O pré-candidato a prefeito de Parnamirim, Salatiel de Souza, vem reforçando suas orações para o Congresso Nacional e claro, torcendo pela aprovação da PEC da Anistia que irá lhe beneficiar diretamente, no registro de candidatura em 2024.
Pois hoje segundo os especialistas em direito eleitoral, Salatiel estaria inelegível até 2025, pois ainda tem cerca de 2 anos a cumprir de inelegibilidade eleitoral. No entendimento seriam os 8 anos a partir do trânsito em julgado do seu processo na operação impacto.
Para o apresentador que já consultou diversos juristas, essa matéria renderia uma bela discussão jurídica com um viés político em plena campanha eleitoral, e essa situação Salatiel não gostaria de enfrentar nesse momento no pleito. Com essa minirreforma sendo aprovada pela câmara e pelo senado, com a sanção do presidente da república até dia 5 de outubro de 2023, esse problema estaria completamente resolvido, pelo menos no campo jurídico, restando apenas a fase política que será uma outra história, pois só as pesquisas não serão suficientes para colocá-lo na cadeira de prefeito em 2024. Por isso, Salatiel está com um olho no peixe do rio pequeno e o outro no gatão do Artur Lira, como chamava o saudoso deputado federal Paulo Wagner, ao tratar o presidente da câmara.
A Câmara Municipal de Parnamirim promoveu, nesta terça-feira (13), a 85ª Sessão Ordinária, realizada no Plenário Dr. Mário Medeiros. Na ocasião, parlamentares aprovaram diversas proposições legislativas, visando o benefício da população.
Dentre os projetos de lei, aprovados em segunda votação, destaca-se o PL nº 164/2023, de autoria do vereador Gabriel César (PL), que institui a Semana Municipal de Conscientização da preservação dos mares, rios, afluentes e nascentes no âmbito do município.
Outros projetos aprovados, também em segunda votação, foram:
PL nº 225/2022 – reconhece o evento “Semana da Arte Evangélica” como bem imaterial e cultural do município de Parnamirim. Autoria: vereador Gabriel César;
PL nº 151/2023 – institui o “Dia Municipal do Contador” no Calendário Oficial do Município de Parnamirim. Autoria: vereador Gabriel César;
PL nº 153/2023 – dispõe sobre a alteração do §2º do artigo 2º da Lei Ordinária nº 2.374/2023. Autoria: vereador Gustavo Negócio (Republicanos);
PL nº 155/2023 – institui no Calendário Oficial de Eventos do Município de Parnamirim o Dia Municipal da Família. Autoria: vereador Vavá Azevedo (PP).
Além disso, foram aprovados dois requerimentos legislativos, uma emenda, dois projetos de lei complementares, duas redações finais, e uma moção de congratulação.
Um flagrante de assalto à uma loja na avenida Boa Sorte, Zona Norte de Natal, foi registrado por câmeras de segurança nesta quarta-feira (13). Durante a ação criminosa, após se passar por cliente, o bandido anuncia o assalto subtraindo celular, dinheiro e outros pertences das vítimas. Tudo se passou rapidamente, e o criminoso parecia não se intimidar com as câmeras do circuito interno do estabelecimento.
O Blog do GM informa que se você souber de qualquer informação sobre este indivíduo, ligue imediatamente 190 ou 181.
Os ensaios para o Auto da Liberdade 2023 seguem em ritmo acelerado. O espetáculo, que resgata a memória dos quatro atos libertários de Mossoró, será apresentado nos dias 27, 28 e 29 de setembro, na Estação das Artes Elizeu Ventania, reunindo cerca de 100 pessoas em cena.
A preparação para o espetáculo vem acontecendo na Escola de Artes, todos os dias, sempre a partir das 19h. O ator Igor Calado participa do Auto pelo segundo ano consecutivo e está ansioso pela estreia desta edição.
“Está sendo muito instigante e a expectativa é a melhor possível. Com a brilhante direção de Roberta Schumara e Leonardo Wagner, o elenco está dando tudo de si. A gente quer dar sempre o melhor para Mossoró”, pontuou o artista.
