Já a coleta domiciliar está sendo ampliada em alguns bairros com a escolta da Guarda Municipal.

O Centro POP e a Casa do Adolescente e Albergue manterão o funcionamento normal. Os serviços socioassistenciais da rede SUAS CRAS, CREAS, CAS/CADUNICO, CENTRO DIA, CCS, CIACAP, PRACINHA DA CULTURA E A CASA JURÍDICA, permanecerão fechados. Os Conselhos Tutelares I e II, estará de sobreaviso, através do número (84)98855-2268.

A Guarda Municipal e a Polícia Militar fizeram 62 abordagens, sendo 21 veículos parados e revistados. Apenas uma condução foi realizada à delegacia.

Prefeitura de Parnamirim
Assessoria de Comunicação – Ascom

A virtude da delicadeza

Padre João Medeiros Filho

Em artigo publicado no Jornal do Brasil, em junho de 2006, o escritor Affonso Romano de Sant´Ana opinoucomo necessária a virtude da delicadeza para redimir a grosseria e a violência, que parecem dominar o mundo hodierno. O termo possui larga sinonímia na língua portuguesa: afabilidade, atenção, amabilidade gentileza, doçura, suavidade etc. Provém do latim castrense “delicatum”, significando desligado, solto, leve, liberto, delicado. Este não possui amarras, é livre das convençõese chega a possuir na linguagem bíblica o sentido de autêntico. Na literatura veterotestamentária identifica-se com ternura. A esse respeito, Carlo Rocchetta escreveu um belíssimo trabalho, intitulado Teologia da Ternura.

Importa ser atento e sensível ao outro, à sua dor e alegria. O cristianismo ensina-nos que a delicadeza é uma virtude bíblica, cuja razão de ser reside na essência de Deus. O salmista deleita-se com a suavidade divina, exortando os que o leem ou escutam: “Provai e vede como o Senhor é suave. Feliz o homem que nele se abriga” (Sl 34/33, 9). Cristo, em suas recomendações aos discípulos,mostrando que se deve amar até mesmo os inimigos, aponta o fundamento evangélico da necessidade de sermos afáveis e ternos uns com os outros. Uma das novidades de sua pregação consiste em afirmar que Deus é Pai, cheio de bondade, comiseração e paciência conosco. O apóstolo Paulo, pregando aos gálatas, enumera entre os frutos do Espírito a brandura e a delicadeza (Gl 5, 22). Elias experimentou Deus na serenidade da brisa. “Ele é suave e doce”, afirmou Teilhard de Chardin. Na verdade, a inefável presença de Deus é tácita e partilhante.

As palavras de Cristo são plenas de sinais (inefáveis e sem parâmetros) da delicadeza e doçura de Deus. “Vinde a mim todos vós que estais cansados sob o peso do fardo e eu vos aliviarei. Sim, o meu jugo é suave e o meu fardo é leve” (Mt 11, 30). Cristo revelou-se sempre em seus encontros como uma pessoa solícita, capaz de escutar e compreender. Quanta atenção com Zaqueu, a samaritana, a mulher pecadora e até Dimas, seu vizinho de crucificação. Vários exegetas, dentre eles Jacques Dupont em Les beatitudes, afirmam que a delicadeza é uma bem-aventurança e traduzem por bem-aventurados os delicados” (Mt 5, 5), em lugar de mansos. Alguns Padres da Igreja, como Irineu de Lyon e Gregório de Nissa, compreendem que a bem-aventurança da mansidão habita naqueles que se mostram delicados e atenciosos com os irmãos.

Na verdade, o mundo de tanta irritabilidade, impaciência, insensibilidade, falta de tempo eagressividade caminha na contramão do Evangelho. Santo Antão, anacoreta e pai dos monges orientais, ensinava que a falta de delicadeza com o outro é sempre grave, pois lesa a natureza do ser humano, criado à imagem de Deus. Esteé terno e compassivo com todos. Quando seminarista na Bélgica, fui designado para acolitar a missa do Cardeal Joseph Cardijn. Dele ouvi:Pode-se medir a espiritualidade de uma paróquia pela delicadeza com que se é tratado na sacristia ou secretaria.” Simone Weil, judia convertida ao cristianismo, a definia como o sorriso do coração. Só a possui quem priva da intimidade com Deus.” Quem é próximo do Altíssimo, percebe a sua afabilidade, sente o seu toque doce dentro de si, sabendoreconhecer sua presença nos outros. E, se por ventura, alguém não agradar aos nossos olhos, não deve esquecer sua beleza interior, pois todos são templos do Espírito Santo (cf.1Cor 3, 16). Cada ser humano é sacramento do Divino.

