Parque Industrial em São Gonçalo do Amarante gera expectativa de mais de 4 mil empregos com 52 empresas interessadas no projeto

Prefeito de São Gonçalo – Eraldo Paiva

A iniciativa do Parque Industrial Logístico Aero-rodoviário (PILAR) em São Gonçalo do Amarante está pronto para se tornar um motor de desenvolvimento econômico na região. Com a expectativa de gerar mais de 4 mil empregos diretos e o interesse de 52 empresas em aderir ao projeto, o PILAR está posicionado para ser uma fonte significativa de crescimento econômico e oportunidades de emprego.

A lei complementar n° 108/ 2023, que estabelece a criação do PILAR, foi sancionada pelo prefeito Eraldo Paiva em agosto, marcando um marco importante na iniciativa de atrair investimentos para São Gonçalo do Amarante.

O PILAR desempenhará um papel fundamental na atração de empreendimentos como o Hub dos Correios, o primeiro centro de distribuição internacional do nordeste, que será construído em São Gonçalo do Amarante. Essa parceria estratégica potencializará ainda mais a capacidade logística da região.

Para o prefeito Eraldo Paiva, o PILAR é uma promessa de crescimento econômico e geração de empregos: “Este projeto representa um passo significativo para a atração de investimentos e a geração de empregos em nossa cidade, potencializando a vocação natural e logística da região. Estamos conscientes da competição com outros destinos de investimento e a criação do PILAR nos coloca em uma posição atrativa e competitiva para empresas nacionais e internacionais”, disse o prefeito.

A localização estratégica de São Gonçalo do Amarante, na confluência de importantes eixos rodoviários, como as BRs 101, 406, 304 e 226, aliada à proximidade do aeroporto internacional e do porto de Natal, confere à região uma vantagem logística inegável.

O projeto do PILAR foi cuidadosamente elaborado em conformidade com as normas vigentes e as melhores práticas de implementação de parques industriais, priorizando a facilidade de acesso, a dinâmica de produção, distribuição e escoamento de mercadorias.

Com uma área total de 507.493 metros quadrados, o PILAR compreenderá 12 quadras e 76 lotes, totalizando 230.509,54m² para construção de galpões comerciais. Além disso, o projeto contempla um estacionamento para veículos de carga com 21.570 metros quadrados. A construção contempla guarita, área cercada, com vias asfaltadas, estrutura de coleta de esgoto e abastecimento de água, drenagem pluvial e estação de tratamento de esgoto. Essa infraestrutura robusta visa oferecer condições ideais para empresas se estabelecerem e prosperarem na região.

Municípios recebem apoios das bancadas federal e estadual

O presidente da Assembleia Legislativa do RN, deputado estadual Ezequiel Ferreira de Souza (PSDB), prestou solidariedade aos prefeitos norte-riograndenses durante reunião realizada na manhã desta segunda-feira (18), com objetivo de solicitar apoio dos parlamentares ao aumento do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). O encontro reuniu mais de 70 prefeitos, além de deputados estaduais, federais, senador, prefeitos e presidentes de associações que representam os gestores municipais.

“Os prefeitos do Rio Grande do Norte têm, desta Casa Legislativa, apoio absolutamente irrestrito. Sabemos das dificuldades dos municípios e estamos aqui para dar as mãos e fazer um apelo à bancada federal para que todos possam se somar nessa luta, que é a luta municipalista e, não tenho dúvidas, que a bancada federal está aqui para hipotecar essa solidariedade e apoio. Todos nós sabemos que a vida acontece nos municípios”, afirmou.

Na oportunidade, Ezequiel Ferreira anunciou que as emendas dos deputados estaduais destinadas aos municípios e que estavam atrasadas, estão sendo liberadas desde sexta-feira passada. “Diante de uma negociação feita, começaram a ser liberadas. Temos o compromisso de fazer essas emendas chegarem aos municípios até o final deste mês, valores na ordem de R$ 1 milhão de cada deputado. Esse foi o compromisso assumido e o restante será pago até o final do ano”, destacou.

A reunião, organizada pela Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte (Femurn), tendo à frente o presidente da entidade, prefeito Luciano Santos e contou com as presenças do senador Rogério Marinho (PL) e dos deputados federais Sargento Gonçalves (PL), Benes Leocádio (União), Robinson Faria (PL) e Paulinho Freire (União).

Também estiveram presentes os deputados estaduais Cristiane Dantas (SDD), Luiz Eduardo (SDD), Ubaldo Fernandes (PSDB), Isolda Dantas (PT), Francisco do PT, Tomba Farias (PSDB), Dr. Bernardo (PSDB), Dr. Kerginaldo (PSDB), Taveira Júnior (União), Kleber Rodrigues (PSDB), Terezinha Maia (PL) e George Soares (PV).

O encontro ainda teve a participação de mais de 70 prefeitos e presidentes de associações que representam os gestores municipais.

