Fiscal e estatais preocupam; lá fora, China e França impulsionam mercados

Fiscal e estatais preocupam; lá fora, China e França impulsionam mercados
Por aqui, investidores continuam de olho nos discursos políticos para entender qual a extensão e o impactos das mudanças pretendidas

A quarta-feira começa com o Brasil descolado do otimismo dos mercados no exterior. Em meio a declarações sobre a revisão de reformas recentes, como a Trabalhista e a Previdenciária, e de marcos regulatórios, investidores tentam medir qual o impacto das mudanças. Por enquanto, na ausência de explicação sobre as possíveis medidas, o sentimento é de aversão à risco, o que resultou em queda da bolsa e alta de juros futuros e do dólar nas duas primeiras sessões do ano.

Agora pela manhã, a Petrobras divulgou fato relevante informando sobre a oficialização do nome do senador petista Jean-Paul Prates para a presidência da estatal. Desde o fim das eleições as ações da empresa  acumulam cerca de 23% de perdas na bolsa, com incertezas geradas sobre a política de preços e investimentos a ser adotada pela nova gestão. Somente nos últimos quatro pregões, foram 11,03% de queda.

Ontem no fim do dia, notícias sobre um possível ajuste fiscal que poderia render R$ 223 bilhões aos cofres públicos não animaram os investidores, que ainda aguardam o detalhamento do tal plano.

No exterior, dados de recuo acima do esperado na pressão sobre preços na França e rumores sobre suporte adicional do governo chinês ao setor imobiliário animaram os mercados. O EuroStoxx 600 subia pela terceira sessão consecutiva, com a expectativa de que a desaceleração inflacionária confirme uma tendência para o continente europeu e reduza a pressão sobre os juros.

Em Hong Kong, o principal indicador acionário fechou em forte alta (+3,22) com a ajuda da aprovação de um plano de captação de capital do braço financeiro da gigante Alibaba, o Ant Group. A notícia aumentou as expectativas de que a China pode estar reduzindo os controles sobre o crescimento das empresas de tecnologia por lá. Na semana passada, o governo local autorizou a importação de diversos títulos de jogos pela Tencent, a maior desenvolvedora de jogos de video game do mundo.

Em Wall Street, futuros apontam para uma sessão de ganhos, antes da divulgação da ata do Fomc (Comitê Federal de Mercado Aberto) – prevista para às 16h.

Fonte: o antagonista

Lula convoca primeira reunião ministerial do novo governo

Lula convoca primeira reunião ministerial do novo governo
Evento está marcado para sexta, às 9h30, no Palácio do Planalto

O presidente Lula convocou a primeira reunião ministerial do novo governo. O evento está marcado para sexta (6), às 9h30, no Palácio do Planalto.

No início da semana, como mostramos, o ministro da Casa Civil, Rui Costa, havia dito que conversaria com Lula para definir a data. A nova gestão conta com 37 ministérios.

Fonte: o antagonista

Jornal O Globo sugere ao governo Lula caçar os não vacinados

Jornal O Globo sugere ao governo Lula caçar os não vacinados

Em editorial publicado na segunda-feira 2, O Globo recomendou ao presidente Lula (PT)“buscar os não vacinados”. Além das campanhas de publicidade para a imunização, o jornal defendeu um posicionamento mais “ativo” do governo.

“Deve-se ir às casas das famílias ou aproveitar momentos em que o cidadão tem contato com agentes do Estado, seja ao se cadastrar para receber benefício, procurar uma unidade de saúde, fazer matrícula em escola pública, tirar passaporte ou se apresentar ao serviço militar obrigatório”, sugeriu o veículo.

Segundo O Globo, “nenhuma oportunidade pode ser desperdiçada para convencer os resistentes de que as vacinas são confiáveis e ajudam a evitar mortes ou sequelas dramáticas para a vida toda (caso da poliomielite)”.

