Wolney França é o novo presidente da FECAM no Rio Grande do Norte e ganha mais força para disputar a prefeitura em 2024

O presidente da Câmara de Parnamirim, vereador Wolney França, foi eleito presidente da Federação das Câmaras Municipais do Rio Grande do Norte (Fecam/RN), na manhã desta segunda-feira (6). A eleição ocorreu na sede da Federação e contou com a participação em média de 100 presidentes de casas legislativas do RN.

A Diretoria eleita é composta, além do presidente Wolney França, pelo 1º vice-presidente Fábio Rodrigues (Santa Cruz), o 2º vice-presidente Josué Moura (Tibau do Sul), a 3ª vice-presidente Rosemary Fernandes (Encanto) e o 4º vice-presidente Azenate Câmara (São Miguel do Gostoso).

Para Wolney França, a nova função vem acompanhada de alegria e da responsabilidade de atuar pelo fortalecimento das câmaras municipais. “Fico muito feliz pela indicação do meu nome, mas o mais importante é o fortalecimento do grupo, a unidade da Federação”, declarou.

Segundo ele, a eleição é um sinal de que os trabalhos desenvolvidos na Câmara de Parnamirim estão seguindo um bom rumo. “Se não fosse a cidade de Parnamirim, se não fosse o grupo de servidores e vereadores que estão lá me dando condições de trabalho, a gente certamente não estaria alcançando essa conquista”, disse.

O atual presidente, Ivanildo do Hospital (Caicó), em exercício até maio, declarou já estar com uma “sensação de dever cumprido”. Ainda, disse: “Estou passando essa bandeira para um homem preparado, que é o presidente Wolney, da cidade de Parnamirim, que mostrou ao Rio Grande do Norte condições suficientes para dar continuidade ao nosso trabalho”.

Na ocasião, foram eleitos ainda os membros do Conselho Fiscal, das Coordenações Regionais e dos recém-criados Conselho da Mulher e Conselho Político. As chapas eleitas vão ser empossadas em 28 de maio, e estarão em atuação no biênio 2023-2024.

*Outras declarações*

“A Federação dá uma demonstração de maturidade, de unidade para o fortalecimento das Câmaras Municipais. É muito importante essa chapa de consenso que acontece para a eleição do presidente Wolney, e eu tenho certeza de que a Fecam estará em boas mãos”, afirmou Lawrence Amorim (Mossoró), eleito presidente do Conselho Político.

Para o 1º vice-presidente, Fábio Rodrigues, a posição é uma responsabilidade importante: “A gente só tem a contribuir junto com o novo presidente, e agradecer a todos os presidentes que aceitaram a chapa”, disse. A expectativa do parlamentar, conta, é trabalhar em parceria com Wolney França para trazer melhorias para a Fecam/RN.

“Hoje é um momento muito importante na vida política da gente. Pretendemos falar pelos demais vereadores, pelos demais presidentes que não estão compondo a chapa, mas que também possam fazer parte do grupo, onde nós pretendemos trazer as propostas enviadas por eles”, disse a 3ª vice-presidente, Rosemary Fernandes. “Me sinto muito feliz em estar fazendo parte dessa chapa, e com certeza lutaremos juntos por todos os municípios do Rio Grande do Norte”, complementou.A chapa eleita será empossada em maio deste ano, assumindo o biênio 2023-2024.

 

 

Pega o Guanabara e vem, diz KaKá a Bruno de Carrapicho

O vereador da cidade de Patú Bruno de Carrapicho e KaKá estão mais próximos do você imagina, esse movimento político, influenciará diretamente o pleito de 2024 em Patú. Bruno foi o vereador mais votado da cidade na eleição de 2000 e diante da polarização das campanhas patuense, esse frevo político, se concretizado, poderá deixar o bloco do prefeito Rivelino na pipoca e claro exigirá uma readequação das força governistas para manutenção do poder local. Os fofoqueiros de plantão já estão comentando esse jogo de bastidor e sabe que Bruno já votou contra a situação na eleição para presidente da câmara e agora só precisa de um motivo para desfilar no carnaval da política no bloco da oposição. Pelo comentário, a foto do abadá seria Kaká de Bodin, na cabeça da chapa e
Bruno de Carrapicho seria o vice para fazer a festa da oposicionista em 2024. Só lembrando, Bruno integra o bloco governista e pelo jeito está disposto a voar para outros pastos ou essa situação não passará de um bom e velho balão de ensaio para abrir um espaço maior no grupo situacionista. O tempo e o poder darão essa resposta para mim, para você e para tu. A oposição já anda cantando a música de Alanzim Coreano e Wesley Safadão, Pega o Guanabara e vem. Um detalhe importante, Daqui Pra Lá… De Lá Pra Cá tem muita gente para circular no ônibus e nos bloquinhos.