NA RETA FINAL PARA O EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO, SE LIGA ENEM SEGUE A TODO VAPOR EM PARNAMIRIM

Faltando pouco mais de dois meses para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) os estudantes estão buscando ainda mais conhecimento nas diversas disciplinas nas quais serão avaliados.

Em Parnamirim, cerca de 200 alunos da cidade estão tendo a oportunidade de se preparar de forma totalmente gratuita para o ENEM por meio de aulões ministrados por professores renomados em todo Rio Grande do Norte. As aulas fazem parte do projeto “Se liga no Enem”, idealizado e coordenado pelo vereador e professor, Ítalo Siqueira.

De acordo com Professor Ítalo, os aulões acontecem aos sábados no auditório do Centro Admnistrativo da Prefeitura de Parnamirim, no bairro da Cohabinal. Com um time de professores de alto nível o curso conta com nomes como: Fininho, Alexandre Amaral, Hilton, Robson Corrêa, Fininho, Diego Meneses, Dinarte, Rodrigo Samir, Angélica Lima, Gabriel Graciano, Anthony, Cuscuz, Leonardo, entre outros grandes docentes.

Ao longo de sete anos cerca de três mil alunos já passaram pelo Se Liga Enem. O grande objetivo é fazer com que os estudantes tenham mais chances de obter uma nota expressiva no exame e assim, consigam ter acesso a um curso de graduação em uma universidade de qualidade. “Esse é um projeto do meu coração, faço questão de oferecer aos nossos alunos o melhor; seja em relação ao material didático de suporte, lanche, estrutura em sala de aula e tudo isso sem nenhum custo para eles. Nossa equipe tem trabalhado com afinco para que nossos alunos sejam vitoriosos.”, disse Ítalo.

61ª Festa do Boi é oficialmente lançada em Parnamirim

Assessoria de Comunicação de Parnamirim – ASCOM (Joel Câmara) – Foto: Ney Douglas

O Parque Aristófanes Fernandes, em Parnamirim, foi palco do evento de lançamento da 61ª edição da Festa do Boi. O prefeito Rosano Taveira, a governadora Fátima Bezerra, o deputado Taveira Júnior e diversas autoridades acompanharam a apresentação da maior exposição agropecuária do estado, uma das 5 maiores do Brasil. 

A feira potiguar foi recentemente aprovada na Assembleia Legislativa, para se tornar Patrimônio Imaterial, Histórico, Cultural e Turístico do estado. A proposta foi do deputado estadual Taveira Júnior e aguarda a sanção do Governo do RN. A edição 2023 da Festa do Boi será realizada de 7 a 14 de outubro na cidade de Parnamirim, por isso a Prefeitura tem um papel importante em diversas áreas como limpeza e mobilidade urbana.

Assessoria de Comunicação de Parnamirim – ASCOM (Joel Câmara)
Foto: Ney Douglas

Defesa Civil interdita última residência no Conjunto Pirangi após desabamento

Desabamento em Neópolis. Foto: José Aldenir/Agora RN

Os vestígios do deslizamento de terra ainda podem ser vistos entre os escombros da Rua Marcassita e Ouro Preto, no Conjunto Pirangi, quase um mês após o ocorrido. O desastre, que resultou na destruição de todo relevo inclinado, causou a interdição de uma nova casa nesta sexta-feira 15. Agora, são 10 residências impedidas de ter moradores.

Na manhã desta sexta 15, a equipe do AGORA RN esteve no local do incidente e conversou com Jaílton de Souza, um dos moradores afetados. Ele relatou que havia aguardado por três dias uma vistoria em sua residência por parte da Defesa Civil municipal.

Jaílton, cuja casa no primeiro andar foi atingida, lamentou que seu inquilino, que ocupava a moradia no andar de baixo, tenha recebido assistência financeira da Prefeitura, enquanto ele, que vivia no andar superior, ainda não recebeu nenhum tipo de auxílio. “Algumas pessoas receberam aluguel. Eu morava em cima e tinha uma renda de R$ 600 embaixo. Aí o morador de baixo teve direito e está recebendo, e eu, que estou em cima não tenho?”, questionou.

Morador Jailton disse que não estava recebendo auxílio para aluguel. Foto: José Aldenir/Agora RN
Morador Jailton disse que não estava recebendo auxílio para aluguel. Foto: José Aldenir/Agora RN

O morador, que está atualmente desempregado, disse que estava “esgotado” da situação, já que a Defesa Civil havia prometido comparecer nos dias anteriores, mas não apareceu. Ele conta que está morando na casa de familiares, próximo à Macaíba, e que os custos do percurso estão insustentáveis.

A Defesa Civil compareceu ao local no final da manhã e vistoriou a casa de Jaílson. O órgão justificou o atraso devido a outros incidentes próximos à região.

A Diretora do Departamento de Defesa Civil e Ações Preventivas, Fernanda Jucá, responsável pela vistoria, disse que na ocasião do desabamento o morador não estava presente e por isso não teve sua casa totalmente interditada.

