Vamos aprofundar debate sobre escala 6 X 1, diz Lula

Lula
Foto: Reprodução/YouTube @LulaOficial

Presidente afirmou ser necessário equilibrar vida profissional e bem-estar; declaração se deu depois de cobrança de centrais sindicais.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) declarou nesta 4ª feira (30.abr.2025) que o governo irá “aprofundar” o debate sobre a redução da jornada de trabalho. Deu a declaração em pronunciamento em rede nacional sobre o 1º de Maio –data em que se comemora o Dia do Trabalhador.

“Nós vamos aprofundar o debate sobre a redução da jornada de trabalho vigente no país, em que o trabalhador e a trabalhadora passam seis dias no serviço e têm apenas um dia de descanso. A chamada jornada 6 por 1. Está na hora do Brasil dar esse passo, ouvindo todos os setores da sociedade, para permitir um equilíbrio.

Esta foi a 2ª vez neste ano que o petista fez um pronunciamento oficial em rede nacional em 2025. O 1º foi em 24 de fevereiro, quando usou o tempo para falar de programas do governo, como o Pé-de-Meia e o Farmácia Popular.

Neste ano, Lula decidiu não participar dos atos do 1º de Maio convocado por centrais sindicais. Em 2024, a celebração do Dia do Trabalho contou com um público de menos de 2.000 pessoas e foi classificado pelo petista como “mal convocado”.

O presidente optou por receber representantes no Palácio do Planalto na 3ª feira (29.abr). Defendeu o avanço no Congresso de pautas trabalhistas, como o fim da escala 6 x 1, a redução da jornada de trabalho de 44 horas para 40 horas semanais e a aprovação do PL (projeto de lei) que isenta do Imposto de Renda quem ganha até R$ 5.000.

Na 5ª feira (1º.mai), 3 ministros irão à manifestação de CTB (Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil), CSB (Central dos Sindicatos Brasileiros), Força Sindical, UGT (União Geral dos Trabalhadores), NCST (Nova Central Sindical de Trabalhadores) e Pública.

São eles: Luiz Marinho (Emprego e Trabalho), Márcio Macêdo (Secretaria Geral) e Cida Gonçalves (Mulheres). A mobilização será realizada na praça Campo de Bagatelle, na zona norte da capital paulista, a partir das 11h.

A CUT (Central Única dos Trabalhadores) foi convidada a participar, mas fará outro ato, em São Bernardo do Campo– berço político de Lula –que foi metalúrgico.

FIM DA ESCALA 6 X 1

A PEC 8/25 foi protocolada na Câmara dos Deputados em fevereiro deste ano por parlamentares da base do governo federal, pelo fim da jornada de 6 dias trabalhados e 1 de folga (6 X 1). O texto propõe reduzir a jornada de trabalho para 4 dias por semana, com 3 de descanso (4 X 3).

De autoria da deputada Erika Hilton (Psol-SP), o texto prevê carga semanal de até 36 horas, mantendo o limite de 8 horas diárias —abaixo das atuais 44 horas previstas na Constituição.

A matéria será analisada pela CCJ (Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania) antes de seguir para comissão especial e plenário. O líder do governo, José Guimarães (PT-CE), prometeu mobilização para garantir a aprovação e defende que o tema é suprapartidário e relevante para os trabalhadores.

 

PODER360

Aos 116 anos, morre brasileira reconhecida como pessoa mais velha do mundo

Foto: Carlos Macedo / LongeviQuest

Brasil tinha apenas 18 anos como República quando Inah Canabarro Lucas, em 1908; no 110º aniversário, religiosa recebeu bênção do papa Francisco.

A freira Inah Canabarro Lucas, pessoa mais velha do mundo, morreu nesta quarta-feira (30) em Porto Alegre (RS), aos 116 anos e 326 dias.

Com a morte, o título de pessoa mais velha do mundo agora passa para Ethel Caterham, moradora de Surrey, Inglaterra, que atualmente tem 115 anos e 252 dias, de acordo com o LongeviQuest.

