Vídeo urgente! Rebelião no presídio de Ceará Mirim: situação tensa no local

Foto: Via Certa Natal

Na noite desta quinta-feira (21), o Presídio de Ceará Mirim, na Grande Natal, foi palco de uma rebelião envolvendo os presidiários. A situação rapidamente se deteriorou, resultando em caos dentro da unidade prisional.

De acordo com informações recebidas, a rebelião mobilizou um grande contingente policial, com cerca de 10 viaturas no local, além de duas viaturas do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). Um dos detentos foi ferido na perna e precisou ser socorrido ao Hospital Santa Catarina.

A tensão ainda prevalece nas imediações do presídio, com viaturas da Polícia Militar mantendo uma presença reforçada na região. A situação exige uma resposta ágil e coordenada das autoridades para conter a rebelião e garantir a segurança tanto dos detentos quanto dos agentes envolvidos. A população é aconselhada a evitar a área e permanecer atenta às instruções das autoridades.

Veja o vídeo! Imagens: Via Certa Natal.

 

Ação conscientiza sobre respeito às vagas de estacionamento para pessoas com deficiência em Mossoró

Foto: cedida

Com apoio da Prefeitura de Mossoró, a Associação dos Deficientes Físicos de Mossoró (Adefim) e o Fórum de Mulheres com Deficiência de Mossoró realizaram na tarde desta quarta-feira (20), na rua Coronel Gurgel, bairro Centro, a ação “A vaga não é sua nem por um minuto”. A campanha visa conscientizar a população na perspectiva de não estacionar em espaços destinados às Pessoas com Deficiência.

A ação de cunho educativo faz parte da campanha “Setembro Verde”, mês alusivo à luta por Inclusão das Pessoas com Deficiência. Em frente à Praça do Pax, os integrantes da mobilização chamavam a atenção dos condutores com cartazes intitulados com o tema da campanha. 

Foto: cedida

Claudia Medeiros, presidente do Fórum de Mulheres com Deficiência de Mossoró e Região, destaca a importância da iniciativa. “Hoje, mais uma vez, em conjunto com a Adefim, mobilizamos a população no sentido de conscientizar os condutores quanto às vagas destinadas às pessoas com deficiência. É importante essa conscientização para que as pessoas tenham atenção e não estacionem nas vagas especiais”, pontuou.

O tema central da campanha “A vaga não é sua nem por um minuto”, promove a reflexão aos condutores sobre respeito e a responsabilidade, reforçando os prejuízos causados pelo uso indevido das vagas, o que de fato, atrapalha e compromete a mobilidade das pessoas com deficiência.

“A vaga é extremamente importante para nossa mobilidade. Estamos chamando a atenção das pessoas para respeitarem os espaços. Utilizar a vaga destinada às pessoas com deficiência não é legal”, disse Camila Morais, coordenadora de Políticas para Pessoa com Deficiência do município.

Foto: cedida

Fonte: www.prefeiturademossoro.com.br

STF rejeita o Marco Temporal indígena com placar de 9 a 2

Foto: Sergio Lima/Poder 360

O STF (Supremo Tribunal Federal) rejeitou nesta quinta-feira (21), por 9 votos a 2, a tese do marco temporal, que estabelece como terra indígena só as ocupações registradas até 5 de outubro de 1988, data da promulgação da Constituição.

O julgamento, que começou em 2021, está em sua 11ª sessão e foi finalizado nesta 5ª feira com o voto de Luiz Fux, Cármen Lúcia, Gilmar Mendes e Rosa Weber, presidente da Corte. Todos votaram contra o marco temporal. Eis o resultado do julgamento:

  • 9 votos contrários ao marco temporal: Edson Fachin (relator), Alexandre de Moraes, Cristiano Zanin, Roberto Barroso, Dias Toffoli, Luiz Fux, Cármen Lúcia, Gilmar Mendes e Rosa Weber (presidente);
  • 2 a favor: Nunes Marques e André Mendonça.

