Um carro capotou ao colidir com uma caminhonete carregada de espigas de milho na BR-101, em Emaús, no município de Parnamirim, na manhã desta segunda-feira (25).
Segundo testemunhas, a caminhonete estava parada por problemas mecânicos, mas o motorista ainda não tinha sinalizado o local. O carro que seguia atrás, colidiu com o veículo parado e capotou. Com a colisão, a caminhonete carregada de milho subiu no canteiro central da pista. O condutor do carro que capotou teve ferimentos leves.
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) iniciou a perícia no local.
A Frente Parlamentar em defesa da Criança e do Adolescente da Câmara Municipal de Natal promoveu na última sexta-feira, em mais uma edição do projeto Escola na Frente, uma palestra cujo tema abordou a prevenção ao suicídio na Escola Estadual Cônego Luiz Wanderley, em Lagoa Nova.
A atividade fez alusão ao Setembro Amarelo. Cerca de 100 alunos na faixa etária de 16 a 17 anos participaram da palestra da psicóloga Helena Oliveira.
“A edição do Projeto Escola na Frente desse mês tem a temática do Setembro Amarelo, mês de conscientização, para que a gente possa falar com a comunidade escolar sobre as formas de prevenção, tanto dos traços de ansiedade, de automutilação, até a situação mais extrema que é o suicídio. Infelizmente, cada vez mais tem vitimado nossos jovens, nossas crianças, nossos adolescentes”, destacou a vereadora Júlia Arruda (PCdoB).
A psicóloga Helena Oliveira descreveu o encontro como uma oportunidade de se falar em prevenção. “Precisamos falar sobre o suicídio, entendendo isso como uma realidade social e, ao mesmo tempo, sem gerar gatilhos intensos que possam promover alguma afetação mais profunda. Então, quando falamos sobre o suicídio, falamos também sobre identificar questões de sofrimento mental, abordando questões sociais, preconceitos, bullying. Toda essa realidade social que faz com que os jovens cada vez mais estejam em extremo sofrimento e não consigam acessar recursos de falar sobre, de acesso à profissionais qualificados para isso. Então, tivemos esse sentido de orientação”, destacou.
Para o estudante Everton Leandro, do 9º ano, abordar esse assunto em sala de aula é uma oportunidade para entender mais sobre questões da saúde emocional. “Na minha opinião, na escola deveria ter um espaço, uma sala com psicólogos, para a pessoa se consultar, se abrir, porque aqui infelizmente não tem. Mas para mim deveria ter”, falou.
Câmara Municipal de NatalTexto: Phablo Galvão Foto: Lorena Veríssimo
O presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, emitiu uma nota oficial para expor as providências tomadas acerca das manchas de óleo encontradas na praia de Camurupim, município de Nísia Floresta, litoral Sul do Rio Grande do Norte, no último sábado.
Para esta segunda-feira (25), estão planejadas ações, como: inspeção de dutos de plataformas; envio de amostras ao Centro de Pesquisas Leopoldo Américo Miguez de Mello (CENPES); elaboração de relatório e contato com o IDEMA para oferecer apoio em sobrevoo e limpeza das praias.
Ex-senador do RN, Prates indicou que ainda no sábado solicitou inspeção em plataformas, mas não foram observados indícios de vazamento de óleo. Além disso, ordenou sobrevoo na área e não foram identificados quaisquer vestígios do material.
Os resíduos foram encontrados em uma faixa de areia de aproximadamente 400 metros de extensão na manhã deste sábado (23). De acordo com a Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo de Nísia Floresta, a limpeza começou no início da tarde. De acordo com o Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (IDEMA), existe a possibilidade do material ser o mesmo do encontrado em 2019/2020 no litoral potiguar, no entanto, a confirmação só será possível após análise.
Equipes da Marinha do Brasil e do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais (Ibama) também estiveram no local para recolher os resíduos para análise.
Confira nota na íntegra:
SOBRE ÓLEO NAS PRAIAS
A respeito de óleo encontrado nas praias, de origem ainda não identificada, como parte do dever de diligência que nos cabe, ontem mesmo (sábado), tomar conhecimento das ocorrências, solicitei às nossas equipes da Petrobras as seguintes providências:
1. Inspeção nas Plataformas PAG-1, PAG-2, PAG-03, PBIQ-01 e Pescada.
– Não foram observados indícios de vazamento de óleo.
– Plataforma PAG-01: Sem anormalidades.
– Plataforma PAG-02: Sem anormalidades.
– Plataforma PAG-03: Sem anormalidades.
– Plataforma PBIQ-01: Sem anormalidades.
– Plataforma de Pescada: Sem anormalidades.
2. Sobrevoo da Área.
– Durante o sobrevoo, não foram identificados quaisquer vestígios de óleo.
– Será realizado outro sobrevoo no dia seguinte.
3. Coleta de Amostras do Óleo.
AÇÕES PLANEJADAS:
1. Inspeção do Duto de 26″ de Pescada.
– Prazo para conclusão: 25/09.
2. Envio de Amostra do Óleo para Análise no CENPES.
– Prazo para conclusão: 25/09.
3. Elaboração de Relatório Detalhado das Ações Tomadas pela Petrobras.
– Prazo para conclusão: 25/09.
4. Contato com o IDEMA para Oferecer Apoio em Sobrevoo e Limpeza das Praias.
– Contato agendado para a manhã desta segunda-feira.
Um homem passou mal e teve convulsões durante uma trilha no Pico do Tororó, em Currais Novos, na manhã do último domingo. O Corpo de Bombeiros Militar foi acionado para atender uma ocorrência após seus amigos acionarem o regate, que foi realizado com sucesso. De acordo com o Corpo de Bombeiros, a vítima foi atendida e passa bem.
O Pico do Tororó está localizado a aproximadamente 10 km do centro da cidade de Currais Novos e faz parte do Geoparque Seridó, que abrange uma área de 2,8 mil quilômetros quadrados em seis municípios do Seridó potiguar.