Inah nasceu em São Francisco de Assis, no Rio Grande do Sul, no dia 27 de maio de 1908, segundo a Arquidiocese de Porto Alegre. Como uma criança frágil, médicos duvidavam que ela sobrevivesse.

Ela morava na capital gaúcha e fazia parte da congregação de Santa Teresa de Jesus. Irmã Inah é da família do General Canabarro, um dos líderes da Revolução Farroupilha (1835-1945). A mulher entrou na Companhia de Santa Teresa de Jesus aos 19 anos.

Em 2018, ao comemorar seu 110º aniversário, ela recebeu uma bênção apostólica do papa Francisco. Questionada sobre o segredo de sua longevidade, ela o atribuiu a Deus: “Ele é o segredo da vida. Ele é o segredo de tudo”, comentou ao LongeviQuest.

Quando a irmã nasceu, o Grêmio tinha 5 anos de fundação. Ela, no entanto, torce para o Internacional, fundado 11 meses depois do nascimento da Irmã.

A torcedora colorada recebeu uma homenagem do time do coração, o Sport Club Internacional, em uma publicação nas redes sociais. “Destinou seus 116 anos de vida à bondade, à fé e ao amor pelo Clube do Povo”, diz a publicação.

Para se ter uma ideia, o Brasil tinha apenas 18 anos como República quando Inah nasceu.

Além da irmã Inah, o Brasil também tem o homem mais velho do mundo.

O cearense João Marinho Neto, de 112 anos, foi confirmado como o homem mais velho do mundo pelo Guinness World Records.

O marco acontece após a morte do britânico John Tinniswood, também aos 112 anos.

Segundo o LongeviQuest, usado pelo Guinness, o brasileiro completou 112 anos e 207 dias na cidade de Apuiarés (CE).

 

CNN

Parnamirim terá Faculdade de Medicina e futuros alunos poderão estagiar na rede municipal de saúde

Foto: divulgação

O município de Parnamirim ganhará uma faculdade de Medicina vinculada à Escola Superior de Medicina (Esmed). Na quarta-feira (30), a prefeita Nilda Cruz assinou um convênio com a Esmed para que futuros alunos da instituição de ensino superior possam estagiar nas unidades de saúde da rede pública municipal. A entidade oferecerá 80 vagas para o curso de medicina, e tem previsão de iniciar suas atividades no segundo semestre do ano de 2025.

O documento foi assinado pela prefeita Nilda Cruz, em solenidade com a presença de sua vice-prefeita Kátia Pires, e do secretário municipal de Saúde, Rogério Gurgel. “Receber uma faculdade de Medicina é uma conquista muito significativa para Parnamirim em diversos aspectos. Vamos ter ganhos no campo pedagógico, recebendo os alunos e todo o corpo docente da Esmed com suas valências técnicas e científicas”, disse a Nilda.

A prefeita Nilda destacou ainda que as vantagens e ganhos para a saúde municipal. “Com a chegada dos estagiários teremos ainda um ganho importante no atendimento dos nossos pacientes, além disso, é importante destacar o aspecto econômico, vez que a instalação de uma unidade de ensino superior impacta positivamente em nossa cadeia produtiva. A nossa gestão celebra esse momento e está à disposição para ajudar no que estiver ao nosso alcance”, disse a Nilda.

Segundo o secretário de Saúde do município, Rogério Gurgel, 29 unidades de atenção primária da rede pública de saúde do município serão beneficiadas pelo acordo, além da rede de atenção especializada, que contemplará a Unidade de Pronto Atendimento de Nova Esperança, o Hospital Maternidade Divino Amor e o Hospital Márcio Marinho.

O secretário de saúde destacou o quão benéfico será a presença dos estagiários na rede de saúde do município para o atendimento dos pacientes, que unirá forças com o capacitado corpo de profissionais da saúde.

“Não tenho dúvidas de que o trabalho dos professores preceptores e dos estagiários vai contribuir muito para agilizar, otimizar e incrementar o atendimento dos nossos pacientes, somando esforços com o nosso capacitado corpo de profissionais da saúde”, asseverou o titular da Sesad.

 

Tribuna do Norte