Igor Calado
Douglas Rafaell participa do espetáculo desde 2011, mas para ele a emoção é sempre renovada. “É sempre um prazer estar com essa galera, que se joga nos palcos. Participar dessa história, que aconteceu aqui nessas mesmas ruas, é como fogo. A cada ano tem essa pulsação para contar essa história, que de fato é nossa”, afirmou.
Douglas Rafaell
O Auto da Liberdade 2023 tem como diretor-geral Leonardo Wagner. Serão cerca de 100 pessoas em cena — sendo 30 profissionais (entre atores e bailarinos) e mais 70 pessoas da comunidade. No total, são mais de 140 pessoas envolvidas nesse processo, considerando figurinistas, aderecistas, cenógrafos, ferreiros, marceneiros, produtores, produção musical, coreografia, assistência de direção e maquiagem.
“É a segunda vez que fui presenteado para estar à frente desse projeto, com vários amigos. Começamos os ensaios no dia 30 de agosto e já estamos bem avançados, graças a Deus. O carro-chefe é a contação de história. Serão quatro mulheres negras, quatro atrizes da cidade que vão narrar essa história”, relatou Leonardo, acrescentando:
“Estamos tendo como mote, como norte de caminho, as estações do ano. Cada estação referente a um ato do espetáculo. E nós temos também um radialista que vem fazendo um grande diferencial e arrancará muitas risadas e também um pouco de saudade dos nossos radialistas de antigamente”, adiantou o diretor.
SOBRE O ESPETÁCULO
O Auto da Liberdade resgata atos históricos de Mossoró: o Motim das Mulheres, Libertação dos Escravos, Resistência ao bando de Lampião e o 1.° Voto Feminino.
Motim das Mulheres – Em 4 de setembro de 1875, cerca de 300 mulheres saíram pelas ruas de Mossoró em protesto contra a obrigatoriedade do Alistamento Militar. À época, protestavam sobre a convocação de seus esposos e filhos para o Exército ou Marinha, as mulheres ocuparam unidades públicas e delegacias, munidas de utensílios domésticos para chamar atenção das autoridades.
Libertação dos Escravos – Mossoró foi pioneira na abolição dos escravos. O município fez jus à liberdade aos escravos da cidade em 30 de setembro de 1883, cinco anos antes da Lei Áurea. À data, todos os homens que moravam na cidade estavam livres.
Foto: Arquivo | Wilson Moreno (Secom/PMM)
Resistência ao bando de Lampião – Em 1927, a cidade de Mossoró sofreu um grande ataque promovido pelo bando de Lampião. Os cangaceiros queriam extorquir relevante quantia em espécie do banco e comércio local. Com bravura e resistência, os mossoroenses montaram trincheiras comandada pelo prefeito Rodolfo Fernandes. Mossoró conseguiu vencer a batalha e expulsar o bando de Lampião.
Primeiro Voto Feminino – Mossoró também se torna pioneira no voto feminino. Em 1928, a professora Celina Guimarães Viana se consolida como a primeira eleitora a participar do sistema democrático do País, se tornando protagonista do processo político brasileiro.
Por: Maricelio Almeida Fotos: João Batista (Secom/PMM)
O Departamento Estadual de Trânsito do RN (Detran) realiza na sexta-feira (17), a partir das 10h, o leilão online de veículos, pelo site www.lancecertoleiloes.com.br. Nesta etapa, serão leiloados 107 lotes de veículos.
As visitas aos itens estão liberadas nestas quarta-feira (13) e quinta-feira (14), no horário das 8h às 16h, no Pátio credenciado ao Detran, localizado na Avenida Ruy Pereira Dos Santos, Nº 2565, Bairro Olho D’agua, em São Gonçalo do Amarante/RN.
De acordo com informações detalhadas pela Comissão de Leilão do Detran, dos 107 lotes, são 48 lotes de veículos que podem continuar em circulação com 3 itens de carros e 45 itens de motos e 59 lotes de sucatas, com 38 itens de carros e 76 itens de motos.
