Empresa cria “assento na vertical” para avião e gera polêmica entre passageiros na Europa

Modelo polêmico deve sair da teoria em 2026, afirma empresa — Foto: Reprodução/X
Foto: Reprodução/X

A invenção controversa pode sair em breve do papel, mas tem gerado controversa nas redes sociais.

Uma empresa italiana apresentou um design controverso para tentar baratear passagens de avião: um assento na vertical. Batizado de “Skyrider 2.0”, a poltrona deixa o passageiro semiereto, com cintos afivelados, como se estivesse a bordo de uma atração de parque de diversões.

O assento foi desenvolvido em 2012 e chega à sua segunda versão com o mesmo objetivo de atrair companhias aéreas low cost, termo usado para empresas especializadas em viagens curtas e baratas, em especial na Europa. O desenho parecia ser apenas uma ideia, mas a novidade deve virar realidade em breve.

Em entrevista à imprensa britânica, um porta-voz da Avionteriors afirma ter sido contratado por aéreas para colocá-las para rodar em breve. Apesar da possibilidade de negócio, nem ele pareceu confiante na invenção.

“Eu ando a cavalo, então elas me são confortáveis. Mas vai saber como uma pessoa vai se sentir sentado em uma delas por duas ou três horas”, disse em entrevista ao “Daily Mail”.

Proposta é deixar viagens mais baratas

Desde o início, a defesa inicial do projeto é diminuir custos. Os assentos pesam 50% menos do que os convencionais da classe econômica e são mais baratos para manutenção. A internet não pareceu convencida.

“Em breve, eles vão amarrar a gente na asa com uma máquina de oxigênio”, brincou um seguidor no Instagram.

Nas redes sociais, os italianos precisaram se explicar. “Aviointeriors está consciente dos desafios do mercado da aviação, oferecendo conforto, qualidade e um toque de qualidade do design italiano”, explicam. “Mas quem sabe qual será o futuro da aviação no futuro?”, acrescentaram.

Por fim, explicou que a cadeira na vertical permite aumento de 20% no número de passageiros, “aumentando o lucro das companhias” e permitindo um número maior de decolagens.

Globo

Campanha do PT “Estou com Janja” flopa nas redes sociais

Foto: Divulgação/Redes sociais

Partido tentou reagir a críticas por declaração da primeira-dama sobre o TikTok durante visita oficial à China; faltou engajamento.

O PT (Partido dos Trabalhadores) lançou na 5ª feira (22.mai.2025) uma campanha em defesa da primeira-dama, Janja Lula da Silva, após críticas por sua fala sobre o TikTok durante jantar com o presidente da China, Xi Jinping.

A ação, com o slogan “Estou com Janja”, foi divulgada no Instagram e no X (ex-Twitter), mas quase não teve engajamento.

Até a noite do sábado (24.mai.2025), a hashtag teve menos de 100 postagens no Instagram e ficou fora dos trending topics do X, com menos de 30 mil visualizações.

A campanha tenta conter a repercussão negativa da fala de Janja –vazada para a imprensa como uma gafe por produzir constrangimento na reunião com autoridades estrangeiras.

Segundo o PT, a primeira-dama “tem se posicionado com firmeza por um ambiente digital mais seguro, especialmente para mulheres, crianças e adolescentes”.

Sobre o episódio, Janja disse em entrevista à Folha de S.Paulo, que “não é um biscuit de porcelana” e que tem o direito de se posicionar em agendas públicas.

O presidente Lula a defendeu, afirmando que foi ele quem iniciou a conversa com Xi Jinping. “Ela pediu a palavra para explicar o que está acontecendo no Brasil, sobretudo contra mulheres e crianças”, disse.

Contrastando com a #EstouComJanja, a oposição continua explorando o episódio. Em seu perfil no X, o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) afirmou que, se a primeira-dama “acredita que censura e prisão são adequadas em uma democracia”, é de se imaginar qual seria a opinião de Lula.

Já o deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) disse que o debate sobre a regulamentação das redes sociais “é difícil porque os brasileiros não querem viver em uma ditadura”.

Poder 360

Hugo Calderano x Wang Chuqin: horário e onde assistir à final do Mundial

Calderano avançou à semi e conquistou medalha inédita para o Brasil
Foto: Divulgação/Wttglobal

Brasileiro enfrenta o número dois do mundo no Mundial de Tênis de Mesa em Doha, no Catar.

Número 3 do mundo, Hugo Calderano enfrenta o chinês Wang Chuqin, número 2 do ranking, neste domingo (25), às 9h30 (de Brasília), em duelo válido pela final do Mundial de Tênis de Mesa.

O confronto disputado em Doha, no Catar, terá transmissão da CazéTV, no streaming, e do Sportv, na TV fechada.