É conhecido o poema de São João da Cruz, dedicado ao Crucificado: “Oh! Toque de amor, quão delicadamente me amas! A experiência da suavidade divina convida-nosa ultrapassar os limites da violência que nos desumaniza. Lembremo-nos dos recentes acontecimentos, aqui no RN,beirando à barbárie. Por isso, a delicadeza faz-se cada vez mais necessária, nos dias atuais. É preciso senti-la, como a mão de Deus que nos acaricia, para poder irradiá-la aos nossos irmãos. Eis o conselho contido no Livro dos Provérbios: “Uma resposta delicada acalma, enquanto uma palavra áspera atiça o furor” (Pr 15, 1).

TCU vai apreciar manifestação do MP para decidir destino de joias

TCU vai apreciar manifestação do MP para decidir destino de joias
O subprocurador-geral do MPTCU, Lucas Furtado, sugeriu que itens sejam guardados em departamento especializado de penhor da CEF

O ministro Augusto Nardes, do Tribunal de Contas da União (TCU), quer apreciar manifestação do Ministério Público junto à Corte (MPTCU) para decidir em plenário o destino das joiasmasculinas recebidas por Jair Bolsonaro (foto), do governo da Arábia Saudita, avaliadas em R$ 500 mil.

O subprocurador-geral do MPTCU Lucas Furtado, ao recorrer da primeira decisão de Nardes -que indicava Bolsonaro como fiel depositário das joias -, sugeriu que os itens fossem armazenados em departamento especializado de penhor da Caixa Econômica Federal.

O plenário do Tribunal de Contas da União (TCU) já havia determinado no dia 15, por unanimidade, que o ex-presidente Jair Bolsonaro devolvesse, em até cinco dias, todas as joias presenteadas pelo governo saudita.

Fonte: o antagonista

Criminosos atiram contra fórum da Justiça no oitavo dia de ataques no RN

O Rio Grande do Norte registrou novos ataques criminosos entre a noite de segunda-feira (20) e madrugada desta terça-feira (21), oitavo dia desde o início dos atos de terror orquestrados por uma facção criminosa no estado.

Bandidos dispararam tiros contra um fórum, atearam fogo em uma garagem municipal e tentaram incendiar a sede de um sindicato rural em cidades do interior do estado. Em Natal, pelo menos um criminoso tentou colocar fogo em uma garagem do setor de transportes da Polícia Civil.

Marcas de tiros na parede e vidraça do fórum de Angicos, RN — Foto: Redes sociais

Em Angicos, criminosos atiraram contra o fórum da Justiça, por volta das 2h30 desta terça (21). As marcas dos tiros ficaram nas paredes e vidraças do prédio.

Na garagem da prefeitura de Senador Georgino Avelino, o crime aconteceu por volta das 21h da segunda. Criminosos jogaram coquetel molotov contra um veículo estacionado no local. Parte do veículo ficou destruída.

Carro da prefeitura de Georgino Avelino é incendiado em ação criminosa

Carro da prefeitura de Georgino Avelino é incendiado em ação criminosa

Outro caso aconteceu em São Paulo do Potengi, onde criminosos tentaram atear fogo no prédio do sindicato rural do município. As marcas do fogo ficaram na entrada do prédio.

Em Natal, um criminoso jogou coquetéis molotov contra o setor de transportes da Polícia Civil, na Ribeira, Zona Leste da cidade, por volta das 22h. A polícia foi ao local e trocou tiros com o suspeito criminoso, que abandonou uma moto e fugiu correndo.

Sindicato Rural de São Paulo do Potengi, alvo de ataque criminoso — Foto: Redes sociais

Os ataques contra prédios públicos, comércios e veículos ocorrem desde a madrugada da terça-feira passada, 14 de março. Mais de 50 cidades já registraram ocorrências do tipo. Até o último domingo (19), o estado contabilizou ao menos 284 ataques criminosos.

Segundo a Secretaria de Segurança Pública, 142 pessoas suspeitas de envolvimento nos crimes foram presas e mais de 700 agentes da Força Nacional, das forças federais e militares de outros estados reforçam a segurança do estado. Nesta segunda-feira (20), o ministro da Justiça, Flávio Dino, anunciou envio de R$ 100 milhões ao estado.

Fonte: G1 RN