TRF determina recontratação de médicos cubanos demitidos por Bolsonaro

Médico Cubano
Reprodução

Médico Cubano

Demitidos pelo governo de Jair Bolsonaro em 2018, médicos cubanos do programa “Mais Médicos” terão que ser recontratados pelo governo Lula. Ao todo, mais de 1.700 cubanos serão beneficiados.

É isso o que determinou o Tribunal Regional Federal da 1ª Região, em decisão assinada pelo desembargador Carlos Augusto Pires Brandão.

Em sua decisão, o desembargador usou a crise sanitária vivida pelos indígenas yanomamis em Roraima como uma das justificativas.

“O Programa Mais Médicos para o Brasil permite implementar ações de saúde pública de combate à crise sanitária que se firmou na região do povo indígena Yanomami. Há estado de emergência de saúde pública declarado, decretado por intermédio do Ministério da Saúde”, escreveu.

Agora, o governo federal tem 10 dias para apresentar um plano de ação para que os profissionais sejam realocados. O Ministério da Saúde, por sua vez, apontou que ainda não foi notificado, mas prometeu celeridade no cumprimento da determinação.

Fonte: ig último segundo

Bolsonaro quer desembarcar direto no hospital ao chegar no Brasil

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) posa para foto em cama de hospital nos EUA
Divulgação/@jairbolsonaro – 11.02.2023

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) posa para foto em cama de hospital nos EUA

Ainda não é certo quando Jair Bolsonaro voltará ao Brasil, assim como revelou o filho Flávio , porém, o ex-presidente já planeja os seus primeiros passos após a volta ao país.

Segundo informações do colunista do “O Globo”, Lauro Jardim, Bolsonaro combinou com Antônio Macedo, o cirurgião que lhe operou da facada que tomou durante a campanha de 2018, que disponibilize um carro para levá-lo diretamente do aeroporto de Guarulhos ao hospital Vila Nova Star.

A ideia do ex-presidente é fazer uma cirurgia que vai corrigir a alça que tem causado constantes episódios de suboclusão intestinal. Em Orlando, por exemplo, Bolsonaro esteve internado e recebeu o acompanhamento de Ricardo Camarinha, ex-médico da Presidência, enviado pelo próprio presidente a uma vaga de segundo oficial no escritório da Apex Brasil em Miami.

Ainda de acordo com o colunista, é improvável que Bolsonaro retorne ao Brasil ainda fevereiro.

No sábado, o senador Flávio Bolsonaro afirmou não haver uma data para o pai retornar ao Brasil. Ele segue nos Estados Unidos desde o dia 30 de dezembro, após escolher não passar a faixa presidencial para o atual mandatário Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

“Não tem previsão, ele que sabe. Pode ser amanhã, pode ser daqui a seis meses, pode não voltar nunca, não sei. Ele está desopilando. Você nunca tirou férias, não?”, disse Flávio Bolsonaro.

Questionado se o ex-presidente está sozinho em Orlando, já que a esposa, Michelle Bolsonaro, retornou ao Brasil na última quinta-feira (28), o senador afirmou não saber quem são as pessoas que estão com o pai, mas que “com certeza são pessoas próximas a ele”.

Fonte: ig último segundo

Novo líder do PT pede investigação contra Valdemar Costa Neto

Novo líder do PT pede investigação contra Valdemar Costa Neto
A representação pedindo inquérito sobre Valdemar foi distribuída por prevenção no inquérito  dos atos antidemocráticos, relatador por Moraes

O senador Fabiano Contarato (PT) pediu ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), que investigue o presidente do Partido Liberal (PL), Valdemar Costa Neto.

Contarato quer a apuração de possível prática de crime de supressão de documento que continham conteúdo de cunho golpista. Em entrevista ao jornal O Globo o presidente do PL disse que “triturou” minutas de ações destinadas a impedir a posse de Lula (PT).

O senador alega crime de supressão de documento, previsto no artigo 305 do Código Penal.

A representação pedindo inquérito sobre Valdemar foi distribuída por prevenção no inquérito  dos atos antidemocráticos, relatador por Moraes.

Fonte: o antagonista