Para chegar nesta fase do torneio, o brasileiro superou nas quartas o sul-coreano An Jaehyun, por 4 sets a 1, e o chinês Jingkun na semifinal, por 4 sets a 3.

A campanha de Hugo Calderano no Mundial de Tênis de Mesa

  • Primeira rodada – Hugo Calderano (BRA) 4 x 1 Rogelio Castro (MEX) – 11-8, 9-11, 11-3, 11-4 e 11-4
  • Segunda rodada – Hugo Calderano (BRA) 4 x 0 Wassim Essid (TUN) – 11-5, 11-3, 11-5 e 11-4
  • Terceira rodada – Hugo Calderano (BRA) 4 x 2 Kirill Gerassimenko (KAZ) – 9-11, 9-11, 11-5, 12-10, 11-9 e 11-7
  • Oitavas de final – Hugo Calderano (BRA) 4 x 0 Quadri Aruna (NGA) – 11-4, 11-4, 11-4 e 11-6
  • Quartas de final – Hugo Calderano (BRA) 4 X 1 An Jaehyun (KOR) – 11-4, 11-6, 9-11, 11-7 e 12-10
  • Semifinal – Hugo Calderano (BRA) 4 x 3 Liang Jingkun (CHI) – 15-13, 11-7, 8-11, 11-8, 3-11, 7-11 e 11-9

Onde assistir a Hugo Calderano x Wang Chuqin

  • Streaming: CazéTV
  • Canal: SporTV

Ficha técnica de Hugo Calderano x Wang Chuqin

  • Data: 25/05/2025
  • Horário: 09h30 (Horário de Brasília)
  • Local: Lusail Sports Arena, em Doha, no Catar
  • Rodada: final do Mundial de Tênis de Mesa

CNN Brasil

Sob aplausos, Carlo Ancelotti se despede do Real para a assumir a Seleção Brasileira

Ancelotti em sua despedida: ‘Jamais esquecerei cada dia que estive aqui’
Foto: Reprodução / Jogada10

O adeus de Carlo Ancelotti foi em grande estilo, com vitória sobre a Real Sociedad e ovação de um Santiago Bernabéu lotado.

Neste sábado, 24/5, o Real Madrid venceu por 2 a 0 a Real Sociedad, pela última rodada do Espanhol e Carlo Ancelotti recebeu homenagens. O treinador, que deixa os Merengues para assumir a Seleção Brasileira, ganhou aplausos por todo o estádio Santiago Bernabéu. Os torcedores assistiram a uma exibição especial com imagens do técnico e suas conquistas no clube.

Ancelotti comandou o Real em dois ciclos. Um na década passada. Já neste último, de 2021 a 2025, o italiano somou oito títulos, incluindo dois Mundiais, duas Champions League e dois Campeonatos Espanhóis.

“Foi uma honra e um prazer treinar este clube. Quero agradecer ao presidente Florentino. Foi fantástico treinar este grupo, de uma qualidade extraordinária. E compartilhar com todos este extraordinário momento, viver esta história inesquecível. Porque nada pode apagar o carinho de todos. Enfim, não podemos esquecer: os três gols de Benzema contra o PSG, os de Rodrygo na Champions contra o City, ou o passe de Modric contra o City. E jamais esquecerei cada dia que passei aqui” — disse, para um estádio lotado.

“Enfim, terminou meu ciclo no Real Madrid, que eu quero muito bem. Tchau” — finalizou Ancelotti.

O técnico será apresentado oficialmente como treinador da Seleção Brasileira nesta segunda-feira, no Rio de Janeiro.

Terra

Wagner Moura ganha prêmio de melhor ator no Festival de Cannes

Divulgação
Foto: Divulgação

Filme “Un Simple Accident” ganhou a Palma de Ouro. “O Agente Secreto” era um dos 22 concorrentes ao prêmio.

O ator Wagner Moura ganhou o prêmio de melhor ator no Festival de Cannes, neste sábado (24). Ele é protagonista do filme “O Agente Secreto”, de Kleber Mendonça Filho, que disputa o maior prêmio do Festival .

O filme “Un Simple Accident” ganhou a Palma de Ouro, que é o maior prêmio do Festival de Cannes. O filme brasileiro “O Agente Secreto”, de Kleber Mendonça Filho, era um dos 22 concorrentes ao prêmio.

O filme brasileiro venceu outros dois prêmios em Cannes. O longa foi considerado o melhor filme do festival pelo júri da Fipresci, principal associação de críticos de cinema do mundo, e também ganhou o Prix des Cinémas Art et Essai, da Associação Francesa de Cinemas de Arte e Ensaio.