A Corte finalizou nesta 5ª feira o julgamento do caso concreto em tramitação, que é o recurso protocolado pela Funai (Fundação Nacional dos Povos Indígenas) contra decisão do TRF-4 (Tribunal Regional Federal da 4ª Região), que concedeu a reintegração de posse solicitada pela Fatma (Fundação de Amparo Tecnológico ao Meio Ambiente) na área da TI (Terra Indígena) Ibirama, em Santa Catarina.

Considerando a análise do recurso, o placar ficou em 8 a 3. Os ministros Nunes Marques, Dias Toffoli e Gilmar Mendes ficaram vencidos. Toffoli e Gilmar votaram contra a tese do marco temporal, no entanto, entenderam que o caso deveria voltar à 1ª Instância para ser reanalisado de acordo com a tese estabelecida pelo STF.

O processo que motivou a discussão trata da disputa pela posse da região. O local é habitado pelas comunidades Xokleng, Kaingang e Guarani, e a posse de parte da TI é questionada pela Procuradoria do Estado.

Os ministros devem discutir na próxima 4ª feira (27.set.2023) a tese que ficará fixada sobre o tema, que tem repercussão geral. Neste caso, o entendimento da Corte deverá ser aplicado em outros casos que tramitam na Justiça sobre demarcação de terras. Será a última sessão de Rosa Weber na presidência do STF.

Os ministros devem definir ainda sobre a indenização de não indígenas que ocupam os territórios de boa-fé e a recompensação de indígenas em casos que não consigam ocupar os territórios reconhecidos.

Fonte: Poder 360

Solenidade na Câmara celebra Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência

Câmara Municipal de Natal – Foto: Elpídio Júnior

Para celebrar o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, a Câmara Municipal de Natal realizou uma sessão solene inclusiva na tarde desta quinta-feira (21). Proposta pelo vereador Tércio Tinoco (União Brasil), a iniciativa homenageou pessoas com deficiência empenhadas na luta por inclusão e contou com a participação de instituições e profissionais de destaque do setor na capital potiguar.

“A gente tem uma preocupação muito forte com as pessoas com deficiência. Essa solenidade em alusão ao Dia Nacional da Luta da Pessoa com Deficiência mostra que a Câmara Municipal fortalece a causa e mostra que aqui é a Casa de todas as pessoas, em especial as pessoas com deficiência. Ocasiões como essa são importantes para dar visibilidade ao segmento na sociedade natal e contribuir para acabar com preconceitos”, comemorou o vereador Tércio Tinoco ao fazer uso da palavra.

O presidente da Casa, vereador Eriko Jácome (MDB), falou que a sessão reafirma o compromisso do parlamento com a inclusão social. “É um momento de festa que ressalta a luta diária dos 29 vereadores natalenses pela inclusão das pessoas com deficiência em todos os setores da nossa cidade. Aproveito para parabenizar a todos que se envolveram na elaboração dessa solenidade tão bonita”.

De acordo com a coordenadora do Movimento Independente Pró-Autismo do RN, Liliane Monteiro, a homenagem mostra para a sociedade que é preciso que as pessoas com deficiência também estejam no local onde se fazem as leis, onde se pensa e elabora políticas públicas. “É uma oportunidade para que as pessoas sejam vistas, para que a sociedade respeite, para divulgar o respeito às pessoas com deficiência e principalmente para mostrar e dar visibilidade para essas pessoas”, afirmou.

Também presente na sessão, Danielle Morais, intérprete de libras da Câmara Municipal de Natal, falou sobre a importância de aproximar todos os segmentos sociais das decisões políticas. “Desde 2014 a gente trabalha na TV Câmara Natal com o propósito de promover a inclusão das pessoas surdas em todas as atividades do Legislativo, dando acesso ao trabalho dos vereadores e promovendo o protagonismo popular”.