Os itens destinados à sucata podem ser arrematados somente por empresas de desmontagem devidamente credenciadas ao Detran, conforme a lei. Para participar do leilão é necessário que os arrematantes estejam cadastrados no site da Lance Certo Leilões e cumpram todas as exigências de cadastro com 72 horas antes da abertura do leilão.
As imagens dos carros, motocicletas e sucatas estão disponíveis no site da Lance Certo Leilões, onde é possível conferir marca, modelo e ano de fabricação dos veículos, bem como o valor inicial do lance de cada item. Não é permitido, manusear, retirar nem fazer registro de fotos ou vídeos das peças.
O edital pode ser consultado no site www.lancecertoleiloes.com.br. Para mais informações sobre o leilão, são disponibilizados os telefones (84) 99865-2897; (84) 3223-4146 e o e-mail comissaodeleilao@detran.rn.gov.br.
Procedimento para ir à Leilão
Os veículos e ciclomotores apreendidos, abandonados e não reclamados por seus proprietários dentro do prazo de 60 dias que estão nos depósitos (pátios) credenciados junto ao DETRAN/RN podem ser disponibilizados para ir à leilão.
Antes de colocar um veículo a leilão, o Detran notifica o proprietário, por meio de edital, para que ele quite a dívida e retire do Pátio. O proprietário deve ficar atento ao prazo final dos 60 dias para regularização dos débitos e da retirada do veículo do Pátio. Caso esse pagamento não ocorra, o veículo fica disponível para ser leiloado.
Foto: ASCOM (Assessoria de Comunicação de Parnamirim)
A Prefeitura de Parnamirim, através da Secretaria Municipal de Finanças (Seplaf) realiza nesta terça-feira (19), uma audiência pública para exposição a Lei Orçamentária Anual (LOA) do município, referente ao ano de 2024. A audiência será realizada às 9h, no auditório do Centro Administrativo, situado à Rua Castor Vieira Régis, N.º50, na Cohabinal.
Na ocasião, serão apresentados os resultados da consulta pública, feita através do site da prefeitura, que colheu sugestões da população e avaliação das propostas apresentadas referentes às áreas administrativas do município.
De acordo com o secretário de finanças do município (SEPLAF), Giovane Júnior, o evento é peça fundamental de participação popular e espera receber as mais diversas representações do município, com a intenção de ser cada vez mais plural, abrindo espaço para a sociedade como um todo, em seus diferentes segmentos.
Assessoria de Comunicação de Parnamirim – ASCOM (Saulo Tarso) Foto: ASCOM
A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) e a Zurich Airport Internacional assinaram na última terça-feira, o novo contrato da concessão do Aeroporto Internacional Governador Aluízio Alves, em São Gonçalo do Amarante (ASGA), Região Metropolitana de Natal. O aeroporto foi arrematado em leilão no dia 19 de maio por R$ 320 milhões. O novo contrato de concessão terá duração de 30 anos.
Após a assinatura do contrato, as partes envolvidas farão o acerto de contas com vistas ao pagamento da indenização à Inframérica, antiga concessionária, pelos investimentos realizados. O Governo Federal quitará a diferença entre o valor ofertado pelo proponente e a indenização a ser paga. Na sequência, a concessionária vencedora do leilão realizará o pagamento da contribuição inicial à concessionária que deixará a concessão. Após esse processo, será dada eficácia ao contrato e terá início a transição operacional no aeroporto.
Situado no município de São Gonçalo do Amarante, tem capacidade para receber seis milhões de passageiros por ano. Trata-se da primeira relicitação de um ativo de infraestrutura concedido no país.
Processo inédito
Em 7 de fevereiro de 2023, a Diretoria da ANAC aprovou, em caráter inédito, o edital de relicitação do ASGA. O instituto da relicitação foi viabilizado pela Lei nº 13.448, de 5 de junho de 2017, e pelo Decreto nº 9.957, de 6 de agosto de 2019.
A adesão ao processo de relicitação é um ato voluntário e consiste na devolução amigável do ativo, seguida pela realização de novo leilão e a assinatura de contrato de concessão com a nova concessionária vencedora do certame. Trata-se de um mecanismo que traz segurança jurídica aos contratos e permite a continuidade da prestação dos serviços.