Na estreia no Festival de Cannes, no último domingo (18), “O Agente Secreto”, foi ovacionado por 13 minutos.

O filme de Kleber Mendonça Filho, é ambientado em Recife, no fim dos anos 1970 e conta a história de Marcelo (Wagner Moura), um homem de 40 anos que trabalha como professor especializado em tecnologia. Ele sai da movimentada São Paulo e vai para Recife, sua cidade natal, tentando fugir do seu passado violento e misterioso, com a intenção de começar uma nova vida.

No entanto, a calmaria que ele tanto procurava some ao se ver envolvido em uma trama de suspense político. Para piorar a situação, além dele estar sendo espionado pelos vizinhos, a cidade que ele achou que o acolheria, ficou muito longe de ser o seu refúgio.

Além de Wagner Moura, o elenco reúne Gabriel Leone, Maria Fernanda Cândido, Hermila Guedes e Thomás Aquino.

Infomoney

CBF elege novo presidente neste domingo; Samir Xaud é único candidato

Foto colorida de logo da CBF - metrópoles
Foto: Buda Mendes/Getty Images

Pleito que definirá o novo presidente da CBF acontece a partir das 10h30, na sede da entidade no Rio de Janeiro.

A Confederação Brasileira de Futebol elege, neste domingo (25/5), o novo presidente da entidade. O pleito acontece a partir das 10h30, na sede da CBF, no Rio de Janeiro. Com chapa única inscrita, Samir Xaud será eleito o próximo mandatário da confederação, para o quadriênio de 2025 a 2029.

“Futebol para Todos: Transparência, Inclusão e Modernização” é o nome dado à chapa do roraimense de 41 anos. A candidatura de Samir Xaud contou com o apoio de 25 federações, além de 10 clubes das Séries A e B do Campeonato Brasileiro.

Entre as federações nacionais, apenas São Paulo e Mato Grosso não apoiaram a chapa de Samir Xaud. Já entre os clubes, Amazonas, Botafogo, CRB, Criciúma, Grêmio, Palmeiras, Paysandu, Remo, Vasco e Volta Redonda declararam apoio ao médico infectologista.

Além da escolha do novo presidente, também serão eleitos oito vice-presidentes, três membros efetivos e três membros suplentes do Conselho Fiscal.

Votação

Ao todo, o colégio eleitoral é composto pelas 27 federações de futebol nacionais, além das 20 equipes da primeira e segunda divisões do Brasileirão. Pela primeira vez na história, o pleito deste domingo contará com urna eletrônica na sede da entidade.

Alé do voto presencial, as eleições também possuíam a opção de voto à distância. Desta forma, os clubes que estivessem impossibilitados de comparecer à sede da CBF para a votação, devido à rodada de domingo do Brasileirão, poderiam votar on-line.

Pela internet, os votantes deveriam realizar o registro e confirmar a sua identidade através da câmera. Na sequência, os votos para para presidente e vice-presidentes seriam computados, seguidos pela votação nos membros do conselho. Havia a possibilidade de voto nulo. Após o prazo final para a solicitação, no entanto, nenhum clube tinha realizado o pedido.

Quem compõe a chapa

  • Nome da chapa única: Futebol para Todos: Transparência, Inclusão e Modernização.
  • Candidato à presidência: Samir Xaud.
  • Candidatos a vice-presidentes: Ednailson Leite Rozenha, Fernando José Macieira Sarney, Flavio Diz Zveiter, Gustavo Dias Henrique, José Vanildo da Silva, Michelle Ramalho Cardoso, Ricardo Augusto Lobo Gluck Paul e Rubens Renato Angelotti.
  • Candidatos a membros efetivos do Conselho Fiscal: Simon Riemann Costa e Silva, Eduardo Rigotto Netto e Frederico Ferreira Pedrosa.
  • Candidatos a membros suplentes do Conselho Fiscal: Francinaldo Kennedy Lima Barbosa, Manoel Rodrigues Neto e Rodrigo Ferreira La Rosa.

Quem é Samir Xaud

Candidato único à presidência da CBF, Samir Xaud tem 41 anos e é o atual presidente eleito da Federação Roraimense de Futebol (FRF).

Nascido em Boa Vista, capital de Roraima, Xaud é médico, com especialização em infectologia e medicina esportiva. Ele atua como empresário no esporte, e é dono de um centro de treinamento voltado ao fitness e bem-estar.

Eleito presidente da Federação Roraimense de Futebol, Xaud assumiria o cargo apenas em 2027. Seu pai, Zeca Xaud, completa 40 anos à frente da FRF em 2026, quando deixaria a cadeira vaga para que o médico assumisse o posto em 2027. No entanto, Samir terá que renunciar à presidência federação, pois não pode acumular os dois cargos.

Metrópoles