Texto: Junior Martins

Trabalhador “bota” atestado de dois dias, mas posta foto com lagosta e bebida em hotel e acaba demitido por justa causa no RN

Foto: Divulgação

O Tribunal Regional do Trabalho da 21ª Região (TRT-RN) manteve a demissão por justa causa de um vendedor que pediu licença médica de dois dias, mas publicou fotos de lazer num hotel no celular da empresa nesse período de afastamento. As imagens, que mostram bebidas e pratos com lagosta na praia, foram publicadas no “status” do aplicativo “WhatsApp”, o que deu acesso aos colegas de trabalho. O vendedor, que trabalhava para uma empresa de água mineral, foi demitido assim que voltou de licença médica, que compreendeu uma quinta-feira e sexta-feira. 

De acordo com o ex-empregado, ele estava em João Pessoa (PB), acompanhando o pai, por ser uma cidade localizada a poucos quilômetros da sua residência. Ele afirmou ainda que as fotografias apresentadas retratam situações passadas de sua vida privada, com referência aos stories TBT. O homem falou ainda que ele não aparece em nenhuma das fotos postadas e que não há regulamento na empresa para uso de redes sociais, não configurando conduta para dispensa por justa causa.

A empresa, por sua vez, afirmou que o vendedor apresentou atestado médico para os dias 29 e 30 de setembro de 2022, mas publicou fotografia no status do ‘WhatsApp’ no celular corporativo no dia 30, com fotos no Hotel Netuanah, em João Pessoa. O hotel é distante aproximadamente 138 km da residência do vendedor, na cidade de Espírito Santo/RN, o que equivaleria a cerca de 1h50 minutos de viagem. 

A desembargadora Maria do Perpétuo Socorro Wanderley de Castro, relatora do caso no TRT-RN, destacou que o ex-empregado apresentou atestado médico e viajou para uma cidade praiana. Usou, também, o celular corporativo para postagem de fotos de bebidas e comidas consumidas geralmente em ambiente de lazer e diversão. 

“Por estar de posse do celular fornecido pela empresa, foi possível extrair a localização e a época em que as fotos foram produzidas”, ressaltou ainda a desembargadora. “Observa-se que o vendedor alega que as fotos correspondem a evento passado, ou “TBT”, continuou ela. “Ressalta-se que não há regras para utilização dessa expressão (TBT), mas normalmente em caso de fotos antigas há expressa consignação da expressão ‘TBT’ na foto; aliás, nas fotos vindas aos autos, há indicação de atualidade pela expressão ‘hoje 12:41’ ou “há 40 minutos”.

Para a desembargadora,  a utilização do celular corporativo, sem autorização, no período de atestado médico e a viagem de lazer, caracteriza uma  “conduta faltosa” e uma “falta grave ensejadora da quebra de fidúcia que deve existir entre empregado e empregador”. Assim, “a única penalidade foi aplicada (pela empresa) com imediatidade e proporcionalidade, sendo importante ressaltar que não foi a primeira falta do empregado, como declarado pela testemunha (no processo)”.

A decisão da Segunda Turma do TRT-RN foi por unanimidade e manteve o julgamento inicial da Vara do Trabalho de Goianinha.

Fonte: www.blogdofm.com.br

Agência Ratts desenvolve núcleo com Inteligência Artificial para Eleições 2024

Pioneira no mercado no uso de Inteligência Artificial na publicidade, a agência Ratts Ratis está finalizando a implantação de um núcleo de marketing político voltado para as eleições do ano que vem, em que vai utilizar recursos de Inteligência Artificial nas campanhas. Muito mais do que ser uma nova onda, o uso da Inteligência Artificial, quando feito de forma correta e bem encaixada na estratégia, otimiza os resultados e melhora a performance do trabalho de marketing e de propaganda. Segundo o publicitário Pedro Ratts, diretor da agência, “já temos dois projetos de pré-candidatos em andamento, já com o uso de IA, e os primeiros resultados, principalmente em análise de dados e redirecionamento de decisões estratégicas é excelente, vai fazer a diferença na busca do voto”. Se você é pré-candidato e quer uma agência que já trabalha com a inteligência artificial e que viabiliza grandes e criativas ideias, entre em contato pelo perfil @rattscom e agende uma visita, ou manda um zap para 99981-1112.