Diretora do Departamento de Defesa Civil e Ações Preventivas, Fernanda Jucá. Foto: José Aldenir/Agora RN
Diretora do Departamento de Defesa Civil e Ações Preventivas, Fernanda Jucá. Foto: José Aldenir/Agora RN

“O rapaz, que morava em cima, não tinha feito a vistoria porque ele não estava morando na época. Então, ela [a casa] não tinha sido vistoriada e foi considerada como se fosse uma coisa só. Mas o proprietário informou que é dividido, tanto que a gente viu a escada que dá acesso ao primeiro andar. Então, só agora que ele contactou e a gente conseguiu fazer a vistoria”, disse Jucá.

Ao final da vistoria, a responsável pelo caso avaliou que, de fato, o imóvel deveria estar totalmente interditado. Segundo ela, a construção era conjugada e agora tem um laudo em definitivo que pode dar direito do proprietário buscar benefícios em relação à moradia.

Defesa Civil municipal esteve nesta sexta-feira no local e interditou residência após desabamento. Foto: José Aldenir/Agora RN
Defesa Civil municipal esteve nesta sexta-feira no local e interditou residência após desabamento. Foto: José Aldenir/Agora RN

“Foi realmente interditada a parte de cima, consequentemente por causa da de baixo. Não tínhamos o laudo diferenciando e agora temos. Ele vai ao atendimento da Semtas para ver a questão do direito ao aluguel social, com todos os direitos e benefícios que outras pessoas também tiveram. Aí o julgamento de se ele vai ter direito ou não, com enquadramento na lei, é com a Semtas”, disse.

Fonte: www.agorarn.com.br

URGENTE! Acidente envolvendo ônibus e carreta deixa oito vítimas, na BR 304 em Macaíba

Acidente na Reta Tabajara deixou oito feridos / Foto: reprodução

Uma carreta que transportava uma pá eólica colidiu com um ônibus intermunicipal na manhã desta segunda-feira 18, na BR-304/RN, no município de Macaíba. O impacto deixou o motorista do ônibus preso nas ferragens, e pelo menos outras sete pessoas ficaram feridas. O trânsito na área está congestionado.

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) já se encontra no local para tomar as providências necessárias, enquanto equipes do Corpo de Bombeiros e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) estão a caminho.

Fonte: www.agorarn.com.br

Padre Fábio de Melo é anunciado como atração da festa dos Mártires de Cunhaú e Uruaçu; veja programação

Foto: divulgação

O padre Fábio de Melo foi confirmado pela Arquidiocese de Natal como uma das atrações da festa dos mártires de Cunhaú e Uruaçu. O show dele vai acontecer em 3 de outubro, feriado estadual em homenagem aos mártires, às 16h, no Santuário dos Mártires, em Uruaçu.

Além da confirmação do show, a Arquidiocese de Natal também divulgou a programação da festa dos Santos Mártires, que começa no dia 24 de setembro e segue até o dia 3 na comunidade de Uruaçu, em São Gonçalo do Amarante, onde fica o Santuário dos Mártires.

A abertura é no domingo (24), com com quatro missas: às 5h, às 9h, às 10h30 e às 19h. Nos demais dias, a programação será: 5h a celebração de missa; às 12h, recitação do terço de São Mateus Moreira; das 15h às 17h, acampamento cultural e, às 19h, missa.

3 de outubro

No dia 3 de outubro, dia do feriado, a programação começa às 5h, com a celebração eucarística presidida pelo Padre Alexsandro de Lima Freitas. Às 6h, terá início a 3ª meia maratona e caminhada dos Santos Mártires, saindo do Santuário, em Uruaçu.

Também pela manhã serão realizadas duas caminhadas, sendo uma saindo da Igreja Matriz de Macaíba. e outra da Igreja Matriz de São Gonçalo do Amarante – ambas com destino ao Santuário dos Mártires.

Nesse dia 3 de outubro também ocorrem missas às 7h, às 9h e às 10h no Santuário. Às 14h30, haverá a recitação do Terço da Misericórdia, conduzida pelo Padre Alexsandro Freitas e missionários.

O show do Padre Fábio de Melo acontece às 16h, e, às 18h, haverá uma missa solene, presidida pelo administrador apostólico da Arquidiocese de Natal, Dom Jaime Vieira Rocha.

Mártires de Cunhaú e Uruaçu

Os Santos Mártires André de Soveral, Ambrósio Francisco Ferro, Mateus Moreira e companheiros foram beatificados pelo Papa João Paulo II, em 5 de março de 2000, e canonizados pelo Papa Francisco, em 15 de outubro de 2017, na Praça de São Pedro, no Vaticano.

No calendário litúrgico da Igreja Católica, a festa dos Santos Mártires de Cunhaú e Uruaçu é celebrada em 3 de outubro.