Desfile cívico-cultural de SGA celebra cultura local e é considerado o maior desfile da história do município

Desfile Cívico – São Gonçalo do Amarante

No coração do município de São Gonçalo do Amarante, o Desfile Cívico de 2023 transcendeu fronteiras geográficas e se tornou uma celebração única da cultura brasileira e são-gonçalense na última quarta-feira (06). Promovido pela Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal de Educação, o evento foi um verdadeiro testemunho da riqueza cultural que define a cidade.

Sob o tema “Nossa Terra São-Gonçalense: Um Caminho de Luta e Emancipação”, o desfile reuniu 23 escolas, encantando espectadores com uma profusão de elementos culturais que abraçam o município, o estado e a nação.

Durante o desfile, as ruas do centro de São Gonçalo do Amarante foram palco para a homenagem a grupos folclóricos históricos, tesouros culturais que ecoam o passado e a identidade do município e do Rio Grande do Norte. Entre as homenagens emocionantes, destacaram-se o Boi Calemba, o Pastoril, os Congos de Combate, o Massacre de Uruaçu e elementos da história de emancipação. Paulo Freire, patrono da educação e o padre Thiago Theisen, ilustre patrono da educação infantil do Rio Grande do Norte, também foram reverenciados, ressaltando o valor da educação na região.

O prefeito Eraldo Paiva expressou o significado profundo deste evento cultural: “O Desfile Cívico de 2023 é um tributo à nossa rica herança cultural. Somos um povo unido por tradições profundas, e este desfile é uma celebração de nossa história e identidade como são-gonçalenses e brasileiros.”

Tereza Ramos Rodrigues, moradora do Centro e aos 82 anos de idade, compartilhou sua emoção: “Este foi o maior desfile que eu já presenciei em SGA. Fiquei emocionada com a homenagem aos nossos tesouros culturais e à nossa história, foi muito bonito, grande e cheio de gente”, disse a moradora.

A cerimônia contou com a participação de autoridades municipais como vereadores e secretários do município.

Prefeitura de São Gonçalo do Amarante

Lula assiste ao desfile do 7 de Setembro ao lado de Janja e ministros

Foto: Igo Estrela/Metrópoles

O primeiro desfile da Independência do terceiro mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) começou pontualmente às 9h. Acompanhado da primeira-dama, Janja Lula da Silva, o petista andou em carro aberto. A programação oficial deve durar cerca de 2h e não há previsão de discurso do mandatário.

Lula assiste ao desfile na tribuna de honra, ao lado do governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (PMDB); do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco; e da presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Rosa Weber.

Estão presentes no evento os ministros Alexandre Padilha (Relações Institucionais), Paulo Pimenta (Secretaria de Comunicação Social), Simone Tebet (Planejamento e Orçamento), Sonia Guajajara (Povos Indígenas), Jorge Messias (Advocacia-Geral da União), Juscelino Filho (Comunicações), José Múcio (Defesa), Wellington Dias (Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome), Paulo Teixeira (Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar) e Márcio França (Micro e Pequenas Empresas).

Vândalos picham paredes do Forte dos Reis Magos

Foto: reprodução

Os visitantes do Forte dos Reis Magos, um dos principais pontos turísticos de Natal, se depararam com uma ornamentação diferente, neste feriado de 7 de Setembro. Através de uma ação criminosa, vândalos realizaram pichações nas paredes,  externando opiniões contrárias ao PL 2903/2023, que trata do marco temporal: “Não ao PL 2903. Aqui é terra indígena”.

Após 3 anos fechado para reformas, o Forte dos Reis Magos foi reaberto em dezembro de 2021.

O que é o Marco Temporal?

É uma tese que afirma que os povos indígenas só teriam direito à demarcação das terras se estivessem em sua posse no dia 5 de outubro de 1988, data da promulgação da Constituição.

Por Blog do GM

Vereador Preto Aquino protocola projeto de lei para tornar obrigatório o uso de câmeras por agentes da STTU

Foto: Reprodução

O Vereador Preto Aquino protocolou na última quarta-feira, um Projeto de Lei (veja aqui) que torna obrigatória a utilização de câmera portátil de captação de imagem e som, acoplada ao uniforme, por agentes de trânsito e demais agentes que atuem com poder de polícia de fiscalização, no âmbito municipal. A proposta visa estabelecer maior transparência na atividade de fiscalização e segurança tanto para a administração quanto para o administrado.

A iniciativa, segundo o vereador, é promover também a modernização dos meios de fiscalização, e trazer mais segurança para o procedimento, o que irá beneficiar tanto o cidadão quanto o agente público.

De acordo com a lei, que entraria em vigor a partir da publicação, mas tem sua eficácia condicionada à aquisição do equipamento necessário por parte da administração pública, os arquivos de som e imagem devem ser armazenados pelo prazo de 5 anos a contar do fato, com o intuito de facilitar o acesso à informação e respeitar o prazo prescricional de eventual demanda judicial que exija a exibição do arquivo.

Após um mês, morte de potiguar no Paraná ainda não foi elucidada

A atuação da Polícia Civil do Paraná no caso do potiguar Kauet Henrique Nascimento, morto na cidade de Foz do Iguaçu, chegou a um mês na última quarta-feira, com investigação em andamento na busca pelos suspeitos de participarem no crime. O delegado Rodrigo Silva de Souza, responsável pelo caso, adiantou que o “líder” do grupo criminoso foi identificado e que outros envolvidos estão sendo investigados. Até o momento, nenhuma pessoa foi presa pela morte do jovem de 20 anos, que saiu de Natal com destino final ao Paraguai, onde compraria celulares para revenda no Rio Grande do Norte.
“Nós já identificamos pelo menos um, que seria o gestor de toda a empreitada criminosa, seria o líder desse grupo criminoso que estamos investigando. Agora as investigações vão prosseguir para tentar localizá-lo. É uma investigação complexa porque o fato ocorreu num cidade, Foz do Iguaçu, a vítima é de Natal e os outros envolvidos, ao que parece, não tem nenhuma vinculação nem com a cidade da vítima nem com a cidade onde ocorreu a morte”, detalhou o delegado.
Ele também disse que os laudos periciais sobre a morte do jovem foram recebidos pela delegacia nesta semana, confirmando que a causa da morte foi asfixia por estrangulamento. Com o “líder” do grupo criminoso identificado, o delegando afirmou que os próximos passos são cruzar informações para tentar identificar outros suspeitos e também localizá-los.
O caso
O inicial desaparecimento de Kauet Henrique foi notificado à Polícia Civil do Paraná no dia 6 de agosto, um domingo. O jovem foi visto com vida pela última vez dois dias antes, conforme mostram imagens de câmera de segurança, quando ele se deslocava com uma mochila nas costas e arrastando uma bagagem de mão em direção ao imóvel onde foi achado morto.
As investigações da Polícia seguiram outro rumo no dia 7 de agosto, quando o corpo da vítima foi encontrado. Na primeira coletiva de imprensa, o delegado Rodrigo Silva de Souza afirmou que o caso é tratado como extorsão qualificada pelo resultado morte. Kauet Henrique foi coagido a fazer transações financeiras no montante de R$ 85 mil antes de ser morto.
A vítima já havia feito a rota para o Paraguai, onde cruzava a fronteira por Foz do Iguaçu, outras vezes. No país vizinho, ele comprava produtos para revenda no Rio Grande do Norte.
Fonte: www.tribunadonorte.com.br