Para justificar a caça aos não vacinados, o jornal informou que apenas metade da população tomou a dose de reforço (aproximadamente 170 milhões de pessoas): “Não surpreende que diariamente ainda morram mais de 150 pessoas por covid-19 e mais de 30 mil casos sejam diagnosticados”.

O Globo também disse que houve queda na cobertura vacinal da pólio, que teria caído de 85%, em 2016, para 70%, em 2021. Na primeira dose da tríplice viral — contra sarampo, caxumba e rubéola —, de 95,5% para 75%, no mesmo período. Na pentavalente — contra difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e a bactéria Haemophilus influenza tipo b —, a queda foi de 90% para 70%.

“É urgente o novo governo criar programas para ir atrás dos brasileiros que deixam de se vacinar, correndo o risco de adoecer e morrer por males evitáveis”, defendeu o jornal. “Sucumbir à ignorância é um retrocesso inadmissível.” A publicação também atacou o governo do presidente Jair Bolsonaro, chamado de “incúria alheira”, responsável por supostos “males”.

Fonte: Revista Oeste

Morre a compositora Rita de Cássia, autora de “Meu Vaqueiro, Meu Peão’

Morre a compositora Rita de Cássia, autora de “Meu Vaqueiro, Meu Peão’
Foto: Reprodução
A compositora e cantora Rita de Cássia, que ficou famoso por ser a autora de clássicos do forró como “Meu Vaqueiro, Meu Peão” e “Saga de Um Vaqueiro”, morreu na noite desta terça-feira (3), em Fortaleza. Ela estava internada em uma Unidade de Tratamento Intensiva (UTI) de um hospital privado. A artista lutava contra o diagnóstico de fibrose pulmonar.

Rita de Cássia ficou conhecida nacionalmente pelas letras impulsionadas nas vozes de vocalistas da banda Mastruz com Leite. A forrozeira é natural de Alto Santo, no Ceará.

Quem é Rita de Cássia?

Rita de Cássia é considerada “A Maior Compositora de Forró do Brasil”, por ter mais de 500 composições sem parcerias, e muitas delas gravadas por vários interpretes e bandas de sucesso em todo o Brasil. A sua primeira composição gravada foi “Brilho da Lua”, no ano de 1992 pela cantora Eliane, se tornando um sucesso absoluto e sendo a música mais executada em Fortaleza. Logo em seguida foi “Sonho Real”, gravada pela Banda Mastruz com Leite, que já começava a despontar com muito sucesso no Ceará e em outros estados.

Em 1993 Mastruz com Leite agora grava “Meu Vaqueiro, Meu Peão”, que é uma explosão de sucesso em todo Brasil e torna-se o principal hino do nosso forró moderno. E a partir daí começa o estrelato de Rita de Cássia como compositora, já ganhando o diploma “Destaque de Melhor Compositora do Ceará 1993”. O forró começava a tomar conta de todo Nordeste com a nova linguagem romântica, a Poesia. A forma direta de falar de amor começou a dar certo, e Rita de Cássia usando todo o seu talento e carisma, continuava compondo canções lindíssimas e recebia muitos elogios todos os dias de vários locutores, bandas, críticos e principalmente dos jovens que passaram a gostar do forró com esta grande revolução.

Em 1994, ganha o prêmio “Destaque da Região Vale do Jaguaribe” como melhor compositora. Além disso, já estava em 8° lugar entre os melhores compositores do País. Assim recebendo em 1995 os parabéns do Ecad (Escritório Central de Arrecadação e Distribuição), por ter sido primeiro lugar em execução no Brasil juntamente com a Somzoom Stúdio. Foi também neste mesmo ano, que foi gravado o primeiro Cd intitulado “Rita de Cássia, Redondo e Banda Som do Norte”. No ano de 2000, seus méritos também foram reconhecidos no evento “Xx – O Século das Mulheres”, promovido pelo Jornal Folha do Comércio. Neste mesmo evento, ela foi homenageada e recebeu o título de “Compositora do Século Xx”.

Fonte: portal gc mais