Terremoto de 7,8 de magnitude atinge a Turquia e deixa mais de 500 mortos

Um terremoto de magnitude 7,8 atingiu a região central da Turquia e o noroeste da Síria na manhã desta segunda-feira (6), causando mais de 500 mortes e deixando milhares de pessoas feridas. O tremor também foi sentido no Chipre e no Líbano.

É um dos terremotos mais fortes da última década na região, que fica sobre várias placas tectônicas.

Segundo o vice-presidente turco, Fuat Oktay, 284 pessoas morreram e 2.323 ficaram feridas no país. Na Síria, de acordo com autoridades, o terremoto causou 237 mortes e deixou cerca de 600 feridos.

Buscas e resgates

 

Equipes de resgate carregam uma pessoa em uma maca em meio aos escombros — Foto: Reuterus

Segundo o Centro Alemão de Pesquisa em Geociências, o epicentro do tremor foi a 10 km da superfície. A autoridade turca responsável por administrar desastres e emergências mediu o tremor em 7,4 e atestou que a origem se deu perto da cidade de Kahramanmaras.

Edifícios foram danificados e pessoas se reuniram em ruas cobertas por neve, como a televisão estatal TRT mostrou em sua programação. O sismo teve duração de cerca de um minuto e destruiu janelas, segundo uma testemunha ouvida pela Reuters.

Presidente da Turquia Recep Tayyip Erdogan, lamenta por mortes em redes sociais:

“Transmito meus melhores votos a todos os nossos cidadãos que foram afetados pelo terremoto que ocorreu em Kahramanmaraş e foi sentido em muitas partes do nosso país. Todas as nossas unidades relevantes estão em alerta sob a coordenação da AFAD”, diz turco.

Ajuda global

 

As autoridades turcas enviaram equipes de resgate e forneceram aeronaves para a região ao redor da cidade de Kahramanmaras, enquanto declaravam um “alarme de nível 4” que pedia assistência internacional.

EUA: O presidente dos Estados Unidos, Biden, instruiu a USAID e outros parceiros do governo federal a avaliar as opções de resposta às áreas mais afetadas no terremoto da Turquia e da Síria, disse o conselheiro de Segurança Nacional, Jake Sullivan, em comunicado.

Ucrânia: O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelenskiy, disse que seu país está pronto para fornecer a assistência necessária ao povo turco “amigo” após o terremoto que atingiu o país na segunda-feira.

“Chocado com a notícia sobre a morte e ferimentos de centenas de pessoas como resultado do terremoto na Turquia”, disse Zelenskiy no Twitter.

Israel: comunica estar preparado para ajudar a Turquia.

Fonte: G1

Papa Francisco diz que criminalizar homossexualidade é pecado

Papa Francisco diz que criminalizar homossexualidade é pecado
No final de janeiro, o pontífice se pronunciou sobre o tema afirmando que orientação sexual não pode ser considerada um crime

O Papa Francisco (foto) voltou a condenar a criminalização da homossexualidade, em entrevista coletiva no avião papal voltando de sua visita ao Sudão do Sul neste domingo (5).

O país africano criminaliza a homossexualidade.

Francisco disse que “condenar uma pessoa deste modo é um pecado”.

No final de janeiro, o pontífice se pronunciou sobre o tema, afirmando que a orientação sexual seria um pecado, mas não poderia ser considerada um crime.

“Ser homossexual não é crime. Não é crime, mas é um pecado. Tudo bem, mas primeiro vamos distinguir um pecado de um crime. Também é pecado não ter caridade com o próximo”, disse na ocasião.

Fonte: o antagonista